A PKO do Brasil, empresa beneficiadora de vidros de Mogi das Cruzes, completou recentemente 19 anos. Nesse período mostrou que “reinvenção” é a palavra que descreve sua trajetória. A empresa passou de uma pequena distribuidora de vidros importados para uma referência no País no beneficiamento de vidros especiais e tecnológicos. Aumentou sua estrutura, aprimorou processos internos, inseriu novas linhas de produtos e criou soluções para agilizar o atendimento dos clientes.
“A PKO foi ganhando experiência de mercado ao longo dos anos e acabou se tornando uma empresa versátil e competitiva. Tem um portfólio de clientes em diversos segmentos: atende desde a construção civil até outros nichos de mercado, como indústrias de esquadrias, setores de aquecimento solar, de elevador e vidraçarias, todas no ramo da construção civil. O portfólio de produtos também mudou para melhor atender esses públicos. A empresa faz o beneficiamento de vidros para coberturas de shoppings, piscinas, fechamento de sacada, luminária, aquário, mascara de solda, entre muitas outras áreas. Essa capacidade de se reinventar, tem ajudado a PKO manter um nível bom de crescimento”, detalha o gerente Comercial da PKO, Alexandre Toledo.
E as metas continuam ousadas. Para os próximos 10 anos, a PKO vislumbra a expansão fabril para outras regiões, a criação de um Centro de Distribuição e a ampliação do uso de tecnologia para a produção. Isso aliado à meta de deixar a empresa mais responsável PKO socioambientalmente mais responsável, com contribuição direta a com a comunidade.
Desafios
A capacidade de se reinventar fez com que a PKO não recuasse, mesmo com a instabilidade da economia nacional. Mesmo com o país em crise, buscou novos desafios, se lançando em novos mercados, implantando técnicas diferenciadas de beneficiamento e fabricação de dos produtos, criando núcleos estratégicos e até revendo processos internos para diminuir desperdícios e aumentar a produtividade.
“A PKO sempre buscou ler o mercado antes de dar um passo à frente. Não deixamos de ser distribuidora, mas fazemos em menor quantidade porque temos outros produtos disponíveis. Como o vidro laminado que nos rendeu vários prêmios de excelência e ainda é nosso foco de trabalho porque nos deixou mais competitivos quando entramos no mercado de construção civil. Tivemos a inteligência de mercado em criar o “Núcleo de Obra”, que mais tarde tornou-se um departamento estratégico para o aumento do marketing share da empresa. Hoje, estamos consolidados na área e passamos atender, em todo território nacional, obras de todos os portes. O nosso mais novo desafio é ingressar na área hospitalar, com as nossas soluções para o setor”, relata.
Toledo destaca ainda que a leitura correta do mercado também auxiliou a empresa a enfrentar a crise econômica brasileira com otimismo, criando novas perspectivas de negócios.
“Nesse momento de retração do mercado percebemos que precisávamos ser cada vez mais eficientes. Revisamos todo o processo de produção, minimizando desperdícios e aumentando o aproveitamento de produto. Com isso, além de passar pela crise de forma tranquila estamos preparados para atender a demanda que hoje está retraída, mas que esperamos que a partir do segundo semestre fique mais confiante e volte a aquecer o mercado. Tudo alinhado para esperar a retração diminuir e os ânimos se animarem”, completa.
Ainda neste período, a PKO investiu em tecnologia para desenvolver ferramentas inteligentes, que pudessem auxiliar no dia a dia de seus clientes, como o Portal de Especificação Técnico, o qual é possível inserir ao projeto o vidro que será utilizado na obra, escolhendo as medidas, modelo, tipo de beneficiamento, normais, entre outros, remotamente, pela Internet. “Não existe no mercado outro simulador como o Portal de Especificação Técnica, pois este foi criado com a ajuda de vários profissionais com expertise em vidros. É um diferencial de mercado, que somente a PKO do Brasil tem”, garante.
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