Pequenas empresas pretendem minimizar riscos em 2016

Pequenas empresas pretendem minimizar riscos em 2016

Capa: Pequenas empresas pretendem minimizar riscos em 2016

A incerteza do próximo ano continua afetando as decisões das pequenas e médias empresas. Segundo o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), elaborado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, com apoio do Santander, os empreendedores pretendem diversificar e buscar parcerias no próximo ano para fugir da crise.

 

 

Os empresários querem tentar dividir o risco da operação: 35% respondeu que pretende diversificar produtos ou serviços e 21,5% querem formar uma parceria.

 

 

“Ambas as opções podem ser entendidas como um desejo de diversificar ou compartilhar o risco do negócio. Num cenário no qual a incerteza prevalece, o correto a fazer, para se manter em atividade, é tentar diversificar”, diz Gino Olivares, professor do Insper.

 

 

 

 

 

Para 12% a estratégia será exportar, 15% pretende fundir ou comprar empresas e outros 15% fazem planos para abrir uma filial. “Os resultados mostram que, perante um cenário caracterizado por um grau elevado de incerteza, o pequeno e médio empresário pretende adotar atitude de cautela, refletida na escolha de opções que lhe permitam diversificar o risco do se negócio”, diz Olivares.