A fabricante de selantes Adespec, em seus 13 anos de existência, protagoniza uma trajetória de mercado estruturada sobre alicerces bem definidos. Desde sua origem, em 2001, a empresa com sede na Vila Mariana, na capital paulista, empenha-se no desenvolvimento de soluções focadas nas necessidades específicas de cada segmento. “Inovação tecnológica, fortalecimento de uma marca própria, desenvolvimento de diferentes canais de distribuição e de produtos e ações pautadas pela sustentabilidade são nossos pilares de atuação”, afirma o gerente comercial da empresa Marcelo Ponciano.
Fundada pela pesquisadora Wang Shu Chen, engenheira química com mais de 28 anos de experiência em grandes companhias, entre elas Petrobras, Loctite-Henkel e Brascola, a Adespec foi criada com o propósito de prover soluções inovadoras em adesivos especiais, revestimentos protetivos e selantes de alto desempenho, cujas formulações fossem isentas de solventes, compostos orgânicos voláteis (VOC) e isocianatos, matéria-prima que oferece riscos à saúde. “Essa iniciativa teve como catalisador o fato de que a própria Wang, quando trabalhava em uma nacional de adesivos, foi exposta a solventes que causaram danos à sua saúde”, conta Ponciano.
Segundo o gerente, os primeiros anos da empresa foram dedicados exclusivamente à área de pesquisa e desenvolvimento. Com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a Adespec desenvolveu duas tecnologias que constituem a base para uma ampla linha de produtos: base água e Pesilox, um polímero ecológico capaz de substituir todas as aplicações de silicones e poliuretanos (PU). “Chegamos a uma formulação que, homologada pelos principais players da indústria vidreira, como Cebrace, AGC e Guardian, oferece resistência quatro vezes superior à dos silicones e duas vezes superior à dos poliuretanos, garantindo vedação total, por não ter produtos voláteis em sua formulação”, ressalta. E acrescenta: “Trata-se de tecnologia extremamente versátil, com capacidade de adesão a diversos materiais, flexibilidade, alta performance e possibilidade de uso em ambientes úmidos. Além disso, não agride substratos como pintura dos espelhos, tinta dos vidros, ferragens, etc”.
A Adespec oferece soluções para variados segmentos, entre as quais se destaca a linha para colagem e vedação de vidros e espelhos. Comprometida com quesitos de segurança e sustentabilidade, a empresa foi em busca de diferenciais que a destacassem em relação a outros players do setor. “Nossa linha à base de Pesilox é a única detentora do selo SustentaX de sustentabilidade. É uma garantia para construtores e profissionais da área de que nossos produtos são de alta qualidade: preenchem folgas, não trincam, não são afetados por intempéries e não reduzem de volume depois da cura, já que não contêm em sua fórmula materiais orgânicos voláteis.”
Parcerias estratégicas
No segmento de vidros e espelhos, um dos pilares de sustentação foi o de associar os produtos da Adespec a marcas reconhecidas no mercado. “Nossa primeira parceria foi com a Cebrace, e resultou no desenvolvimento de dois produtos para fixar e proteger as bordas dos espelhos: o Fixa Espelho e o Protetor de Borda”, lembra Ponciano. “Comercializados com a marca da Cebrace, esses produtos registram na embalagem que foram produzidos pela Adespec.”
No final de 2009, a Adespec fechou sua segunda grande parceria no setor, desta vez com a Blindex, maior produtora de vidros temperados para box do Brasil. “Essa ação consistiu no desenvolvimento do Fixa Box Blindex”, conta Ponciano. As características de vedação e possibilidade de uso em ambientes úmidos levaram a Blindex a indicar a solução da Adespec a todos os seus franqueados.
Em 2011, nova parceria importante: “Fechamos o lançamento do Ecofix Guardian, voltado para a selagem e fixação de toda a linha de vidros planos e vidros especiais da Guardian”, lembra o gerente. Dois anos depois, a Adespec fechou acordo com a AGC Vidros do Brasil para produzir um adesivo e selante à base de Pesilox, o Fixin AGC, destinado à selagem e fixação de vidros planos e especiais fabricados pela multinacional de origem japonesa.
O fortalecimento da empresa no mercado de vidros e espelhos lhe valeu a conquista, por cinco anos consecutivos, do prêmio Destaque Anavidro, promovido pela Associação Nacional de Vidraçarias, como o melhor selante adesivo do mercado vidreiro.
Desenvolvimento contínuo
Para Ponciano, tão importante como os produtos já desenvolvidos tem sido a capacidade de pesquisa e desenvolvimento demonstrada pela Adespec. “Não existem barreiras para novos desenvolvimentos ou customizações nos produtos já existentes”, afirma. “Isso é importante, porque clientes industriais frequentemente pedem adaptações aos seus processos produtivos”, explica.
O trabalho de desenvolvimento de produtos em parceria com equipes de engenharia e de marketing de grandes companhias foi iniciado com a Saint-Gobain e resultou no lançamento de linhas como o Fixa Espelho Cebrace, o Pesilox para vidro Bio Clean e o refletivo e protetor de borda para espelho Cebrace. No trabalho conjunto com a fabricante de ferragens Dorma o resultado foi o Seal Protect, produto para selagem de molas para portas de vidro. No ramo de resinas, o Pesilox foi usado para a selagem de vidros laminados com resinas da Cytec. Com isso, a garantia contra delaminação de vidros selados com o Pesilox Adespec passou de 1 para 5 anos”, diz Ponciano.