Com recorde de visitação, encerrou-se no dia 21 de julho a 27° edição da Casa Cor SP 2013. Com ambientes que transitavam em todos os universos da decoração, dos clássicos e sofisticados aos mais despojados e underground, o evento teve como proposta central apresentar um novo olhar a respeito da experiência de morar. Realizada no Jockey Club entre os dias 20 de maio e 21 de julho, a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas contou com a participação de grandes marcas de diversos segmentos, em uma edição marcada por ambientes onde o conforto e o bem-estar eram as palavras de ordem.
Segundo Angelo Derenze, presidente doGrupo Casa Cor, esse é o único evento que consegue movimentar todos os players do segmento de arquitetura, decoração, construção civil, mobiliário, entre outros. “Além da capacidade de transformar tudo em lucro, é uma grande vitrine de criatividade, ideias e inovação“, diz. Sob o tema “morar bem”, o evento reafirmou a importância do vidro no universo da decoração, no qual, amparado por outros materiais e em composições diferenciadas, atuou não somente como protagonista, mas sobretudo naqueles pequenos detalhes que fazem a diferença em um ambiente minuciosamente projetado para se morar. “A ideia desse tema foi desvendar a relação viva e apaixonada com a casa, e mostrar que ela está ao alcance de todas as pessoas, independentemente de idade, classe econômica ou perfil familiar”, comenta Derenze.
Com sua vocação para antecipar tendências e valorizar a harmonia entre arte e design, a Casa Cor trouxe para o Jockey Club um painel de modernas soluções em paisagismo, decoração e arquitetura. Para Derenze, um dos grandes diferenciais deste ano é o resgate do conceito do evento. “Buscamos traduzir totalmente o tema em cada um dos ambientes, propiciando uma experiência de morar bem, com conforto, estilo e arte, além da possibilidade de reproduzir os projetos em seus lares”, afirma.
Criados por alguns dos mais renomados profissionais do segmento, os 77 ambientes contavam com vidros em variadas aplicações, entre revestimentos, divisórias, portas de correr, espelhos, fechamentos, coberturas e mobiliários. “Utilizamos o vidro em muitos locais do ambiente para demonstrar como esse material pode ter diferentes utilizações e trazer contemporaneidade e luxo ao projeto, além de uma praticidade sem igual”, comenta o arquiteto Daniel Kalil, que assinou a Loja Casa Cor.
Os arquitetos, designers e paisagistas participantes foram selecionados por um Comitê Curador, formado por especialistas do segmento de arquitetura e decoração, após rigorosa análise de portfólio e histórico de trabalhos realizados. O foco foi garantir a diversidade de estilos e propostas dos ambientes, contribuindo para a harmonia, inovação e qualidade da mostra. Assim, o evento apresentou ao público propostas de casas, lofts, um apartamento completo, studios, uma casa weekend e cozinhas gourmets, criadas por estrelas como Brune-te Fraccaroli, Fabrizio Rollo, Esther Giobbi, Ana Maria Vieira Santos, David Bastos, Jóia Bergamo, Roberto Migotto, Dado Castelo Branco, Leo Shehtman, Murilo Lomas e Luis Carlos Orsini, entre outros.
Importante e tradicional parceira da mostra, a fabricante Guardian viu seus vidros e espelhos especialmente voltados para a decoração figurar em boa parte dos ambientes. É o caso do “Mil tons de cinza”, um dos maiores espaços da mostra, com 220 m², assinado pela arquiteta Brunete Fraccaroli. A casa trouxe tons sóbrios, tendências inovadoras e integração do ambiente interno com jardim, em uma atual mescla de estilos. O uso de materiais sustentáveis e exclusivos, como pastilhas de vidro, papéis de parede, espelhos de alta tecnologia, seixos em pedra natural, adega climatizada e iluminação em led, tornou o projeto especial. Instalados pela WR Vidros, os vidros estão presentes na cobertura e nas portas e nos espelhos, conferindo sofisticação e modernidade, sem interferir visualmente no espaço. “A importância central do material reside em suas possibilidades de utilização. O espaço ganhou incidência de luz natural graças à cobertura de vidro, às portas e janelas”, comenta a arquiteta.
Fixados com parafusos simples, os vidros da cobertura eram sustentados por vigas também de vidro. A escolha recaiu sobre os laminados de temperados de 10+10 mm para as vigas e laminados de 5+5mm refletivos para a cobertura, totalizando 2,70 x15,60 m. No escritório e sala de estar, espelhos prata de 6 mm revestiam as paredes e nas portas da adega foram aplicados vidros comuns temperados de 10 mm (duas folhas fixas e duas folhas de correr). “É um ambiente facilmente adaptado para outras construções, pensando-se nas diversas funcionalidades de uma casa: receber pessoas, desfrutar o aconchego do lar, se sentir e morar bem”, diz Brunete.
“Gosto bastante da leveza e versatilidade do espelho, muito usado para ampliar e sofisticar os projetos de arquitetura”
Outro destaque da mostra com produtos da Guardian foi o espaço Galeria de Arte, da arquiteta Ana Maria Vieira Santos, com peças do MoMA de Nova Yorke que trouxe o espelho Guardian no revestimento e o vidro ClimaGuard®, no fechamento da marquise do Jockey. “A capacidade criativa dos profissionais possibilita demonstrar aos visitantes todo o potencial das nossas linhas de produtos. Ao mesmo tempo, mostras dessa magnitude servem de inspiração para novas soluções em vidros e espelhos, para que possamos continuar na vanguarda dentro do segmento”, destaca Ana Paula Camargo, diretora de marketing da Guardian.
Os produtos da multinacional norte-americana também estavam presentes no Loft da Blogueira, de Adriana Noya, e no Loft de Hóspedes, de Marilia Caetano, no qual espelhos estratégicos foram usados para ‘aumentar’ a largura do ambiente, e também no banheiro, para criar uma atmosfera de amplitude. “Gosto bastante da leveza e versatilidade do espelho, muito usado para ampliar e sofisticar os projetos de arquitetura”, diz Marília. Ao todo foram aplicados 12 m² de vidro espelhado de 4mm no banheiro e 5 m² de SunGuard Neutral de 8mm nas divisórias. Outros exemplos de projetos com vidros Guardian foram o Living Superior, de Leo Di Caprio, o Restaurante Brasileiro, de Cláudia Elias, a Casa Inteligente, de Jóia Bergamo, e a Joalheria Casa Cor, assinada porCristiane Schiavoni.
A Cebrace também contribuiu com seus produtos em diversos ambientes, como tijolinho Palimanan, tecidos Orlean, aço e acrílico incolor. O vidro temperado Blindex foi o grande destaque no Espaço Todeschini, assinado por Roberto Migotto, que utilizou 100 m2 do material em diversas aplicações. Em versões incolor e serigrafada, os vidros agregaram tanto transparência e iluminação como conforto e privacidade, ao mesmo tempo em que ofereciam segurança e mobilidade com grandes portas de correr que servem como divisórias, ora fixas e ora móveis.
Desde sua primeira edição, em 1987, a Casa Cor vem alcançando números grandiosos e integra o calendário dos eventos mais importantes da capital paulista. Neste ano, foi eleita Melhor Atração Turística de 2013, pelo Prêmio Destaque Companhia de Viagem. Recorde de público a cada ano, a Casa Cor se consolida com o apoio de parceiros como Deca, Todeschini, Mastercard, D&D, Hunter Douglas/Luxaflex, Guardian, Brastemp, Melitta e Papaiz, entre outros que se firmaram como patrocinadores em 2013. “As empresas que estão conosco percebem a importância de oferecer experiências para o consumidor e posicionar a marca junto a um público formador de opinião”, conclui o presidente Angelo Derenze.