Para viver melhor

Para viver melhor

Capa: Para viver melhor

Com recorde de visitação, encerrou-se no dia 21 de ju­lho a 27° edição da Casa Cor SP 2013. Com ambientes que transitavam em todos os universos da decoração, dos clássicos e sofisticados aos mais despojados e un­derground, o evento teve como proposta central apre­sentar um novo olhar a respeito da experiência de mo­rar. Realizada no Jockey Club entre os dias 20 de maio e 21 de julho, a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas contou com a participação de grandes marcas de diversos segmentos, em uma edição marcada por ambientes onde o conforto e o bem-estar eram as palavras de ordem.

 

Segundo Angelo Derenze, presidente doGrupo Casa Cor, esse é o único evento que consegue movimentar todos os players do segmento de arquitetura, decora­ção, construção civil, mobiliário, entre outros. “Além da capacidade de transformar tudo em lucro, é uma gran­de vitrine de criatividade, ideias e inovação“, diz. Sob o tema “morar bem”, o evento reafirmou a importância do vidro no universo da decoração, no qual, amparado por outros materiais e em composições diferenciadas, atuou não somente como protagonista, mas sobretudo naqueles pequenos detalhes que fazem a diferença em um ambiente minuciosamente projetado para se morar. “A ideia desse tema foi desvendar a relação viva e apai­xonada com a casa, e mostrar que ela está ao alcance de todas as pessoas, independentemente de idade, classe econômica ou perfil familiar”, comenta Derenze.

 

Com sua vocação para antecipar tendências e valorizar a harmonia entre arte e design, a Casa Cor trouxe pa­ra o Jockey Club um painel de modernas soluções em paisagismo, decoração e arquitetura. Para Derenze, um dos grandes diferenciais deste ano é o resgate do con­ceito do evento. “Buscamos traduzir totalmente o tema em cada um dos ambientes, propiciando uma experi­ência de morar bem, com conforto, estilo e arte, além da possibilidade de reproduzir os projetos em seus la­res”, afirma.

 

Criados por alguns dos mais renomados profissionais do segmento, os 77 ambientes contavam com vidros em variadas aplicações, entre revestimentos, divisórias, portas de correr, espelhos, fechamentos, co­berturas e mobiliários. “Utilizamos o vidro em muitos locais do ambiente para demonstrar como esse material pode ter diferentes utilizações e trazer contemporanei­dade e luxo ao projeto, além de uma praticidade sem igual”, comenta o arquiteto Daniel Kalil, que assinou a Loja Casa Cor.

 

Os arquitetos, designers e paisagistas participantes foram selecionados por um Comitê Curador, formado por especialistas do segmento de arquitetura e decoração, após rigorosa análise de portfólio e histórico de trabalhos realizados. O foco foi garantir a diversidade de estilos e propostas dos ambientes, contribuindo para a harmonia, inovação e qualidade da mostra. Assim, o evento apresentou ao público propostas de casas, lofts, um apartamento completo, studios, uma casa weekend e cozinhas gourmets, criadas por estrelas como Brune-te FraccaroliFabrizio Rollo, Esther Giobbi, Ana Maria Vieira Santos, David Bastos, Jóia Bergamo, Roberto Migotto, Dado Castelo Branco, Leo Shehtman, Murilo Lomas e Luis Carlos Orsini, entre outros.

 

Importante e tradicional parceira da mostra, a fabricante Guar­dian viu seus vidros e espelhos especialmente voltados para a decoração figurar em boa parte dos ambientes. É o caso do “Mil tons de cinza”, um dos maiores espaços da mostra, com 220 m², assinado pela arquiteta Brunete Fraccaroli. A casa trouxe tons só­brios, tendências inovadoras e integração do ambiente interno com jardim, em uma atual mescla de estilos. O uso de materiais sustentáveis e exclusivos, como pastilhas de vidro, papéis de pa­rede, espelhos de alta tecnologia, seixos em pedra natural, adega climatizada e iluminação em led, tornou o projeto especial. Ins­talados pela WR Vidros, os vidros estão presentes na cobertura e nas portas e nos espelhos, conferindo sofisticação e modernida­de, sem interferir visualmente no espaço. “A importância central do material reside em suas possibilidades de utilização. O espaço ganhou incidência de luz natural graças à cobertura de vidro, às portas e janelas”, comenta a arquiteta.

 

Fixados com parafusos simples, os vidros da cobertura eram sus­tentados por vigas também de vidro. A escolha recaiu sobre os la­minados de temperados de 10+10 mm para as vigas e laminados de 5+5mm refletivos para a cobertura, totalizando 2,70 x15,60 m. No escritório e sala de estar, espelhos prata de 6 mm revestiam as paredes e nas portas da adega foram aplicados vidros comuns temperados de 10 mm (duas folhas fixas e duas folhas de correr). “É um ambiente facilmente adaptado para outras cons­truções, pensando-se nas diversas funcionalidades de uma casa: receber pessoas, desfrutar o aconchego do lar, se sentir e morar bem”, diz Brunete.

 

“Gosto bastante da leveza e versatilidade do espelho, muito usado para ampliar e sofisticar os projetos de arquitetura”

 

Outro destaque da mostra com produtos da Guardian foi o espaço Galeria de Arte, da arquiteta Ana Ma­ria Vieira Santos, com peças do MoMA de Nova Yorke que trouxe o espelho Guardian no revestimento e o vidro ClimaGuard®, no fechamento da marquise do Jockey. “A capacidade criativa dos profissionais pos­sibilita demonstrar aos visitantes todo o potencial das nossas linhas de produtos. Ao mesmo tempo, mostras dessa magnitude servem de inspiração para novas so­luções em vidros e espelhos, para que possamos con­tinuar na vanguarda dentro do segmento”, destaca Ana Paula Camargo, diretora de marketing da Guardian.

 

Os produtos da multinacional norte-americana tam­bém estavam presentes no Loft da Blogueira, de Adria­na Noya, e no Loft de Hóspedes, de Marilia Caetano, no qual espelhos estratégicos foram usados para ‘au­mentar’ a largura do ambiente, e também no banheiro, para criar uma atmosfera de amplitude. “Gosto bastante da leveza e versatilidade do espelho, muito usado para ampliar e sofisticar os projetos de arquitetura”, diz Marília. Ao todo foram aplicados 12 m² de vidro es­pelhado de 4mm no banheiro e 5 m² de SunGuard Neutral de 8mm nas divisórias. Outros exemplos de projetos com vidros Guardian foram o Living Superior, de Leo Di Caprio, o Restaurante Brasileiro, de Cláudia Elias, a Casa Inteligente, de Jóia Bergamo, e a Joalheria Casa Cor, assinada porCristiane Schiavoni.

 

 A Cebrace também contribuiu com seus produtos em diversos ambientes, como tijolinho Palimanan, tecidos Orlean, aço e acrílico incolor. O vidro temperado Blindex foi o grande destaque no Espaço Todeschini, assinado por Roberto Migotto, que utilizou 100 m2 do material em diversas aplicações. Em versões incolor e serigrafada, os vidros agregaram tanto transparência e iluminação como conforto e privacidade, ao mesmo tempo em que ofereciam segurança e mobilidade com grandes portas de correr que servem como divisórias, ora fixas e ora móveis. 

 

Desde sua primeira edição, em 1987, a Casa Cor vem alcançando números grandiosos e integra o calendário dos eventos mais importantes da capital paulista. Neste ano, foi eleita Melhor Atração Turística de 2013, pelo Prêmio Destaque Companhia de Viagem. Recorde de público a cada ano, a Casa Cor se consolida com o apoio de parceiros como Deca, Todeschini, Mastercard, D&D, Hunter Douglas/Luxaflex, Guardian, Brastemp, Melitta e Papaiz, entre outros que se firmaram como patrocinadores em 2013. “As empresas que estão conosco percebem a importância de oferecer experiências para o consumidor e posicionar a marca junto a um público formador de opinião”, conclui o presidente Angelo Derenze.