Manter os negócios em alta, em 2021 e diante do novo normal, é um desafio para o mercado. No âmbito das vidraçarias, esse cenário não é diferente.
Se por um lado, empreender parece arriscado, por outro, criar ou investir em sua vidraçaria é fundamental para otimizar seus resultados e impulsionar a economia neste ano desafiador.
Além disso, como em toda crise, este momento de pandemia também tem suas oportunidades. E entender as novas necessidades do cliente é crucial para sair na frente em 2021.
Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você que é vidraceiro ou pretende abrir sua vidraçaria, a planejar ou investir em seu negócio, neste ano.
Atenção às novas necessidades do cliente
Ainda segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em novembro de 2020, o mercado imobiliário foi um dos mais resilientes durante a crise do coronavírus, com crescimento de 8,4% na venda de apartamentos.
Houve crescimento também nos financiamentos imobiliários, que saltaram 70,1% em setembro, em comparação com o mesmo mês de 2019, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) publicados no mesmo artigo.
Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, esse crescimento se deu devido à crescente valorização do lar, da casa e da família, durante a pandemia.
Ele ainda acrescentou na mesma publicação que o mercado da Construção Civil está muito otimista para 2021, quando o fornecimento de insumos deve ser normalizado e os lançamentos devem voltar a crescer.
Conclusão: Se há crescimento na Construção Civil, a possibilidade de crescimento na indústria vidreira é muito grande.
Vidraçaria regularizada, cliente seguro
Esta primeira etapa é fundamental para o vidraceiro! Ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é obrigatório para qualquer empresa ou organização que recebe dinheiro.
Com ele, sua empresa funcionará dentro da lei. E mais: com o CNPJ, é possível ter vantagens restritas à pessoas jurídicas como emitir notas fiscais, além de obter descontos em compras grandes e a contratação de alguns serviços.
Caso sua empresa não tenha CNPJ, providencie o quanto antes! Este registro garantirá o sucesso de seus contratos. A falta dele, poderá comprometer o seu negócio.
Para realizar o cadastro, é simples. Você pode acessar o aplicativo Coletor Nacional da Receita Federal, e seguir o passo a passo. O aplicativo oferece orientações de acordo com o tamanho de sua empresa e o modelo de seu negócio.
Outra opção é procurar um contador para auxiliar neste processo.
Invista em sua vidraçaria
Nesse contexto de novas necessidades do cliente, coloque-se no lugar dele e pense no último projeto em vidro que você viu. Estava perfeito? O que você pode melhorar nesse projeto?
Como empresa, uma vidraçaria exige do empreendedor alguns investimentos para se tornar um negócio de sucesso. Não basta ter o produto, é preciso saber a melhor forma de utilizá-lo em cada projeto
O setor vidreiro tem muita demanda, é necessário acertar em suas ofertas! Fique atento a novas possibilidades. Além disso, sabendo inovar na forma de apresentar este produto ou serviço, as chances de se destacar serão maiores.
Outro ponto importante a ser investido é nos seus profissionais. Uma equipe bem treinada é sinônimo de trabalho garantido. Portanto, tenha em sua equipe pessoas bem preparadas e capacitadas, tanto com o manuseio das peças, quanto no trato com o cliente.
Conheça o seu produto
Conhecer os produtos que entram em sua vidraçaria é fundamental. Estude, esteja atualizado sobre vidros e suas inúmeras possibilidades! Antes de apresentar um projeto ao seu cliente, é essencial conhecer o que você tem.
Seja em um grande empreendimento ou em um pequeno projeto, lembre-se: você tem o produto, mas o cliente tem a ideia. Seu papel será aprimorar a proposta e atender à necessidade do seu cliente. Então, inove, seja ousado!
Se a ideia for vidros decorativos, por exemplo, o que você oferecerá? É importante saber o que e como utilizar cada produto em diferentes projetos. Assim, você ganhará o cliente, e cliente feliz é garantia de destaque para sua vidraçaria.
Outro ponto importante é escolher bem os seus fornecedores. A credibilidade e experiência de mercado da empresa também fazem toda a diferença.
Procure conhecer bem o catálogo de seus fornecedores, a qualidade de cada produto e esteja atento aos prazos de entrega. Analisar a avaliação de outros clientes que compraram os produtos da marca pode ser uma solução. Confira alguns fornecedores no Guia de Fornecedores Vidro Impresso.
De olho na concorrência
Com o mercado cada vez mais dinâmico e a concorrência forte, é imprescindível estar antenado às mais distintas possibilidades. Conhecer seus concorrentes se torna fundamental.
Investigar os preços, produtos e serviços oferecidos pela concorrência é indispensável. Para isso, você pode fazer uma pesquisa sobre o perfil dos concorrentes no mercado e analisar seus erros e acertos. Outra sugestão é contratar uma consultoria em pesquisa de mercado.
Monitorar a concorrência é algo que todo vidraceiro deve fazer. Assim, você saberá o que cada um está fazendo e conhecerá as últimas tendências do setor vidreiro, além de se organizar para sair na frente.
Siga as tendências e amplie o seu portfólio
O portfólio de uma vidraçaria pode servir como guia para o cliente. Portanto, esteja atento às tendências do mercado.
Uma ideia é seguir arquitetos e designers de interiores para estar por dentro das novidades. Assim, você poderá inovar com o seu cliente e se destacar da concorrência. Lembre-se: o setor vidreiro se renova todos os dias. Atualize-se e não fique para trás.
Invista no Marketing de sua Vidraçaria
Sua vidraçaria não pode perder espaço para a concorrência. Para isso, ela precisa ser conhecida pelo seu potencial cliente!
Todo vidraceiro precisa saber vender. Convencer o cliente é fundamental para se destacar e vencer a concorrência. Divulgar a sua empresa e fazer com que ela seja conhecida pelo público e pelo mercado é papel do marketing.
Os sites para divulgar produtos são excelentes alternativas para quem deseja aumentar as vendas. Afinal de contas, o poder de alcance e a praticidade da web oferecem o melhor para quem quer ser líder de mercado sem investir muito.
O Marketing Digital é uma ferramenta infalível quando o assunto é divulgação. Além de tornar mais fácil e barato o processo de atrair novos clientes, amplia o seu poder de alcance.
O Vidro Impresso, além dos canais de comunicação para o mercado vidreiro, também possui uma agência de marketing digital especializada no segmento do vidro há 12 anos, a OC Publicidade. Com vários clientes do setor em seu portfólio, de vidraçarias a fabricantes de ferragens e insumos para este mercado, sempre ajudando a trazer novos clientes pela internet.
Se você é vidraceiro, a sugestão é divulgar o seu negócio no Meu Vidraceiro, canal direcionado exclusivamente a vidraceiros. Lá, o cliente consegue encontrar vidraceiros de todo o Brasil e solicitar orçamento diretamente com os profissionais.