O que são e para que servem os rebolos de polimento em vidro?

O que são e para que servem os rebolos de polimento em vidro?

Capa: O que são e para que servem os rebolos de polimento em vidro?

Os rebolos diamantados já são conhecidos pela função que exercem na lapidação do vidro, que consiste numa modelagem de suas bordas para evitar irregulares  que comprometem o acabamento do vidro e podem ser cortantes. Esse processo ainda torna o vidro mais seguro durante seu manuseio, além de aumentar sua resistência contra trincas e quebras.

É válido ressaltar, entretanto, que após a lapidação deve ser ser feito o polimento do material: assim como o corte e a lapidação, o polimento do vidro é uma das etapas mais importantes do seu beneficiamento, já que ele é o responsável por remover o aspecto esbranquiçado deixado no material após a lapidação e tornar a peça ainda mais uniforme e translúcida. 

Para realizar essa  tarefa de forma manual ou automatizada por máquinas, é necessário utilizar os rebolos de polimento, dos quais você saberá mais a seguir:

 

Tipos de rebolos para polimento

Rebolos resinados: Em geral, os rebolos resinados são compostos por cerca de 65% de poliestireno e outros componentes químicos, como óxido de alumínio e carboneto de silício.

Rebolos de resina da Glassparts

 

Rebolos de borracha: É o tipo de rebolo mais utilizado no mercado vidreiro pelo seu custo-benefício. Sua composição leva 60% de borracha sintética, 20% de óxido de alumínio e 20% carboneto de silício, mas existem também os rebolos que agregam o óxido de cério em sua composição para trazer mais brilho e destaque.

 

Rebolo produzido com óxido de cério e liga flexível da Arbax. Especialmente desenvolvido para proporcionar alto brilho, substitui o uso de rebolos de  feltro e óxido de cério, reduzindo a manutenção das máquinas além de economizar tempo de limpeza das máquinas.

 

Rebolos de feltro: entre os rebolos de feltro existem o de feltro sólido, mais utilizado em máquinas de polimento manual e o de feltro espiralado, mais eficiente em equipamentos automáticos.

Rebolos de feltro da Gusmão

 

Rebolos de filete: 

Desenvolvido em Liga de Resina, esse tipo de rebolo realiza com precisão as funções de lapidação e polimento das bordas de vidros em uma única passagem.

 

 

 

 

 

 

Rebolo Filete Abrasipa

 

Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir os outros posts da Vidro Impresso no portal e nas redes sociais para encontrar mais curiosidades e novidades sobre a indústria direcionadas aos profissionais da área!

Manual do Vidro e Esquadria

Você já conhece o Manual do Vidro e Esquadria? Desenvolvido pela Vidro Impresso, o manual é um guia prático e atemporal pensado para auxiliar vidraceiros e serralheiros com curiosidades e dicas de aplicação de esquadrias e diversos tipos de vidro, bem como ferragens e outros produtos necessários para a fabricação e instalação deles.

O material contém o resumo das normas mais importantes no ramo e uma lista de fornecedores para facilitar ainda mais o dia-a-dia dos profissionais da área. Clique aqui para baixá-lo gratuitamente!