O que esperar do setor vidreiro em 2023

O que esperar do setor vidreiro em 2023

Capa: O que esperar do setor vidreiro em 2023

Em contrapartida ao mercado da construção civil, que cresceu em torno de 7% em 2022, o mercado do vidro não teve um ano muito favorável. De acordo com a Abravidro (Associação brasileira de vidros planos) as vendas faturadas em metros quadrados em 2022 acumulam uma queda de mais de 30% em relação a dezembro de 2021.

 

Além das vendas diminuírem no ano passado, o preço do vidro comum (vidro float), aumentou desde março de 2020 (início da pandemia COVID19) algo em torno de 170% e só em 2022 houveram pelo menos 3 anúncios de aumento. No caso dos insumos para a indústria como o aço inox, plástico, cobre, entre outros, apesar de também sofrerem aumento, não foi tão grande quanto o do vidro. Os 3 fatores principais que determinam o custo da produção do vidro são: barrilha, gás e energia.A indústria repassa o preço de acordo com seu custo de produção, no entanto o vidraceiro é o profissional que provavelmente mais sofreu em 2022, pois teve muita dificuldade para repassar os preços na ponta para o consumidor final e em muitos casos para conseguir fechar negócio foi preciso diminuir sua margem de lucro.

 

Mas afinal, o que esperar do setor vidreiro em 2023?

 

Infelizmente é impossível prever o que vai acontecer nos próximos meses, fato é que esse ano certamente será desafiador para o mercado vidreiro, pois a economia do ponto de vista macroeconômico pode ter uma grande desaceleração a partir do primeiro trimestre.decorrente aos efeitos dos 13,75% da taxa Selic ao ano, além disso a confiança em relação ao novo governo está bem dividida e isso pode acarretar em uma retração no consumo. 

 

Como se destacar e vender mais em 2023

 

Sabemos que a economia e a política estável podem influenciar em nossos resultados financeiros, no entanto existem situações e cenários que não dependem de nosso esforço para mudarem, nossa dica é “foque no que consegue mudar”, e se você é vidraceiro, confira essas 3 dicas que podem ajudá-lo a superar qualquer crise:

 

1- Trabalhe com produtos de valor agregado

 

Não entregue só o trivial, apostar em produtos diferenciados pode ser uma saída para o aumento do ticket médio de suas obras. Outra dica importante é oferecer mais de 1 opção para o cliente, faça ao menos 2 ou 3 opções de proposta com produtos diferenciados para ele escolher.

Consulte nosso guia de fornecedores e encontre fornecedores como por exemplo a Ideia Glass, que oferece box e portas diferenciados e com valor agregado para lucrar mais.

 


box Nobre da Ideia Glass

 

2- Faça a gestão de sua empresa através de um Sistema: Controlar sua empresa utilizando a tecnologia é essencial para que você consiga lucrar, vidraçarias que ainda utilizam a agendinha de papel para fazer a gestão do seu negócio estão fadadas ao fracassar e não conseguir sobreviver em 2023. Nossa sugestão é o sistema para vidraçarias  Meu Vidraceiro, com ele você vai além de gerenciar sua empresa do celular ou desktop, também anunciar para milhares de potenciais compradores.

 

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Meu Vidraceiro – Sistema para gestão de vidraçarias

 

3- Tenha presença digital

 

É muito importante estar com sua empresa na internet, ter um site, e-mail corporativo e redes sociais não é mais uma opção. Depender só de indicação é um grande sinal de que sua empresa não vai sobreviver muito tempo, sua visibilidade e pedidos de orçamento podem dobrar só de você ter um site ou até mesmo colocar seu negócio no Google Meu Negócio, ferramenta gratuita do Google que permite que pessoas encontrem empresas e as qualifiquem. 

 

Conclusão

 

O ano será desafiador e cheio de incertezas, foque no que você pode controlar, que é o seu conhecimento, como você apresenta seu produto e como administra o seu negócio. O brasileiro é criativo e muito trabalhador, temos certeza que superaremos todos os obstáculos e faremos de 2023 um ano incrível para o setor vidreiro

 

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