O vidro termoendurecido, também denominado vidro semi temperado, tem algumas semelhanças com o vidro temperado, porém, muitas diferenças.
Como o próprio nome sugere, é um vidro “quase” temperado. Ele é da mesma forma tratado termicamente e tem maior resistência em relação ao vidro float.
Resistência mecânica
O vidro semi temperado ou termoendurecido é mais frágil que o vidro temperado e podem ocorrer rupturas espontâneas em sua manipulação.
O vidro temperado é cinco vezes mais forte que o vidro comum, já o vidro semi temperado resiste a até duas vezes e meia mais.
Resistência térmica
O vidro semi temperado suporta até 120º, enquanto o vidro temperado tem capacidade de 300º.
Segurança
Diferentemente do vidro temperado, o vidro termoendurecido não é considerado um vidro de segurança. O que define um vidro de segurança não é somente sua resistência mecânica, mas como ele se comporta em casos de quebra.
O vidro de segurança não oferece riscos quando fragmentado. O temperado se quebra em pedaços não cortantes. O laminado, por sua vez, tem seus cacos retidos na película que fica entre as chapas. Essa segurança o vidro termoendurecido não garante, pois fragmenta-se em pedaços maiores.
Processamento
Ambos também precisam passar pelo pré-processamento, seja corte, furação, lapidação ou polimento, antes de irem ao forno de têmpera, pois corre o risco de quebrar.
Aplicação
Os vidros semi temperados e laminados podem ser aplicados em coberturas e fachadas. É comumente utilizado na composição do vidro laminado, feito por duas chapas ou mais, intercaladas por uma película. Dessa forma, ele fica bastante resistente.
Quando o vidro termoendurecido é melhor que o vidro temperado?
Mas, se a resistência é maior e outras características semelhantes, porque então usar o vidro termoendurecido em vez do temperado? Porque o semi temperado tem suas vantagens em relação ao vidro temperado. A principal delas é não apresentar distorções ópticas.
O vidro temperado é submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido que o torna mais resistente mecanicamente e a choques térmicos, mas também mais frágil sob alguns aspectos.
Já a semi têmpera não altera as propriedades ópticas e térmicas do vidro. Como ele não sofre elevadas tensões, as fissuras não se propagam rapidamente.
Por isso, o vidro termoendurecido é utilizado na composição de vidros laminados, por não ocorrer fissuras na peça.
Norma de vidro termoendurecido
A norma técnica para o vidro termoendurecido ou semi temperado, publicada em 2020 pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é a ABNT NBR 16.918.
Esta norma especifica os requisitos, métodos de ensaio e precauções necessárias para assegurar a segurança, durabilidade e qualidade do vidro termoendurecido ou semi temperado.