Seção

Feiras e Eventos

VidroSom 2013

Projeto inovador é destaque na 5ª edição do evento especializado em acústica, realizado durante o congresso Afeal30

29/06/2016

Edison Claro de Moraes da Atenua Som

O projeto de uma janela que ventila o ambiente e, ao mesmo tempo, isola os ruídos foi o grande destaque da 5ª edição do VidroSom. O evento foi realizado durante o Congresso Internacional de Soluções Arquitetônicas e Construtivas em Esquadrias de Alumínio – Afeal30, no auditório da APAS (Associação Paulista de Supermercados), em São Paulo, no final de outubro. O protótipo foi apresentado pelo empresário Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som.

 

Realizado em comemoração aos 30 anos da Afeal, o evento contou com palestras de renomados arquitetos e engenheiros do País e do exterior, além de debates entre as principais entidades setoriais da construção civil. Os visitantes somaram cerca de 400 pessoas, entre arquitetos, engenheiros, fabricantes de esquadrias, estudantes, além de representantes da cadeia produtiva da construção civil. 

 

Em sua palestra, Claro exibiu um vídeo apresentando um experimento feito no laboratório de acústica da Atenua Som, em que uma fonte sonora gera ruídos na mesma amplitude daqueles provocados pelo motor de um jato e uma câmara de ensaios, ao lado de um ventilador. Duas janelas, uma delas com pequenos tubos que permitem a passagem de ar e a outra convencional, faziam parte da envoltória da estrutura. No momento em que ambas estavam fechadas, era possível ouvir um ruído e perceber que a ventilação ocorria devido ao movimento de pequenas fitas presas dentro dos tubos da primeira janela. Entretanto, após a segunda janela ser aberta, o ruído se torna ensurdecedor, demonstrando que a primeira janela proporciona ventilação e redução acústica.

 

Entusiasmado com os resultados obtidos durante algumas demonstrações, o empresário fez um apelo aos presentes. “Agora precisamos de parceiros que queiram desenvolver este projeto conosco”, frisou, acrescentando que se trata de “uma solução brasileira para um problema sério e uma alternativa que cabe no bolso”, concluiu. O gerente de desenvolvimento de mercado da Cebrace, Carlos Henrique Mattar, que conheceu pessoalmente o projeto no laboratório da Atenua Som, elogiou a iniciativa. “Os fabricantes de janelas e perfis, precisam conhecer, porque é um ótimo projeto.”

 

Outras duas palestras foram destaque no VidroSom 2013. O arquiteto Marcos Holtz, sócio da Harmonia Acústica, analisou diversas modelos de fachadas e criticou a qualidade dos caixilhos disponíveis no mercado.“É preciso conhecer o tipo de som a ser isolado para bem especificar as soluções. Não adianta aumentar o tamanho do vidro sem melhorar o caixilho na mesma proporção”, frisou. Já o engenheiro francês Bruno Mauvernay, gerente de mercado internacional da Saint-Gobain Glass, apresentou diversos sistemas de etiquetagem utilizados na Europa. Sustentou também que a etiqueta de desempenho é a alternativa ideal para promover os produtos com melhor performance. “É possível reduzir bastante o consumo de energia utilizando opções eficientes e, nesse cenário, as janelas podem desempenhar um papel significativo”, complementou.

 

Após as apresentações, os palestrantes Edison Claro de Moraes, Marcos Holtz e Bruno Mauvernay participaram de um debate ao lado da engenheira Fabiola Rago, consultora da Afeal e diretora da Beltrame Engenharia; do consultor de esquadrias Antônio Cardoso; e do gerente de marketing da Cebrace, Carlos Henrique Mattar. Os profissionais debateram diversos temas e responderam questões do público.

 

Deixe seu comentário