Seção

Arquitetura e Vidro

Vidros de alto valor agregado: invista neles e fature mais

Apostar nas novas tecnologias e oferecer vidros com alto valor agregado é chave para se destacar na indústria vidreira

08/03/2021

A indústria vidreira avançou muito nos últimos anos e vem incorporando novas tecnologias, antes, inimagináveis. Neste contexto, o vidraceiro que trabalha apenas com vidros comuns, pode ficar para trás. Incrementar seus orçamentos, oferecendo algo a mais, que proporcione além de uma proteção transparente pode ser o caminho. Que tal investir em vidros de alto valor agregado?

Em 2014, a Corning, empresa norte-americana líder mundial em vidros especiais, publicou o vídeo “um dia feito de vidro”, em que todas as atividades do cotidiano são realizadas com vidros interativos.  E não é uma realidade muito distante. Já estamos na era do vidro!

Produtos de maior valor agregado, além de diferenciar o profissional em meio à concorrência, ainda possibilita incorporar o orçamento, já que seu investimento é maior, assim como o retorno que o cliente terá com suas funcionalidades. 

O mercado vidreiro está em constante crescimento, e o ideal é que você, vidraceiro, garanta o seu espaço no segmento. Lembrando que, hoje, o vidro é utilizado não apenas no setor vidreiro, mas também na indústria moveleira, construção civil, design e arquitetura e muito mais.

O vidro é um nicho muito valioso no mercado, com retorno do investimento garantido para o cliente. Além disso, ainda valoriza os profissionais envolvidos, já que demanda especialização e técnica.

É uma exclusividade em um mercado saturado. Por isso, quem trabalha com o tradicional, pode ter dificuldade para faturar. 

 

 

Conhecendo as novas tecnologias

Conhecer vidros de alto valor agregado e saber ofertá-los vai, sem dúvida, te diferenciar dos seus concorrentes. Lembre-se, o cliente nem sempre está por dentro dessas novas tecnologias, cabe ao profissional do vidro apresentar o produto e suas vantagens.

Imagine que, na sua região, só você trabalhe com vidros especiais. Certamente, você é o único que tem algo a mais e, com certeza, vai sair à frente e destacar. Então,aproveite para inovar. Confira alguns tipos de vidros especiais que agregam valor:

 

 

Vidro duplo ou controle acústico

O vidro duplo, também conhecido como insulado, é a melhor opção quando o objetivo é isolamento acústico, levando conforto às instalações.

Normalmente aplicado em hospitais, hotéis, residências ou em locais com grande intensidade sonora, o vidro duplo também é eficiente no aproveitamento de toda a luz natural e para impedir a transferência do calor. 

O vidro duplo ou combina duas lâminas de vidro, ligadas por um perfil de alumínio com uma camada interna de ar desidratado, que pode ou não conter gás argônio. A câmara de ar é criada por um espaçador em alumínio.

Existem câmaras de ar de 6, 8, 10, 12, 16 ou 24mm, dependendo da intensidade sonora do local onde será instalado. 

 

Vidro de proteção solar

O vidro de controle solar é formado a partir da deposição de camadas metalizadas em uma das suas superfícies, que reduzem a passagem dos raios do Sol por meio do vidro, garantindo maior conforto térmico aos ambientes e melhor controle da luminosidade. 

 

Vidro autolimpante

O vidro autolimpante possui uma camada autolimpante integrada ao próprio vidro e, por isso, tem alto nível de durabilidade, não se desgastando ao longo do tempo. 

Dispensa a limpeza constante e o uso de detergentes e garante uma visão nítida mesmo em dias de chuva, pois sua superfície não acumula sujeiras.

 

Vidro antibacteriano

Os íons de prata presentes dentro do vidro eliminam 99,9% de todas as bactérias em sua superfície e previne a proliferação de fungos.

O vidro antibacteriano é perfeito para lugares onde é fundamental um padrão rigoroso de higiene, como clínicas e hospitais, cozinhas, banheiro e quartos de crianças.

 

Vidro resistente ao fogo

Os vidros resistentes a fogo dispõem de tecnologia capaz de bloquear o curso das chamas no caso de um incêndio.

O vidro resistente ao fogo possui uma tecnologia capaz de bloquear o curso das chamas no caso de um incêndio, evitando a propagação de fogo, gases e fumaça. 

Assim, o vidro resistente ao fogo permite o evacuamento até a chegada de bombeiros, além de ser muito importante em rotas de fuga e proporciona isolamento térmico. 

 

Vidro low-e

Os vidros low-e trazem conforto e estética, além de serem econômicos nos quesitos climatização e iluminação.

 

Com uma fina camada de óxido de prata em uma de suas faces, os vidros low-e, também conhecidos como vidros de baixa emissividade.

 

A principal característica deste tipo de vidro é a baixa transferência de temperatura de um ambiente para outro, aumentando o isolamento térmico sem impedir a passagem da luz. 

 

Vidro eletrocrômico

O vidro eletrocrômico muda de cor conforme a luminosidade através de materiais eletrocrômicos. É possível controlar os graus de transparência e transmissão que determinadas radiações do espectro eletromagnético terão através desses materiais. 

 

Tecnologia cara e ainda pouco aplicada no Brasil, o vidro eletrocrômico ajuda a economizar energia, visto que no verão a passagem elevada de ondas de infravermelho através dos vidros de janela causa um aumento da temperatura do ambiente interno. 

 

Extra clear

Os vidros extra clear permitem a passagem de 92% da luz externa com relação ao vidro incolor, que passa o mínimo de 75% de luminosidade. 

 

A vantagem é que o extra clear é um vidro de extrema transparência e não altera a tonalidade das cores, o que o torna ideal para vitrines e locais com baixa luminosidade.

 

Vidro plumbífero

 vidro plumbífero é ideal para áreas com radiação, como em salas de raio X e tomografia. Este tipo de vidro oferece elevado teor de chumbo, assim como de bário, que fornecem proteção ideal com excelente clareza visual. 

 

O material possui blindagem contra raios X emitidos por equipamentos que operam na faixa de 80 a 300 kV. 

Deixe seu comentário