Vidro traz sensação de amplitude à residência compacta

Vidro traz sensação de amplitude à residência compacta

Capa: Vidro traz sensação de amplitude à residência compacta

 

 

Por se tratar de um terreno relativamente pequeno, de 250m² em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo, o maior desafio de concepção do projeto era a criação de uma residência com áreas integradas onde não houvesse essa sensação. A fachada é composta por um volume superior sóbrio, apoiado por dois pilares de concreto armado na garagem coberta, gerando um balanço de 2,70m.

Para trazer leveza ao conjunto optou-se pela instalação de um brise soleil metálico para controlar a incidência solar, gerando unidade estética para a fachada. No volume inferior um grande painel em alucobond se estende por toda a frente do terreno conformando um embasamento longitudinal, integrando as portas de entrada, serviço e quintal.  

 

 

 

No interior da residência os ambientes da cozinha, sala de jantar e estar são diretamente integrados e permeados pelo jardim lateral com o intuito de trazer a vegetação para o interior do projeto. Uma grande caixilharia camarão proporciona a abertura completa da sala de estar para o quintal e a área de churrasqueira no fundo do lote, unificando visualmente a residência da sua entrada até seu término. 

Foram utilizados em cada abertura da sala quatro folhas vidro temperado incolor de 8mm da linha Gold, de 3,02×2,40 na caixilharia de alumínio e de 4,20×2,65 – pé direito duplo na caixilharia camarão. Na lateral foram aplicados vidro temperado incolor de 8mm de 8,30×2,50, também da linha Gold. As instalações são da Japan Glass.

 

 

 

 

 

O pavimento superior apresenta o volume íntimo do projeto, com duas suítes acessadas através de uma sala de TV e um escritório totalmente abertos para o grande pé direito duplo formado pela sala de estar. Tal solução buscou evitar o desperdício de espaços com grandes corredores. Foram utilizados na caixilharia dos quartos, também de alumínio, quatro folhas vidro temperado incolor de 8mm de 3,02×2,40 da linha Gold.

A transição entre o pé direito comum e o pé direito duplo acontece através de uma grande caixa de marcenaria ripada. O pé direito comum na sala de jantar busca maior conforto e o pé direito duplo na sala de estar gera melhor insolação e aeração no ambiente, além de integrar socialmente o pavimento térreo ao pavimento superior. 

Na área de churrasqueira optou-se pelo apoio da laje com pérgolas através de um único pilar central, o travamento da estrutura ocorre através das duas vigas longitudinais da cobertura. A parede do fundo do lote foi revestida com mosaico em relevo, criando um grande painel voltado para a área social. O projeto dos arquitetos Arthur Oishi, Pedro Prado, Raphael Takano, da OTP arquitetura, concluído no ano passado, somou uma área construída de 220m².