Seção

Produtos

Vedação garantida

Durabilidade, eficiência e elasticidade estão entre os principais atributos oferecidos pelos selantes para vidro

06/08/2016

Aplicação de selante

Seja para vedar, fixar, colar, selar, preencher folgas ou calafetar, são cada vez mais diversificadas as opções de selantes para vidro disponíveis no mercado. Os produtos comercializados atualmente apresentam composições químicas específicas, que irão determinar a aplicação mais indicada no âmbito da construção civil. “Os selantes diferem basicamente em suas bases, estrutura molecular e aspectos físicos e técnicos”, esclarece o gerente comercial da Adespec, Marcelo Ponciano. 


Para escolher o selante mais adequado, é importante considerar alguns aspectos essenciais de aplicação, recomenda a engenheira de desenvolvimento da 3M, Barbara Nunes. “Deve-se avaliar qual o tempo de cura ideal, ambiente em que o selante será aplicado, se interno ou externo, e  os tipos de esforços de tração, cisalhamento, clivagem, etc. a que a junta será submetida”, explica. “Propriedades mecânicas como alongamento, tensão e capacidade de movimentação, resistência a intempéries e resistência química são fatores a serem levados em conta”, acrescenta Sérgio Freitas, gerente da Belmetal.


Segundo Freitas, os selantes de silicone estão entre os mais indicados para aplicação em vidros, sendo divididos em acético, neutro e estrutural. Os acéticos são utilizados em pequenas vedações internas e externas, explica. “Os silicones neutros, por sua vez, são bastante versáteis, podendo ser voltados tanto para aplicações internas como externas. Já os estruturais são normalmente empregados para fixação das chapas de vidro em fachadas, mas podem ser usados em outras aplicações, desde que sob testes prévios”, observa. 


Tanto os silicones neutros como os acéticos têm como função selar a junta e impedir a entrada de água e ar. “Quando aplicado corretamente, com a junta devidamente dimensionada, o silicone neutro absorve a movimentação estrutural e a dilatação dos diferentes substratos aplicados na fachada”, diz Freitas. Já o silicone estrutural é um adesivo que tem como função “colar”, portanto não tem a mesma capacidade de movimentação e deve ser utilizado principalmente na colagem de vidros em fachadas glazing. “Em geral, o silicone apresenta como vantagem uma alta resistência às intempéries e aos raios UV, excelente compatibilidade com o vidro e adesão em diferentes tipos de substratos”, informa o gerente.


Além dos produtos à base de silicone, outras categorias disponíveis no mercado são a dos adesivos e selantes de poliuretano (PU), híbridos e com acelerador. “Os selantes de poliuretano e híbridos apresentam uma adesão mais forte do que a maioria dos silicones. Assim, vedações realizadas com esses dois tipos de materiais, em geral, apresentam maior durabilidade, menor encolhimento, menor ressecamento e flexibilidade permanente”, explica Barbara Nunes, da 3M. 
“Um bom selante deve garantir vedação e elasticidade permanentes, mesmo após ser submetido a esforços”, ressalta Barbara. “Em muitos casos, o selante é aplicado entre materiais com coeficientes de dilatação diferentes, o que exige que o selante consiga se alongar e retrair acompanhando os substratos. Selantes de má qualidade podem descolar (falha adesiva), romper (falha coesiva), manchar os substratos (migração de cargas) ou ressecar/craquelar.”  A aplicação pode ser feita manualmente ou por meio de pistolas automáticas. Os substratos devem estar limpos, secos e isentos de qualquer contaminante. “Também é importante seguir as instruções de aplicação do fabricante”, orienta a engenheira.

Confira a seguir alguns tipos de selantes oferecidos no mercado nacional selecionados por nossa reportagem.

 


3M Selante 540 (base poliuretano)

 

A 3M tem uma linha completa de selantes, com um portfólio dividido em três categorias: selantes de PU, selantes híbridos e selantes com acelerador, de cura rápida. Entre os de poliuretano, o produto em destaque é o selante 540. Voltado para a construção civil é indicado para vedação de caixilhos, sacadas e juntas de dilatação e oferece como diferenciais elasticidade permanente e facilidade de acabamento. Propicia uma vedação permanente e elástica, com adesão superior em vidros. A aplicação é simples, dispensando esforços para retirada do cartucho e pode ser feita por meio de aplicadores manuais ou pneumáticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cascola
Flexite Uso Geral (base silicone)

 

Pertencente à multinacional alemã Henkel, a marca Cascola oferece uma linha completa de selantes para diversas aplicações na construção civil. Entre os destaques está o Cascola Flexite Uso Geral, indicado para a selagem de vidros, vitrines e boxes de banheiros, além de acabamento em louças sanitárias e louças de cozinha. O produto é incolor, apresenta resistência a raios UV, não fissura com o passar tempo e proporciona uma vedação permanente, desde que aplicado corretamente.  Por ser um produto 100% silicone, não encolhe e não trinca com o passar do tempo, selando por até 10 anos. É recomendado para selagem de vidros, vitrines, boxes de banheiros, selagem e acabamento em louças sanitárias e cozinhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Alpatechno
Obra-pro MS 65 (base híbrida)

 

A Alpatechno trabalha com uma linha completa de selantes para vidros, que atendem às mais diversas exigências de fixação e vedação. O destaque da empresa é o Obra-pro MS, multi-selante híbrido que adere aos mais diversos tipos de superfícies e acompanha as grandes movimentações das juntas de vedação de fachadas e coberturas. O produto oferece alta resistência e permite lavagem com produtos químicos para limpeza de fachadas. Sua fórmula à base de polímeros especiais de alto desempenho garante desempenho diferenciado. É indicado para as mais diversas situações de vedação de juntas, com ou sem movimento em geral, juntas de fachadas, pisos, coberturas etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

Amazonas
Fixa Tudo MS (base híbrida)

 

A Amozonas oferece selantes de variadas categorias, incluindo silicones neutro e acético e produtos à base de poliuretano. Lançamento recente, o Fixa Tudo MS segue a característica dos demais produtos que compõem o portfólio da marca: busca oferecer soluções que causem menos danos ao meio ambiente, mas garantam a qualidade das obras. De alta performance, o produto dispõe de tecnologia MS (Silicone Modificado), reunindo características dos silicones e dos selantes de PU. Outras vantagens são a resistência aos raios ultravioletas e rapidez de colagem. É isento de solvente, além de ter sua composição à base de água. É indicado para colar, selar e vedar os mais diversos tipos de materiais, entre eles espelho, cubas, pias, calhas, vidro, concreto, madeira, box para banheiros, além de áreas que necessitem de maior resistência à vibração.

 

 

 

 

 

 

Belmetal (Sika)
Família Sikasil (base silicone)

 

Comercializados com exclusividade no Brasil pela Belmetal, os silicones de engenharia da Sika constituem uma família de produtos, cada um indicado para um tipo de aplicação. Toda a linha de produtos Sikasil segue normas rígidas de produção, composições bem definidas, sem o uso de diluentes que aumentam volume de produto para baixar o custo. Desenvolvidos para aplicações em fachadas, vidros, metais e pedras naturais. Podem ser aplicados com instrumentos manuais, elétricos, pneumáticos e máquinas para bi-componente. A empresa disponibiliza um profissional para orientar as práticas corretas de uso, como especificação correta e acompanhamento na aplicação.

 

 

 

 

 

 

Adespec
Pesilox FixTudo (base Pesilox)

 

Um tipo de selante muito indicado para o mercado vidreiro é a linha Pesilox, tecnologia exclusiva da Adespec. São indicados para todos os tipos de aplicação, podendo portanto substituir todos os outros, além de oferecer uma aplicação duradoura. O principal produto da linha é o Pesilox FixTudo e seus derivados (Fixa Espelho Cebrace, EcoFix Guardian, Fixin AGC e Fixa Box Blindex).Como produtos ecológicos, são isentos de solventes e produtos voláteis. Não são mutagênicos, não atacam o sistema imunológico do usuário e não causam dores de cabeça, náuseas e enjôo. Oferecem alto desempenho, secagem rápida, são aplicáveis em áreas úmidas e não agridem os substratos a serem colados (vidros pintados, laminados, temperados, espelhos etc). São indicados para envidraçamento de sacadas, instalação de box, cubas e pias, colagens de espelhos, colagens de esquadrias de alumínio e PVC e todos os tipos de vidros.

 

Deixe seu comentário