Seção

Flash

USP São Carlos desenvolve vidro que muda de cor e cria efeito de camuflagem

Uma pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos desenvolveu um vidro que muda de cor, do amarelo para o verde, quando recebe corrente elétrica

Uma pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos desenvolveu um vidro que muda de cor, do amarelo para o verde, quando recebe corrente elétrica. Com isso, é possível camuflar objetos de acordo com o ambiente. A tecnologia pode ser aplicada tanto na área militar quanto na indústria de alimentos.
No caso de uma base militar no deserto, por exemplo, uma manta flexível impregnada com a tecnologia poderia ficar totalmente escondida. O mesmo ocorreria com um tanque de guerra em uma selva. Outra aplicação possível seria na indústria de alimentos. Mas, em vez de usar a corrente elétrica, a mudança de cor seria provocada pela alteração de temperatura. No caso de um alimento congelado, por exemplo, parte da embalagem ficaria verde e, em caso de descongelamento, amarela.

 


Para chegar ao sistema, os pesquisadores criaram camadas de filmes e soluções que conduzem energia. A eletricidade que percorre o vidro passa por uma espécie de gelatina e faz com que a placa mude de cor. Já existe no mercado um dispositivo parecido, mas nenhum com a mesma variação de cores. O projeto está em processo de patente no Brasil e também na Comunidade Europeia. As informações são do G1.

 

Deixe seu comentário