Uso do vidro de proteção solar é tendência no envidraçamento de sacada

Uso do vidro de proteção solar é tendência no envidraçamento de sacada

Capa: Uso do vidro de proteção solar é tendência no envidraçamento de sacada

As varandas transformaram-se em excelentes espaços para convivência e o envidraçamento tem sido cada vez mais procurado, devido a segurança, e praticidade. Os vidros de controle solar surgiram como mais nova tendência no envidraçamento devido as suas características de barrar a entrada de calor para dentro do ambiente e também como solução estética. Com o lançamento da Norma Técnica NBR 16259 específica para esta aplicação, a procura por soluções com mais benefícios está cada vez maior. Confira nesse post os tipos de vidro mais indicados e as vantagens do uso dos vidros de controle solar no fechamento de varandas.

 

Muitas pessoas buscam fechar suas varandas com cortina de vidro e para isso a primeira e mais importante preocupação é com a segurança dos usuários. Por isso, a NBR 16259 estabelece que para esse tipo de aplicação é preciso usar os vidros de segurança, temperado ou laminado. A vantagem de se utilizar o vidro laminado, é que em caso de quebra acidental os fragmentos de vidro ficarão presos à película PVB. Além disto, o PVB barra até 99,9% dos raios UV que desbotam os móveis, pisos e cortinas, além de serem danosos à pele humana.

 

Porém, se o objetivo é agregar conforto aos projetos de varanda de vidro, o vidro de controle solar se torna a opção ideal, graças a seus benefícios de barrar parte da entrada de calor para dentro dos ambientes e a possibilidade de outras cores. Quando falamos em cores, o mais comum no envidraçamento é a utilização do vidro transparente, porém na utilização dos vidros de proteção solar é possível ter outras opções.

 

Atualmente, existe uma linha de vidros de controle solar voltada para residências, com dois produtos muito neutros que se assemelham ao vidro incolor: o Habitat Neutro Incolor e o Habitat Neutro Azul. É importante salientar que essa definição de uso dos vidros de proteção solar em prédios precisa ser previamente descrita no manual do condomínio para que haja uma padronização e uniformidade da fachada, trazendo todos os benefícios da solução para todos os apartamentos.

 

Benefícios dos vidros de controle solar

1-Redução do uso de energia elétrica com ar condicionado por controlar a quantidade de raios infravermelhos que transmitem o calor irradiado pelo Sol para dentro do ambiente por meio do vidro.

2-Os vidros de controle solar refletivos garantem privacidade ao usuário durante o dia, sem limitar à vista externa dos usuários dentro dos ambientes.

3-A característica de reflexão também auxilia no controle de luminosidade dos ambientes e ofuscamento, aproveitando melhor a luz natural com menor utilização de cortinas e reduzindo os gastos com energia elétrica em iluminação artificial.

4-Integração com o ambiente externo, proporcionando a entrada de luz natural.

5-Aproveitamento da varanda o ano inteiro, independentemente do tempo.

6-Facilidade de limpeza.

7-Segurança.

8-No vidro temperado de controle solar é possível aplicar uma película extra de segurança.

9-Espessuras de 8 e 10mm nas opções de controle solar.

 

Fonte: PKO do Brasil