Seção

Flash

Sensações do futuro

No mês de outubro, a multinacional francesa Saint-Gobain encerrou, em Paris, o ciclo de exposições itinerante “Sensações do futuro”, realizado ao longo de 2015 em comemoração ao aniversário de 350 anos da empresa. Depois de passar por Xangai em janei

Ultraduros

 

Pesquisadores japoneses da Universidade de Tóquio desenvolveram um novo tipo de vidro ultra-rígido usando alumina, ou óxido de alumínio. O novo material é fino, mas atinge uma resistência muito elevada. Se chegar a ser comercializado, o material poderá significar maior durabilidade dos vidros usados nas janelas de edifícios, carros e em telas de celulares. O novo vidro pertence a uma categoria conhecida como “vidros óxidos”, que consistem geralmente de dióxido de silício, mas com sua resistência ampliada pela adição de alumina (AL2O3). “Em breve vamos desenvolver uma maneira de produzir em massa o novo material”, disse Atsunobu Masuno, membro da equipe, ao jornal Asahi Shinbun. “Estamos prevendo comercializar a técnica dentro de cinco anos.”

 

Praticidade no banheiro

 

O kit Box Elegance, da Ideia Glass, foi um dos produtos em destaque neste banheiro projetado pelos arquitetos Luana Fontes e Rafael Oliveira para um

 ?casal, orientado por uma proposta moderna, prática e clean. O ambiente de 2,38 m² foi todo decorado em tons claros como o off white, o branco e o bege. Para agregar sofisticação, na área de banho foi usado um revestimento que faz referência a pastilhas em madrepérola. A área do box conta com nichos embutidos nas paredes. “As roldanas aparentes do box trouxeram leveza ao ambiente”, afirma Luana Fontes.

 

Parceria internacional

 


A GlassParts deu mais um passo em seu planejamento de trazer ao mercado nacional as mais avançadas tecnologias do mercado mundial. A empresa firmou uma parceria com a italiana Maver Glass Machinery, para a representação, assistência técnica especializada e reposição de peças para toda a América do Sul. A Maver é especializada em projetar e produzir mesas de corte de vidro de alta tecnologia. O atendimento personalizado agrega serviços de consultoria no planejamento de linhas de corte. Apontados entre os melhores do mundo, os equipamentos da Maver incluem um ampla uma linha para processamento de vidros float, como mesas de corte, laminadoras e mesas carregadoras.

 

 

 

 

   Sistemas para guarda-corpo

 

Resultado de uma parceria com a fabricante alemã Q-Railing, a paranaense BBa, pertencente à marca Reiki, lançou no mercado o sistema para guarda-corpos de vidro da linha Duotec. O diferencial do modelo consiste em sua estrutura de encaixe, própria para receber os produtos da Reiki, sem necessidade de adaptações. Versáteis e de fácil instalação, os sistemas da Q-Railing oferecem ampla variedade de acabamentos e cores e podem ser vistos em algumas das arenas erguidas recentemente no Brasil, como a Arena Palmeiras, em São Paulo, e a Arena Amazonas, em Manaus.

 

 

Vivix lança linha de espelhos Vivix Spelia

 

A Vivix Vidros Planos acaba de anunciar o lançamento de sua linha de espelhos, a Vivix Spelia. O novo produto é fabricado a partir de um processo sustentável único no País, em que 100% da água e da prata aplicadas são recicladas. Além disso, usa a tecnologia Copper Free e Lead Free, ou seja, são livres de cobre e chumbo, e ainda tem maior brilho, durabilidade e garantia de doze anos. Disponíveis nas versões incolor e cinza, com espessuras de 2 a 6 mm, os espelhos Vivix Spelia são produzidos dentro de rigorosos critérios de qualidade, em concordância com a norma ABNT NBR 14696 de espelhos de prata e com a norma internacional EM 1036. Conforme o planejamento da Vivix, no início das operações a empresa produzia exclusivamente vidros planos incolores, de diversas espessuras. A seguir, foram adicionados os vidros coloridos (Vivix Colora), nas cores verde e cinza. Mais recentemente foi a vez da linha de vidros laminados (Vivix Lamina). Em outubro, a Vivix começou a fabricação dos espelhos Vivix Spelia, que desde novembro já estão sendo comercializados. “Concretizamos em 2015 importantes projetos, como a implantação das linhas de laminados e espelhos, cumprindo o compromisso que assumimos com o mercado desde nossa implantação“, afirma o presidente da Vivix, Paulo Drummond. 

 
Arquitetura sustentável 

 


Entre os dias 10 e 12 de novembro, o Expo Center Norte, em São Paulo, foi palco da 2a edição da Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração. Realizada pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, a feira reuniu 100 marcas expositoras, voltadas para tecnologias e produtos sustentáveis para a arquitetura e construção civil, e recebeu mais de 8 mil visitantes. Paralelamente à feira, o espaço Ilha do Conhecimento ofereceu palestras gratuitas coordenadas pela Revista 
GreenBuilding e expôs maquetes com produtos sustentáveis.

 
Ponte de vidro racha na China

 


A ponte de vidro foi inaugurada em setembro e permite que a 1.080 metros de altura se veja o monte Yuntai, na província de Henan, na China. Em 5 de outubro, segundo algumas testemunhas postaram nas redes sociais, ouviu-se um forte estalo, a ponte tremeu e alguns vidros se estilhaçaram. A estrutura se manteve firme, mas o incidente causou pânico às dezenas de turistas que atravessavam a ponte naquele momento. Segundo o portal de notícias People’s Daily Online, um porta-voz do departamento de turismo do monte Yuntai informou que os vidros racharam, depois de um turista ter deixado cair uma caneca de inox. A mesma fonte acrescentou que, das três camadas de vidro, apenas uma rachou – não comprometendo a segurança dos turistas. A ponte foi fechada para manutenção. 

 

 

 

 
Mais vidro

 


A Alcoa lançou um novo sistema de esquadrias destinadas ao segmento residencial, de médio e de alto padrão. A Linha Gold conta com três versões diferentes, destinadas às principais tipologias do mercado e que podem ser fabricadas com os mesmos perfis em um mesmo estampo. A nova geração de esquadrias agrega uma série de benefícios ao portfólio da Alcoa. A Linha Gold foi recriada por completo, tanto nos perfis como nos componentes utilizados, com o objetivo de atender às premissas de mercado, sem deixar de lado pontos como design, conforto acústico e maior desempenho. Visualmente, a linha conta com uma área envidraçada maior se comparada às tradicionais, recurso obtido por meio da aplicação de baguetes ocultas, além de fechos instalados no marco.

 

 

Nobreza na cozinha

 


A Brastemp apresentou ao mercado a linha Brastemp Vitreous, um novo conceito de cozinha que aposta no vidro em cada detalhe. Principal elemento de design da linha, o vidro branco foi o material escolhido para conferir nobreza, durabilidade e sofisticação aos produtos, que incluem refrigerador, cooktops de indução e a gás, forno elétrico, micro-ondas, coifas de ilha e parede e lava-louças. Segundo a empresa, o vidro branco é tendência para as cozinhas, além de representar uma alternativa às linhas de inox para o público premium. O lançamento foi acompanhado de uma ação na Casa Gerassi, em São Paulo, projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha com uma linguagem que privilegia a iluminação natural por meio do uso de vidro. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário