Seção

Arquitetura e Vidro

Saiba Quais são os Tipos de Vidros mais Seguros e Resistentes

A indústria vidreira produz materiais com máxima resistência e que podem ser aplicados até como elemento estrutural

24/08/2020

O vidro é um material que busca se tornar cada vez mais seguro e versátil. A indústria vidreira evoluiu a cada ano para criar materiais com as mais diversas funcionalidades e níveis de resistência.

 

Hoje, o vidro pode assumir praticamente todos os papéis em uma construção, inclusive ser utilizado como elemento estrutural.

 

Assim, o vidro pode ser aplicado, com total segurança, em pisos, escadas, coberturas e paredes.

 

Claro que essas aplicações demandam vidros com maior resistência, alguns, inclusive, são resistentes à vandalismos e até tiros. 

 

Vidros ultra resistentes

 

Os tipos vidros mais seguros e resistentes em geral são formados por duas chapas, para conferir maior resistência, geralmente intercaladas por algum interlayer. 

 

Cada tipo de camada intermediária terá uma finalidade. Alguns tipos de vidro podem ter mais de duas chapas ou até serem compostos por vidros temperados para intensificar a resistência. 

 

Confira a seguir os principais tipos de vidros mais seguros e resistentes que podem ser utilizados em pisos, fachadas e coberturas. 

 

Vidro multilaminado

 

O vidro multilaminado passa por um processo de beneficiamento que une várias camadas de vidros intercaladas com películas de PVB ou outros materiais, assim como é feito com o vidro laminado.

 

A diferença é que neste tipo de vidro são utilizados mais de duas chapas, geralmente três ou até quatro, para conferir maior resistência. 

 

Entretanto, vale ressaltar que nem sempre espessura é sinônimo de maior segurança. Inclusive algumas tecnologias são agregadas à produção do vidro para reduzir a espessura e a peça não ficar tão pesada. 

 

Vidro temperado-laminado

 

O vidro temperado-laminado é feito a partir da laminação de duas ou mais peças de vidros temperados. 

 

O conjunto reúne as qualidades de dois produtos considerados de segurança, com características essenciais para vários tipos de aplicação, sendo cinco vezes mais resistentes que um vidro laminado comum de mesma espessura. 

 

Vidro aramado

 

Fabricado como o vidro impresso, o vidro aramado também é considerado um vidro de segurança, pois possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. 

 

A rede metálica incorporada ao vidro tem como função principal segurar os estilhaços de vidro na hora do rompimento da placa, ou seja, em caso de quebra, o vidro fica preso à rede metálica, deixando o vão indevassável até sua substituição, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra. 

 

Vidro Blindado

 

Trata-se de um vidro multilaminado que recebe uma película especial no final de sua composição, evitando assim que o projétil atravesse o conjunto. 

 

Existem tipos de vidros blindados diversos, resistentes a projéteis de diferentes calibres, inclusive a disparos de fuzil. 

 

Antivandalismo

 

Este é um vidro multilaminado, desenvolvido para aguentar até 70 golpes sem que o vão seja devassado, reduzindo os riscos de acidentes causados pela quebra. Os fragmentos de vidro ficam presos, como em todo vidro laminado.

 

São aplicados em locais que precisam zelar pela sua segurança patrimonial, pois resiste à ações de vandalismo como golpes como pedradas, marteladas e machadadas. 

 

Deixe seu comentário