Seção

Dicas e Aplicações

Saiba o que diz a norma NBR 14. 207 sobre a película de segurança para box de banheiro

A norma técnica orienta quanto à instalação, cuidados e validade. É importante também seguir as recomendações do fabricante do produto

26/08/2019

 

De acordo com a norma NBR 14.207, o box de banheiro deve ser instalado com vidro de segurança, laminado ou temperado, sendo este último o mais comumente utilizado. O vidro temperado tem uma resistência até cinco vezes maior do que o vidro comum, mas também quebra e precisa ser manuseados com cuidado, pois não retém os cacos de vidro em caso de quebra como o vidro laminado.

 

Uma alternativa para aumentar a segurança, é a aplicação de uma película externa ao vidro para reter cacos em caso de quebra. A película de segurança para box de banheiro, diferentemente da película decorativa, tem a função de proteger os usuários em caso de acidente e pode agregar valor ao projeto, desde que bem especificada. 

 

A norma NBR 14. 207 não determina obrigatoriedade da película de segurança para box de banheiro. Entretanto, caso queira colocar ou este seja um pedido do cliente para reter os cacos de vidro em caso de quebra - algo importante caso haja crianças como usuárias, a norma lista algumas recomendações, as quais resumimos a seguir. 

 

Instalação da película de segurança para box de banheiro

De acordo com a norma, a película de segurança deve ser instalada do lado externo do boxe. A instalação da película de segurança deve garantir o ancoramento do sistema da película de segurança/vidro temperado quebrado. Para isso a película deve ser instalada sob as peças responsáveis pela sustentação da peça de vidro.

 

Portas de correr e de abrir

No caso da porta de correr, a película de segurança deve ser instalada sob as roldanas e, no caso da porta de abrir, a película de segurança deve ser instalada sob a dobradiça. 

 

box de correr com roldanas aparentes douradasImagem ilustrativa de box de correr com roldanas aparentes douradas da Ideia Glass

 

Distância da extremidade

A película de segurança deve estar instalada até um limite máximo de 5 mm da extremidade do vidro. 

 

Recomendações do fabricante

A instalação da película de segurança deve ser feita por profissionais devidamente treinados, seguindo os procedimentos de instalação e produtos de aplicação recomendados pelo fabricante da película de segurança.

 

Tempo de cura do produto

Após a instalação da película de segurança sobre o vidro, conforme orientação do fabricante da película de segurança é necessário aguardar um período mínimo de 2 h para a instalação do sistema de sustentação da peça de vidro.

 

Validade da película de segurança para box de banheiro

É necessário trocar a película porque ela tem validade. Não fazer a substituição da mesma pode comprometer todo o produto e causar um acidente maior do que se nem tivesse película. Para fazer a troca da película é necessário desmontar o box e instalar novamente as ferragens para manter a integridade da película por toda a chapa de vidro.

 

Confira ainda 13 dicas para quem trabalha com box de vidro e 5 dicas para o box perfeito.

 

Deixe seu comentário