Seção

Arquitetura e Vidro

Saiba como escolher o vidro mais eficiente para seu projeto

Iluminação controlada, privacidade, maior segurança, conforto térmico ou acústico. Cada situação vai pedir uma função especial deste material tão versátil e com alta tecnologia agregada

19/10/2020

O vidro pode assumir diversas funcionalidades em um projeto. Para especificar o tipo de vidro mais eficiente é preciso analisar e combinar as necessidades do cliente com as características do local onde o imóvel está instalado.

 

Estética diferenciada

 

Em  áreas internas, muitas vezes o objetivo é apenas separar ambientes de uma forma moderna e sofisticada. Para tal, o mercado vidreiro oferece diversas opções para cada tipo de projeto.

 

Para diferenciar o local, podem ser utilizados, em divisórias, por exemplo, vidro impressos, que possuem muitas alternativas de desenhos e ainda possibilitam controlar a privacidade. Se o objetivo é limitar a visibilidade de um ambiente para outro, há outros tipos de vidros translúcidos como o acidado.

 

Em revestimentos, vidros coloridos são uma ótima alternativa. Há ainda a possibilidade de inovar ainda mais com a impressão digital em vidro, que permite recriar estampas, desenhos, fotos e até a textura de materiais como pedra e madeira. 

 

Privacidade controlada

 

Além dos vidros translúcidos e até os coloridos para quem deseja diminuir a visibilidade de um ambiente para o outro sem bloquear totalmente a passagem de luz, existe uma tecnologia que permite alternar entre transparência e translucidez. São os vidros polarizados. Há alguns que podem ser modificados manualmente, através de um botão, e outros que mudam automaticamente. 

 

Conheça os vidros eletrocrômicos, termocrômicos e polarizados: https://bit.ly/2YX1fEB

 

Isolamento  acústico

 

Quando a troca de som de um ambiente para outro não é muito grande, um vidro laminado comum já proporciona um bom isolamento. Porém, em locais com maior intensidade sonora pode ser necessário especificar um vidro duplo ou insulado.

 

Este tipo de vidro possui uma câmara de ar entre as duas chapas de vidro que faz com que o som se dissipe e não passe de um ambiente para outro. A necessidade de isolamento vai determinar a espessura do vidro e se será preciso mais de duas chapas. 

 

Saiba mais sobre os vidros duplos: https://bit.ly/37iczkB

 

 

 

Conforto térmico

 

Para controlar a entrada de calor existem diferentes tipos de vidro, o próprio vidro duplo já possibilita, juntamente com o isolamento acústico, um bom desempenho térmico. 

 

Entretanto, para essa função em especial há os vidros refletivos e os low-e, de baixa emissividade. Estes tipos de vidro possibilitam um bom isolamento térmico sem comprometer a entrada de luz. 

 

Saiba mais sobre os vidros de controle solar: https://bit.ly/3j79RRa

 

Conheça os vidros low-e e como aplicá-los: https://bit.ly/3h55iH1

 

 

Segurança garantida

 

Portarias de prédios, tanto comerciais como residenciais, assim como vitrines de lojas que comercializam produtos de alto valor, demandam vidros blindados ou pelo menos o vidro antivandalismo, que é mais resistente que o laminado comum e aguenta mais de 70 golpes sem abrir o vão. 

 

Já o blindado, também disponível em diversas versões, é resistente a diferentes tipos de projéteis, inclusive de fuzil. A especificação vai depender do nível de risco do local. 

 

Preparado para emergências

 

Em locais fechados com grande movimentação de pessoas é essencial seguir as recomendações do corpo de bombeiros para garantir a segurança do público em casos de acidentes.

 

Uma das exigências da lei é a instalação de portas corta-fogo para facilitar a evacuação rápida das pessoas se houver um incêndio 

 

Para garantir ainda mais a segurança podem ser especificadas portas de vidro resistente ao fogo. Neste caso, a rota de fuga fica totalmente  visível.

 

Os vidros resistentes ao fogo também são aplicados em locais com intenso calor, como em cozinhas e churrasqueiras, as quais ficam muito sofisticadas quando feitas com este material. 

 

Limpeza e assepsia

 

Para clínicas e hospitais que precisam de grande assepsia, a indústria vidreira desenvolveu o vidro anti bactéria, que mata 99% das bactérias presentes no ambiente. 

 

Outra alternativa para locais que precisam estar com a limpeza sempre impecável é o vidro autolimpante, que também é indicado quando o vidro é instalado em locais de difícil acesso para limpeza constante, como fachadas em ambientes que possuem o pé-direito muito alto.  

 

Veja como é produzido o vidro autolimpante e suas características: https://bit.ly/3kjtSWg

 

 

 

Vidros indicados para clínicas e hospitais: https://bit.ly/3o6RIH2

 

 

 

Deixe seu comentário