Seção

Produtos

Quanto mais aparente melhor

De peças meramente funcionais, roldanas passam a desempenhar papel de destaque na decoração dos ambientes

27/07/2016

IDEIA GLASS | BOX ELEGANCE Além das roldanas aparentes, o sistema da Ideia Glass oferece diferenciais tecnológicos como um segundo pino de segurança e tampas rosqueadas, que facilitam a instalação do kit e a futura manutenção dos boxes sem a necessid

Harmonia, renovação, sofisticação, conforto. Palavras-chave no mundo da decoração, tais atributos vêm-se tornando cada vez mais corriqueiros em ambientes até pouco tempo atrás relegados a segundo plano nos projetos de interiores. É o caso dos banheiros, áreas que vêm ganhando crescente atenção de designers e decoradores em busca da máxima valorização desses espaços, frequentemente apertados e de formatos pouco favoráveis.

 

Os boxes exercem papel importante nessa composição, e o grande diferencial oferecido pelos fabricantes de kits tem-se concentrado nas roldanas aparentes, com modelos que substituem os habituais sistemas de alumínio em que as peças ficam escondidas dentro dos perfis. “Ferragens aparentes conferem um tom de modernidade e tecnologia”, avalia Naldo Alves, da fabricante Rollit, especializada em ferragens de aço inox. “Uma inovação recente são as roldanas de piso, caso do nosso sistema Solo E, em que a carga é repassada às ferragens inferiores e o deslizar torna-se mais suave.” 

 

“Nos últimos anos, o mercado se direcionou a instalações mais leves e limpas, uma tendência que já vinha acontecendo na Europa e na Ásia”, comenta Leonardo Carvalho, gerente de vendas da Tecnocast. E acrescenta: “No mercado europeu, por exemplo, kits expostos (sem perfis de alumínio) são praticamente onipresentes quando se menciona box de banheiro. Na última feira Glasstec, em outubro, a tecnologia não só foi reafirmada como também evoluiu em diversos aspectos, como silicones rígidos para vedação acompanhados de ímãs”. Para o gerente de marketing da Ideia Glass, Erico Miguel, os sistemas com roldanas aparentes são uma novidade tecnológica em relação aos kits tradicionais. “Trata-se de um acabamento com forte apelo decorativo e cada vez mais explorado pelos arquitetos. Além disso, os kits têm-se desenvolvido muito em quesitos como praticidade e facilidade de instalação, caso do Box Elegance, em que as tampas das roldanas apresentam sistema de rosca e contribuem também para a manutenção do boxes, ao eliminar a necessidade de desmontar o conjunto inteiro da roldana.”

 

Outra vantagem, avalia Carvalho, é a facilidade de limpeza do conjunto. “Além de criarem um ambiente mais pesado e carregado, os modelos convencionais apresentam complicações para o consumidor final, como acúmulo de sujeira e de bolor. Isso porque as partes internas ficam muito inacessíveis para limpeza.

 

No caso dos kits com roldanas expostas, todo o sistema fica exposto, e os acabamentos brilhantes e cromados dispensam produtos químicos para a limpeza.”


Confira, a seguir, alguns modelos de kit box com roldanas aparentes selecionados pela nossa reportagem.

 

 

1. GLASS VETRO | BOX SF 180 
O kit para Box SF 180 é a estrutura completa para o box, menos o vidro, que também pode ser utilizado em fechamentos de áreas. Lançamento da Glass Vetro neste ano, o produto é uma exclusividade da empresa no Brasil e foi desenvolvido na Europa para atender a segurança dos usuários. Além de ser acessível, o produto apresenta design diferenciado e “clean”. Ao contrário do trilho, as ferragens levam roldanas aparentes, que facilitam a abertura e fechamento da porta pelo deslizar destas roldanas. A ausência da guia inferior, que aparece nos boxes tradicionais, permite a passagem de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

 

 

 

2. TECNOCAST | BOX LIGHT 
O kit tem como principal diferencial o fato de dispensar engenharia nos recortes dos vidros, ou seja, todo o sistema é aplicável em recortes de vidros padrão, de 1,88m x 1,84m. Além de reduzir consideravelmente os custos finais, esse detalhe ajuda o vidraceiro a conseguir vidros à pronta entrega. O sistema é plenamente adaptável e permite o aproveitamento dos mesmos vidros no caso de substituição de um kit box antigo. O modelo F1 do Box Light está há cerca de 6 meses no mercado. Na feira Vitech, a empresa apresentou os modelos F2, com duas portas fixas e uma de correr, F3, com duas portas fixas e duas de correr e C1, de canto, com duas portas fixas e duas de correr. Os kits são compostos basicamente de perfis de alumínio brilhante e roldanas e suportes de zamac, que garantem um visual bonito, limpo e durável.

 

 

 

3. ROLLIT | BOX SPIDER
Dentre os destaques da empresa, o modelo Spider apresenta roldanas com design totalmente inovador e diferenciado. Fugindo totalmente aos padrões convencionais, as roldanas conferem aparência arrojada ao ambiente, com acabamento fino e chamativo. O kit de correr é composto por duas roldanas, trilho, flange de fixação para trilho, suporte do vidro-fixo, stop superior e inferior, guias, perfi l inferior, puxador de 1 furo, tampas de acabamento, chave allen e parafusos. O sistemaainda conta com trava de segurança nas roldanas, para prevenir acidentes em caso de quebra do vidro.

 

 

 

4. ATHENAS PUXADORES | KIT BOX ATHENAS
Recém-lançado pela empresa na Fesqua-Vitech, o kit foi desenvolvido para altura de vidro padrão, com a proposta de oferecer inovação, praticidade e preço competitivo, além de design diferenciado. A roldana é composta por dois rolamentos internos, de modo que o peso da porta fique mais bem distribuído, propiciando deslizamento mais suave. O envernizamento evita atritos com o trilho e confere acabamento de aparência sofi sticada. A porta é montada no prisioneiro, que é ligado diretamente à parte interna do suporte da roldana. Feita em aço, a peça suporta portas de até 1 m de largura. A fixação do suporte das roldanas inclui uma arruela em PVC, para garantir maior aderência e evitar contato direto com o vidro, com travas para não escorregar. No perfil U da porta há três amortecedores de impacto em resina, que funcionam também como convite, evitando choque direto da porta com o perfil U.

Deixe seu comentário