Seção

Arquitetura e Vidro

Qual é o melhor tipo de vidro para usar em áreas que batem muito sol?

Saiba quais são as tecnologias agregadas ao material que proporcionam maior conforto onde há muito incidência de raios solares

18/04/2022

O vidro é um material muito utilizado, especialmente para explorar o sol e a iluminação natural. Ele permite a troca de luz entre os ambientes externo e interno, porém, também há transferência de calor.

Para garantir ainda mais qualidade de vida aos usuários de uma construção, existem alguns tipos de vidro com tecnologias agregadas, ideais para serem aplicados em áreas que batem muito sol, conforme apresentamos a seguir. 

 

Vidro refletivo ou de controle solar 

 

O vidro mais recomendado para controlar o nível de luminosidade e, principalmente a troca de calor, é o de controle solar; os raios solares são filtrados por uma camada metalizada invisível a olho nu, barrando a passagem de calor. A porcentagem de isolamento térmico vai depender do teor da metalização indicada para cada região e da incidência solar. 

Com o material, é possível manter o ambiente fresco sem o uso do ar condicionado ou com menos intensidade, proporcionando economia de energia elétrica, inclusive pela iluminação natural. Por isso, os vidros de controle solar são escolhidos para edifícios sustentáveis. 

 

Vidro low-e ou de baixa emissividade 

 

Também conhecido como vidro de baixa emissividade, o vidro low-e possui uma camada de óxido de prata que absorve raios infravermelhos e diminuem a passagem de calor para o ambiente interno da construção. O controle da temperatura não interfere na transferência de luz, garantindo o aproveitamento da iluminação natural com conforto térmico. 

 

Vidro duplo ou insulado 

 

Formado por duas ou mais chapas com uma camada de ar intermediária, o vidro insulado, também chamado de duplo, isola, especialmente, o som entre ambientes. Esse tipo de vidro promove ainda um controle da troca de temperatura, podendo ser utilizado em áreas que batem muito sol e que também demandam isolamento acústico. 

 

Vidro translúcido, impresso ou colorido 

 

 

Os vidros opacos, coloridos ou com texturas, que possuem menor transparência, também podem ajudar a controlar a entrada de luz em locais muito iluminados. Neste caso, são uma possibilidade apenas quando o objetivo é equilibrar a luminosidade em regiões mais frias, pois não promovem isolamento térmico. 


 

Deixe seu comentário