Seção

Produtos

Proteção com estilo

Guarda-corpos de vidro são peça-chave na valorização de ambientes externos e internos

02/08/2016

Guarda-corpos de vidro são peça-chave na valorização de ambientes externos e internos

Tendência incontestável no universo da arquitetura e da decoração contemporâneas, guarda-corpos de vidro frequentemente figuram entre os destaques dos projetos atuais. Capazes de agregar, a um só tempo, leveza, transparência e sofisticação, quando aplicados em guarda-corpos os vidros ainda acrescentam um visual clean e moderno ao ambiente. “O vidro tem a capacidade de delimitar áreas com segurança, sem comprometer a amplitude dos espaços. A ferragem, por sua vez, possibilita a fixação com um toque de personalidade que valoriza o ambiente”, comenta o diretor da fabricante WR Glass, Willmerson Ramos.

 

“O vidro salta aos olhos quando presente neste tipo de aplicação”, avalia o diretor da T2G, Mauricio Margaritelli. “Especialmente quando especificado com um sistema de alta qualidade, o guarda-corpo de vidro torna-se um diferencial no ambiente – seja em uma proposta minimalista ou em um projeto mais complexo, onde segurança e durabilidade são essenciais”, observa o diretor. “O vidro também oferece agilidade e economia na construção”, acrescenta André Costanzo, gerente da Glass Vetro.

 

De fato, as soluções ofertadas hoje no mercado nacional se mostram versáteis e ajustáveis a cada necessidade. Arquitetos e designers de interiores têm à disposição um grande leque de opções, tanto para áreas externas como internas. “Há, por exemplo, a possibilidade de um corrimão com acabamento e conexões imperceptíveis, em que os parafusos não ficam à mostra”, cita Margaritelli. Para Carlos Cesar Coelho, da B&C, “a tendência é que cada vez mais as partes metálicas fiquem discretas no projeto, valorizando a transparência do vidro”.

 

Amplamente empregados em ambientes de linguagens diversas e destinados às mais variadas funções, as ferragens para guarda-corpos de vidro têm se mostrado soluções ideais, tanto pela praticidade de instalação como pelas funcionalidades e propostas estéticas. “São os produtos de nossa linha que mais vendem atualmente”, revela Costanzo. “Para se ter uma ideia, o perfil Infinity View está presente em três estádios construídos para a Copa de 2014.” 

 

Segundo André Costanzo, da Glass Vetro, os modelos atuais acompanham a tendência da arquitetura moderna de buscar cada vez mais transparência e menos interferência visual. “A Glass Vetro tem investido bastante em tecnologia para reduzir os tamanhos das peças e, ao mesmo tempo, manter excelência em funcionalidade, qualidade e design.” Quanto às tecnologias incorporadas, o gerente cita os sistemas de perfis, que eliminam a necessidade de furar o vidro, permitindo uma instalação fácil e rápida. “Há também as pinças, que oferecem design diferenciado, e muitas também dispensam furo”, acrescenta. “Com relação à instalação, é essencial que a superfície tenha um substrato adequado para suportar a pressão do sistema e do vidro e que não haja desníveis”, alerta Costanzo. Em geral, informa ele, os guarda-corpos utilizam vidros laminados de temperados, com uma composição padrão de duas folhas de 6 mm. 

 

Os botões prolongadores também têm sido muito explorados, por se adaptaram facilmente aos painéis de vidro, sem qualquer tipo de solda. “Sistemas assim oferecem conexões bidirecionais de ajuste, e sua base também apresenta espaço para um sistema de ancoragem mecânica”, diz Margaritelli. 
Erico Miguel, diretor da Ideia Glass, ressalta que, como os guarda-corpos costumam ser instalados em áreas externas, é imprescindível estar atento à resistência do material que compõe o produto. “Também é importante avaliar o local onde o sistema será instalado. Algumas áreas permitem apenas a instalação com corrimão, outras com prolongador. Para cada obra há uma regra”, indica Miguel. “Nunca sobrecarregue as peças com o peso do vidro porque, além desse peso, elas devem suportar o peso das pessoas apoiadas”, ressalta o diretor. 

 

Confira, a seguir, algumas peças e sistemas de ferragens para guarda-corpo de vidro disponíveis atualmente no mercado nacional.

 

Glass Vetro

Infinity View

 

Com ampla experiência no ramo de ferragens para vidro, a Glass Vetro destaca sua linha de perfis Infinity View, que, dispensam a necessidade de furo no vidro. Presente nas arquibancadas dos estádios Itaquerão, Arena da Baixada e Arena Pantanal, o sistema permite instalação fácil e rápida. O modelo confere total transparência à composição, sem nenhum elemento aparente. O material usado na produção é o dura-alumínio.

 

Funisa

Junção esférica articulável e coluna New Spider

 

A Funisa tem se especializado em métodos cada vez mais ágeis de instalação, e suas peças são projetadas visando esse objetivo central. O mais recente lançamento da empresa é a junção esférica articulável, que possibilita adequação a qualquer ângulo, dispensando soldagem e acabamento no local da obra e garantindo facilidade, qualidade e resistência ao processo de montagem. Os diferenciais do produto residem em seus processos fabricação, voltados para flexibilidade e adequação a cada necessidade, na excelência do acabamento, oferecidos em diversas versões, tanto escovado como polido, e na matéria-prima de composição, em inox 304 certificado, que garante qualidade e resistência a oxidação. Com 350 mm de altura, as colunas New Spider também são destaque no portfólio da empresa. Podem ser usadas tanto em sacadas como em escadas, fazendo a união entre duas chapas de vidro. Na parte superior, pode ser acrescido um passa-mão, conforme a necessidade do local. Substitutas das torres verticais, são indicadas para vidros de 10 mm temperados ou para laminados de 5+5 mm, O lançamento foi simultâneo à junção esférica articulável, possibilitando um conjunto de montagem simples e visual leve.

 

T2G

Easy Glass Slim e 3kN (Q-railling)

 

Os modelos fabricados pela alemã Q-railling oferecem praticidade e agilidade na instalação, pois utilizam sistemas de ancoragens, calços e cunhas que permitem uma rápida fixação dos perfis no concreto e um alinhamento simples e perfeito do vidro. A linha Easy Glass acomoda vidros de 12 mm a 21,52 mm, sendo recomendada pela Q-railing a utilização de vidros laminados e temperados. O sistema mais sofisticado é o Easy Glass Slim, com desenho elegante e voltado para projetos minimalistas, em áreas internas e externas. O Easy Glass Slim apresenta um elemento de fixação de base diferenciada, com formas e dimensões compactas e sofisticadas. É uma solução econômica, segura, de rápida instalação e ideal para projetos comercias. Pode ser instalado em escadas, varandas e outros locais onde exista a possibilidade de instalação de um guarda corpo. O acabamento em aço inoxidável (opcional) permite utilização em áreas aparentes, mantendo a sofisticação.

 

 

Ideia Glass

Prolongador Max

 

Na linha de guarda-corpos, a Ideia Glass inovou ao lançar os prolongadores Max. Patenteados pela fabricante, são os primeiros prolongadores reguláveis desenvolvidos no mercado mundial. O produto tem uma rosca em seu interior, que pode aumentar ou diminuir o tamanho da peça, tornando a instalação muito mais prática, fácil e rápida. Entre as inovações mais recentes agregadas ao produto está a sofisticada linha Max Premium, um prolongador regulável 100% fabricado em aço inox polido, com duas medidas diferentes. Além de fáceis de instalar, os prolongadores da Ideia Glass suportam bastante peso e oferecem design diferenciado. Suas peças apresentam acabamento discreto, fazendo com que o vidro pareça estar “flutuando”.   

 

 

Metalúrgica WA

Pinças, prolongadores, corrimãos e travas

 

Com foco na oferta de opções para variadas necessidades de instalação, a WA procura diversificar sua linha com produtos que se diferenciam do padrão oferecido no mercado para a mesma função. Entre os lançamentos da empresa estão o prolongador regulável, as pinças para vidro e um novo sistema de travas tubulares, além de uma linha de corrimãos especialmente voltada para portadores de necessidades especiais. Fabricados 100% em alumínio, os produtos da WA oferecem estética aliada a preços acessíveis como vantagem principal, além de um acabamento reforçado, conferindo segurança à obra. Projetados com base na facilidade de instalação e baixo custo, são de fabricação 100% nacional, com isso propiciando facilidade de reposição das peças ou mesmo de mudança ou ampliação de um projeto, mantendo a mesma harmonia nos ambientes. O leque de produtos da WA se adapta a todos os tipos de vidros e montagens. As pinças (foto) são oferecidas em dimensões de 20 e 30 cm. Ambos podem fixar vidros de 8, 10, 12 e 15 mm. Contam ainda com borrachas superaderentes, que propiciam excelente fixação.

 

WR Glass

Clean View

 

Para o desenvolvimento de suas ferragens, a WR Glass aposta em acabamento aperfeiçoado, simplicidade de instalação, qualidade do material e design moderno. O sistema para guarda-corpo da empresa é composto por perfis de alumínio maciço com 2,5 m de comprimento, com acabamento natural fosco de alto padrão, voltados para a fixação de chapas de vidro laminado e temperado de 12 a 15 mm. A instalação requer apenas cinco furos no piso. O produto é instalado com chumbadores em aço inox, que garantem segurança ao conjunto. O alumínio, por sua vez, acrescenta resistência e durabilidade à composição.  

 

B&C

Torres e prolongadores

 

Confeccionados em aço inox AISI 304 e AISI 316, as ferragens da B&C oferecem alta resistência mecânica e química, além de estética diferenciada. Indicada para qualquer tipo de vidro laminado e/ou temperado, a linha da fabricante é composta por prolongadores reguláveis, ideais para ajuste de prumo, prolongadores laterais, para escadas e/ou sacadas com face de instalação estreita, e prolongador fixo quadrado, além de torres quadradas e redondas para corrimão e sacada. 

 

Belcom

Botton 4360

 

 

Lançamento recente da Belcom, o botton 4360 foi desenvolvido na Itália e hoje é vendido em todo o mundo. Fabricado em aço-inox maciço e com 50 mm de diâmetro, o produto oferece ganhos em resistência e segurança como principais diferenciais. O modelo passou por uma série de testes na Itália, que estipularam normas técnicas para o vidro em relação à sua espessura, tipo e medidas, atestando o alto grau de resistência que são capazes de conferir a uma instalação. “Como o guarda-corpo é um item de segurança, não se preocupar com essa questão pode ser um grande risco, tanto para o fornecedor quanto para o consumidor final”, afirma Robson Perez, do departamento de marketing da Belcom. “Além disso, o aço-inox não oxida, tornando o produto ideal para aplicação em ambientes externos e internos.”

 

 

 

Deixe seu comentário