Algumas das maiores produtoras de vidro no Brasil anunciaram recentemente a necessidade de reajuste no preço do vidro. O aumento do valor do material está cotado entre 11 e 18% sobre o preço atual e tem como justificativa, sobretudo, a elevação do preço dos insumos necessários para a produção do vidro. Veja os detalhes:
Por que o preço do vidro vai aumentar?
De acordo com comunicados divulgados por algumas das maiores empresas produtoras de vidros no Brasil – como Cebrace, Guardian Glass e AGC – o ajuste nos preços do vidro são necessários devido ao aumento do valor de componentes como o gás natural e barrilha (ambos essenciais para o processo de fabricação do material), além de levar em conta as altas no preço do combustível e o uso de produtos importados sem substitutos nacionais, adquiridos em dólar.
O reajuste do valor se aplica a todas as espessuras e tipos de vidro: as empresas explicam que esta ação é inevitável, pois só assim é possível manter o avanço sustentável das operações sem comprometer o nível de qualidade e confiabilidade dos produtos.
A pandemia também está ligada com esse acontecimento, já que causou a queda da produção e reciclagem do vidro, gerando escassez do produto no mercado e elevando o seu valor.
Aumentos constantes no preço do vidro
Só em 2021 o preço do vidro aumentou pelo menos 3 x, sendo que o primeiro aumento ocorreu em março e o último em setembro; o percentual ajustado oscilou de 10% a 20%.
Quando o novo aumento entra em vigor?
Para a maioria dos produtores, o ajuste já será aplicado nos pedidos faturados a partir desta semana (de 18 a 22 de junho).
Como se planejar nesta situação?
É importante que os vidraceiros estejam atentos a instabilidade do mercado e tomem alguns cuidados, tais como:
– Ter transparência com os clientes para encontrar soluções e negociar valores que atendam e beneficiem ambas as partes;
– Mantenha sua margem de lucro, faça a conta para não perder dinheiro
– Evitar a realização de orçamentos com muita antecedência, pois os reajustes podem ocorrer de forma inesperada, impactando negativamente a margem de lucro dos profissionais e a experiência do consumidor final, que pode ficar insatisfeito com o aumento inesperado do valor;
– Planejar a compra do estoque, assim, é possível se precaver e adquirir todo o material necessário para as instalações, o que permite a elaboração de orçamentos mais assertivos.
Acompanhe a Vidro Impresso no portal e nas redes sociais para ficar por dentro das notícias do mercado. Somos a maior mídia de comunicação do setor vidreiro! Aqui você pode encontrar curiosidades, dicas e novidades direcionadas aos profissionais da área.