Oportunidade de lucro: Marca de vidro cria valor em toda a cadeia de comercialização, do beneficiador e vidraceiro ao consumidor final

Oportunidade de lucro: Marca de vidro cria valor em toda a cadeia de comercialização, do beneficiador e vidraceiro ao consumidor final

Capa: Oportunidade de lucro: Marca de vidro cria valor em toda a cadeia de comercialização, do beneficiador e vidraceiro ao consumidor final

Fundada em 1965, a reconhecida empresa de vidros Americanbox está rejuvenescida sob uma nova gestão que vai operar de um jeito inovador e inédito no mercado. Beneficiadoras, vidraçarias e vidraceiros autônomos no Brasil todo poderão ter licença de uso da tradicional marca, agregando valor a seus produtos e serviços.   

Os parceiros licenciados podem vender os produtos Premium, com qualidade e atributos diferenciados da marca, com potenciais 30% a 50% de extra margem. “O cliente que compra Americanbox vem atrás da marca e está disposto a pagar mais por isso”, afirma o CEO da empresa, Marcus Martino, que explica: “Não é franquia, é um licenciamento de uso de marca. Uma proposta de valor para os parceiros e para o consumidor final, que terá acesso a uma marca Premium que está associada a produtos diferenciados. Não vai haver produção em um lugar centralizado. Serão credenciadas fábricas regionais que receberão o licenciamento de imprimir a nossa marca no vidro. O vidro vai andar por todo o Brasil pela primeira vez na história”.  

A marca, que foi Top of Mind por muitos anos, dará ainda mais alcance e visibilidade aos parceiros licenciados, já que consumidores que buscam pela marca na internet encontrarão no site indicações de quem vende Americanbox naquela região. O acesso à marca premium será simples, sem contratos de fidelidade ou exclusividade. Assim, os profissionais poderão continuar trabalhando do seu modo e revender outros produtos.  

   

Marcus Martino – CEO da Americanbox

 

“Nossa estratégia consiste em atuar no mercado de vidros planos e box através do licenciamento da marca Americanbox, que é forte e tem enorme potencial de entrega de valor para o consumidor final, para nossos parceiros licenciados (beneficiadoras e vidraceiros) explorarem a distribuição e comercialização de nossa marca com produtos premium de alto valor agregado e margem de contribuição. Não vamos concorrer com ninguém, nem fábricas, nem beneficiadoras, nem com os vidraceiros. Muito pelo contrário, vamos potencializar o negócio de nossos licenciados oferecendo uma marca distinta e extremamente rentável para eles trabalharem. 

A vantagem para o beneficiador é que o vidraceiro que quiser ser licenciado a usar a marca tem que comprar dele, e por conseguinte aumentando o volume de clientes na base, gerando uma cadeia de valor integrada e segura”, reforça Martino. 

Como vai funcionar o modelo de negócios inovador?  

A empresa irá credenciar parceiros licenciados que terão direito de uso da marca Americanbox, a qual não será responsável pela produção ou instalação do vidro. Todo processo de produção é de responsabilidade das têmperas e beneficiadores, que terão apropriados critérios de qualidade avaliados. As transformadoras do vidro, por sua vez, indicam seus parceiros e a marca assina com esses vidraceiros, tudo passará pela beneficiadora. 

“Antes de fazer o contrato é verificado se aquela beneficiadora tem condições de fazer o vidro na qualidade que definimos. Fazemos um contrato de licenciamento com a beneficiadora da região e, por conseguinte, com os vidraceiros locais, que terão o mesmo vidro”, destaca Martino. 

A Americanbox também não vai interferir na relação comercial entre o beneficiador e o vidraceiro, vai cobrar um percentual sobre o custo do vidro comprado pelo vidraceiro do beneficiador, a título de licenciamento. “Nosso modelo comercial é super simples, nossa base de faturamento é o custo do vidro, não definiremos preços e condições de venda. Cada vidraceiro definirá o que lhe melhor convier nesses aspectos. A Americanbox vai faturar sobre os valores que os parceiros (vidraceiros e beneficiadores) negociaram entre si de vidro no mês. O valor agregado e margem de rentabilidade adicionada pela comercialização de produtos premium com nossa marca extremamente forte no mercado e com grande recall do consumidor final ajudarão os parceiros a melhorarem seus resultados”, esclarece Martino. 

“Os parceiros licenciados não gastam com propagandas, e com o site que estamos montando, poderá ainda oferecer ao consumir uma experiência melhor em termos de serviços. Além da liberdade para vender outras marcas, não há também obrigação de volume de vendas mínimo. Se quiser dissolver a parceria, basta avisar com 30 dias de antecedência”, ressalta o CEO da Americanbox.  

 Por que a Americanbox saiu do mercado?  

Em meados do ano 2000, devido a alguns desafios de gestão, a empresa que detinha a marca Americanbox entrou em um processo de recuperação judicial. A empresa entrou em falência em 2016 e, após 4 anos, foi a leilão.  

Foi quando Marcus Martino e seu principal sócio, Fundo de investimento Spectra, adquiriram somente os direitos de uso da marca e, depois de uma pausa no conturbado período de pandemia, retornam ao mercado. “Ficamos recolhidos organizando as coisas e agora vem a jornada futura que é nosso plano de negócios”. 

Planos de crescimento 

A meta da Americanbox é assinar contrato com 10% das têmperas de todo Brasil, que somam cerca de 500 unidades, nos próximos três anos. A ideia é ter um crescimento paulatino para consolidar o negócio. Futuramente, a empresa planeja dar treinamentos de instalação sem custo adicional e ainda agregar oportunidades de ferragens, kits de instalação e acessórios como porta toalha e porta shampoo com a marca, além de outros itens opcionais de portfólio de produtos. 

Vantagem para beneficiadores e vidraceiros 

Por se tratar de uma marca reconhecida pelo público final e com grande credibilidade, os parceiros licenciados poderão aumentar sua demanda e margem de lucro, sem precisar investir um único centavo antes da demanda pelo vidro Americanbox surgir. 

Como se tornar um parceiro Americanbox? 

Para receber mais informações e tornar-se licenciado pela marca, as empresas interessadas devem acessar o site www.americanbox.com.br e se cadastrarem em uma das 3 categorias a seguir: 

 

Beneficiadores: Clique aqui para preencher o formulário 

Instalador: Clique aqui para preencher o formulário 

Vidraceiros: Clique aqui para preencher o formulário