Seção

Arquitetura e Vidro

Obras com vidro para se inspirar em 2022

O vidro conquistou o mercado de arquitetura e tornou-se protagonista de muitos projetos.

10/01/2022

De pequenos ambientes a memoráveis estruturas, as obras com vidro encantam e inspiram. Selecionamos algumas delas, com aplicações do material em cozinhas, banheiros, living, terraços, jardins e fachadas, para trazer inspiração às suas novas instalações. 

 

 

Elaborado pela FGMF Arquitetos, o projeto desta residência buscou a integração através de diversos sistemas em vidro. O fechamento que liga a parte interna da casa à piscina foi instalado com chapas de 2.450mm x 2.500mm e 2.450mm x 1.250mm, aplicadas no sistema sem caixilho, com  ferragens cromadas. Os vidros são temperados incolor 8mm. 

 

Este projeto do escritório português Prod Arquitectura & Design é marcado por espaços iluminados e transparentes, que valorizam a bela paisagem ao redor. Um corredor envidraçado assume a função de interligar os blocos e, ao mesmo tempo, levar luz abundante para o interior. Foram aplicados vidros duplos com vidro temperado 8 mm + caixa de ar argônio de 14 mm + laminado serigrafado 4 mm na cobertura. Já a caixilharia recebeu vidros Guardian HS70 HP extra claros de 8 mm temperados + caixa de argônio de 10 mm + 8 mm temperados. 

 

 

 

Banhada de Luz

Com a intenção de deixar o exterior entrar, os arquitetos Paula Russo e Guilherme Fiorotto, do YTA° Arquitetura, Design e Empreendimentos, projetaram grandes panos e aberturas envidraçadas que banham de luz o interior desta residência na cidade de Ribeirão Preto (SP). Para formar uma claraboia na área central, foram aplicados vidro duplo para trazer iluminação natural com térmico. 

 

O envidraçamento colorido é uma alternativa que garante um layout diferenciado e mais vida ao projeto, e ao mesmo tempo é funcional, permitindo controlar a luminosidade através das cores em variados graus de transparência e reflexão. Este estilo arquitetônico foi aplicado no IMI – International Management Institute, na Índia. Assinado pelos arquitetos do Abin Design Studio, o edifício exibe uma fachada ondulada e toda envidraçada. As chapas retangulares da fachada colorida são compostas por duas camadas de vidros transparentes de 5 mm, cada uma com uma camada intercalar de PVB de 1.2 mm de espessura. 

 

O maior propósito deste escritório era criar um design que estimula a criatividade e interação entre a equipe. Assim surgiu este projeto em que o vidro faz sua função de integração e amplitude e suas divisórias quadriculadas possuem um sistema de encaixe para vidros, trazendo maior isolamento acústico e acabamento impecável.

 

 

As divisórias de vidro neste escritório permitem uma integração com a transparência do material, porém, garante privacidade às salas de reuniões, por exemplo. Algumas foram desenvolvidas com vidro duplo, para proporcionar isolamento do som. As demais salas que não demandam maior proteção acústica receberam vidro incolor laminado de segurança de 8mm (4mm+PVB+4mm), com modulação de 1.250mm, de piso ao teto com caixilhos de alumínio anodizado natural e junta seca. Outros ambientes, para manter mais privacidade, têm parte do vidro menos translúcido. O efeito fosco foi alcançado com uma película vinílica jateada sem plotagem aplicada sobre o vidro.

 

 

Deixe seu comentário