Seção

Produtos

O universo das texturas

Belos e versáteis, vidros impressos diversificam-se e ganham os mercados moveleiro, da decoração e da construção civil

24/07/2016

UBV | Astral Plus

Conhecidos no passado pelas padronagens canelada e floral, os vidros impressos passaram por um notável salto evolutivo nos últimos anos e hoje figuram em áreas nobres de edifícios e residências como elementos que agregam sofisticação, elegância e privacidade aos ambientes. “As texturas desenvolvidas são cada vez mais modernas e diferenciadas, para combinar com diferentes estilos e se adequar às diferentes demandas dos projetos”, afirma Marcela Félix Calabre, gerente de marketing da Saint-Gobain Glass, uma das maiores fabricantes do produto no Brasil e que atualmente disponibiliza no mercado uma linha com mais de 20 opções de textura.

 

Seja para aplicação em boxes de banheiro, móveis, divisórias, janelas, pisos, coberturas, escadas ou mesmo no fechamento de edificações, os vidros impressos reúnem propriedades que vão além do diferencial estético, sendo usados também para atender as necessidades da indústria de energia solar. “O SGG Albarino, por exemplo, é uma linha especialmente voltada para transmissão luminosa ou energética elevada e oferece bom desempenho em módulos fotovoltaicos, coletores solares térmicos, centrais solares, estufas de plantas e até mesmo iluminação natural”, diz Marcela. “Os padrões de texturas são elaborados de acordo com as últimas tendências na arquitetura e decoração, para compor uma ampla gama de elementos decorativos, em aplicações que vão das tradicionais às mais inusitadas.”

 

As fábricas vêm investindo em mudanças como o aumento das dimensões das chapas, novos desenhos que fogem aos padrões convencionais e texturas mais suaves, que permitem beneficiamentos como a têmpera, para aplicações em áreas muito maiores, antes inviáveis para os vidros impressos. “Os impressos são muito versáteis, com milhares de opções de aplicação na decoração, na indústria moveleira e na construção civil”, observa Marcela. E acrescenta: “Os desenhos suaves e uniformes têm a propriedade de manter a privacidade dos ambientes sem que haja perda de luminosidade. Com uma grande variedade de texturas, cores, espessuras e dimensões, estes vidros proporcionam efeitos decorativos e ao mesmo tempo conforto aos ambientes”. Confira, a seguir, modelos em destaque oferecidos pelas duas fabricantes de vidro impresso no Brasil, Saint-Gobain Glass e UBV.

 

Saint-Gobain Glass | Albarino

Linha especialmente voltada para transmissão luminosa ou energética elevada. O material tem garantia de grande desempenho em módulos fotovoltaicos, coletores solares térmicos, centrais solares, estufas de plantas e até mesmo iluminação natural. Com intuito de atender as necessidades da indústria de energia solar, esta linha é produzida em duas diferentes texturas: o SGG ALBARINO T®, com faces idênticas e textura suave, indicado para coletores solares térmicos; e o SGG ALBARINO S®, que possui textura marcada, próprio para módulos fotovoltaicos. A linha SGG ALBARINO® está disponível nas espessuras 3,2 e 4 mm.

 

UBV | Ártico Incolor

O padrão Ártico integra a linha de vidros para esquadria da UBV. Sua textura remete à forma de conchas do mar, com sutis irregularidades. É muito utilizado em janelas, e suas aplicações mais contemporâneas são realizadas em projetos de decoração e divisórias, devido ao seu alto apelo decorativo e variedade de cores. O produto tem espessura de 3/4 mm e dimensões de 2,20 x 1,70m e 2,20 x 1,80m.

 

UBV | Astral Plus

A fabricante disponibiliza vidros impressos voltados para boxes, engenharia, esquadrias e mobiliário. Com design exclusivo, a linha Astral Plus oferece uma forma moderna e diferenciada de valorizar ambientes. Seu padrão destaca-se pela proposta ousada e criativa. A textura é agradável, charmosa e equilibrada, conferindo modernidade aos ambientes. Por proporcionar aconchego e bem-estar, o Astral Plus é ideal para Box, portas e divisórias. Com espessuras de 7 e 8 mm, oferece opções de medida de 2,20 x 1,90 m; 2,20 x 2,40 m; e 3,21 x2,20 m.  

 

Saint-Gobain Glass | Satinovo

Mais recente lançamento da empresa, a linha é produzido com massa extra-clara e textura muito suave, e destaca-se pela uniformidade e planicidade de sua textura. Trata-se de um vidro especialmente voltado para os mercados da construção civil, moveleiro e decoração. É indicado para aplicação em mobiliários, tanto para residências como para ambientes comerciais. Possibilita diversos tipos de beneficiamento, mostrando-se versátil e permitindo a personalização de sofisticados projetos de interiores. Disponível na dimensão de 3,21 x 2,25 m e nas espessuras de 4, 6, 8 e 10 mm, o vidro tem como diferencial uma superfície delicada, que não fica marcada ao toque dos dedos.

Deixe seu comentário