O segmento de blindagem de veículos bateu recorde no país em 2010.
A AGP desenvolveu uma vasta gama de produtos para diferentes aplicações, como vidros especialmente fabricados para suportar projéteis, vidros com bordas de aço que eliminam a necessidade de overlap nos veículos, vidros com bordas de plástico especial
23/07/2016
Com vidros fabricados e instalados pela Blindaço, o edifício sede da SulAmérica, no Rio de Janeiro, é a maior obra de blindagem arquitetônica do BrasilA AGP desenvolveu uma vasta gama de produtos para diferentes aplicações, como vidros especialmente fabricados para suportar projéteis, vidros com bordas de aço que eliminam a necessidade de overlap nos veículos, vidros com bordas de plástico especial que evitam a penetração de umidade e ataques químicos e outros”, informa o gerente de projetos da AGP Brasil, Abdon Castro.
“O Brasil já é o maior mercado de carros blindados do mundo, ultrapassando México e Colômbia, e nosso foco é a liderança na oferta de produtos que incorporem as últimas tecnologias desenvolvidas mundialmente.”
Também especializada em blindados, a paulista Inova Glass é mais um exemplo do aquecimento desse mercado. Com uma produção 70% voltada para a arquitetura e 30% para o setor automotivo, a empresa tem aumentado o fornecimento de blindados a uma média de 20% ao ano. “Isso se deve, em parte, ao aumento da violência,
mas também ao fato de o produto estar com um valor de mercado mais acessível”, diz o gerente de projetos da empresa, Fabio Descagni.
Composição, peso e espessura
De um modo geral, o vidro blindado é formado por lâminas de vidro interligadas, sob calor e pressão, pelo polivinil butiral (PVB), material plástico extremamente resistente, às quais adicionam-se outros polímeros, que garantem a resistência balística da composição. Na construção civil, os vidros são planos e o peso não é uma variável tão crítica como em veículos, explica Abdon Castro, da AGP.
Já nos automóveis, o peso do vidro, sua espessura, a precisão dimensional e o nível de distorção são variáveis que devem ser cuidadosamente controladas. “Os vidros blindados automotivos são laminados com plásticos como PU (poliuretano) e policarbonato e seu processo de produção é muito mais complexo”, afirma o executivo. O poliuretano é usado por ser o único polímero que adere ao policarbonato.