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O segmento de blindagem de veículos bateu recorde no país em 2010.

A AGP desenvolveu uma vasta gama de produtos para diferentes aplicações, como vidros especialmente fabricados para suportar projéteis, vidros com bordas de aço que eliminam a necessidade de overlap nos veículos, vidros com bordas de plástico especial

23/07/2016

Com vidros fabricados e instalados pela Blindaço, o edifício sede da SulAmérica, no Rio de Janeiro, é a maior obra de blindagem arquitetônica do Brasil

A AGP desenvolveu uma vasta gama de produtos para diferentes aplicações, como vidros especialmente fabricados para suportar projéteis, vidros com bordas de aço que eliminam a necessidade de overlap nos veículos, vidros com bordas de plástico especial que evitam a penetração de umidade e ataques químicos e outros”, informa o gerente de projetos da AGP Brasil, Abdon Castro.

 

“O Brasil já é o maior mercado de carros blindados do mundo, ultrapassando México e Colômbia, e nosso foco é a liderança na oferta de produtos que incorporem as últimas tecnologias desenvolvidas mundialmente.”

 


Também especializada em blindados, a paulista Inova Glass é mais um exemplo do aquecimento desse mercado. Com uma produção 70% voltada para a arquitetura e 30% para o setor automotivo, a empresa tem aumentado o fornecimento de blindados a uma média de 20% ao ano. “Isso se deve, em parte, ao aumento da violência,
mas também ao fato de o produto estar com um valor de mercado mais acessível”, diz o gerente de projetos da empresa, Fabio Descagni.

 

 

Composição, peso e espessura


De um modo geral, o vidro blindado é formado por lâminas de vidro interligadas, sob calor e pressão, pelo polivinil butiral (PVB), material plástico extremamente resistente, às quais adicionam-se outros polímeros, que garantem a resistência balística da composição. Na construção civil, os vidros são planos e o peso não é uma variável tão crítica como em veículos, explica Abdon Castro, da AGP.

 

Já nos automóveis, o peso do vidro, sua espessura, a precisão dimensional e o nível de distorção são variáveis que devem ser cuidadosamente controladas. “Os vidros blindados automotivos são laminados com plásticos como PU (poliuretano) e policarbonato e seu processo de produção é muito mais complexo”, afirma o executivo. O poliuretano é usado por ser o único polímero que adere ao policarbonato.

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