Seção

Fique por Dentro

O que todo instalador de sacada precisa saber

Um bom planejamento antes de realizar o serviço pode fazer toda diferença

23/03/2021

Instalar sacadas não é uma tarefa fácil, por isso o profissional que faz esse tipo de serviço precisa ficar atento a alguns detalhes como o dia da instalação que deve ser muito bem programado e planejado com antecedência para que nenhum detalhe seja esquecido como ferramentas ou materiais que pode prejudicar ou atrasar a obra.

O recomendado é fazer uma checklist com antecedência para conferir tudo que será utilizado no dia da instalação, por isso é importante separar cada componente para sacada quando chegar na vidraçaria, nomeando de acordo cada etapa da instalação. 

Nessa matéria vamos falar a respeito de equipamentos essenciais para a instalação de sacadas.

 

Itens essenciais para instalação de sacada

Antes de se locomover até o local da instalação é necessário verificar algumas coisas importantes como: ordem de serviço, escopo do projeto, lista de ferramentas para instalação, acessórios e ferragens para instalação, equipamentos de proteção individual (EPIS) e materiais para higienização evitando transtornos ao cliente e entregando uma obra em perfeito estado.

 

Higienização do local

Realizar a higienização durante e após a instalação da sacada é ideal, pois mostra ao seu cliente o quanto o seu trabalho é profissional. Procure levar materiais como papelão para forrar o chão, panos limpos indicados para limpeza de vidros, álcool isopropílico, limpa vidros,e se possível peça ao cliente uma vassoura e um saco de lixo para limpar o local.

 

Equipamentos de segurança

Equipamentos de segurança são primordiais para a instalação de sacadas, por isso o uso de capacetes de segurança, óculos, abafadores de ruídos, cintos de segurança, mangote de Kevlar e máscara filtradora devem ser priorizados.

Além dos equipamentos, a roupa deve ser adequada de acordo com cada tipo de serviço como: camisa, calça comprida e calçado fechado de preferência botas sem cadarços para evitar possíveis acidentes. Todos os equipamentos citadosdevem possuir certificado de autenticidade. A utilização é obrigatória para garantir a segurança do instalador.

 

Medições

Realizar as medições de forma correta é essencial para a entrega de uma boa instalação de sacada. Por isso, é importante a utilização de prumo para encosto, prumo de centro, nível, mangueira de nível, nível a laser, medidor de ângulo, trena, metro, trena a laser, arco serra, esquadro, marcador de vidro, fita crepe, caneta, lápis e caneta piloto fino.

 

Materiais para o acabamento da sacada

O acabamento da instalação da sacada também é o toque final do seu trabalho, por isso ele deve ser muito bem realizado. Leve para o local de serviço os itens: folha deslizante, folha pivotante, acabamentos dos trilhos, tampa do montante, aparador de vidro, fechadura, estacionamento, escovinha, fechadura de encaixe (opcional) e escova adesiva.

 

Mala de ferramentas

A mala de ferramenta é item fundamental para qualquer profissional do ramo vidreiro e deve conter itens como: chave de fenda e philips, jogo completo de chave de boca, alicate universal, martelo, lâmina de serra de 24 dentes, alicate pop, arrebite pop e 31/6, serra meia esquadria 10”, serra mármore, disco diamantado para cortar granito, talhadeira 1”, ponteiro, marreta ½ quilo, estilete, chave de roldana, furadeira pequena sem impacto, furadeira SDS de alto impacto e parafusadeira/furadeira.

 

Parafusos e brocas

Parafusos e brocas de aço também são importantes e devem ser incluídos nessa lista nas seguintes medidas padrões: 7/64, 9/64, 5/32, 31/6, ¼,broca de vídea 5/32, 31/6, ¼, 7mm, 8mm, 12mm e 14mm, broca para SDS ¼, 7mm, 8mm, 10mm, 12mm e 14mm; bucha de 4mm, 5mm, 6mm, 7mm e 8mm, parafusos Philips chato – 4,2×13 / 4,2×16 / 4,2×19 /4,2×25 / 4,2×32 / 4,2×38 /4,2×50 / 4,2×65.

 

Outros materiais para instalação de sacada

Outros materiais  para uma instalação de sacada em ambientes comerciais inclui a sinalização da área com cones, fitas zebradas e corrente de plástico. Leve o material que irá usar para evitar qualquer incômodo ao cliente e mostrar profissionalismo e organização, como escada de 5 ou 7 degraus, não usar a escada caseira de alumínio, durante a pandemia utilizar máscaras e levar a sua garrafa térmica com água para evitar contato direto com o cliente.

Leve um  par de ventosas de alta qualidade, pistola de silicone e linha de nylon (1 rolo). Após finalizar o serviço, não se esqueça de tirar uma fotografia da instalação ao concluí-la para montar o seu portfólio e divulgar o seu trabalho para possíveis novos clientes.

 

Você pode encontrar os materiais citados nessa matéria em nosso site na opção Cotação por Produto.

 

Deixe seu comentário