Seção

Dicas e Aplicações

O que é vidro refletivo e como aplicá-lo?

Muito utilizado em fachadas, este tipo de vidro bloqueia raios solares e deixa o ambiente mais arejado

11/10/2021

Conhecido por nomes diversos, como vidro espelhado, seletivo, inteligente, de proteção ou controle solar, o vidro refletivo tem como principal função bloquear os raios solares.

Formado por uma camada metalizada, reduz em até 70% a passagem de calor. Quanto maior essa camada metalizada, maior o bloqueio dos raios solares. São também adicionados óxidos ou sais que não se desprendem do vidro.

A intensidade da camada metalizada vai depender da cor do vidro escolhido, que pode ser nas cores azul, verde, bronze, prata, dourado, champagne ou incolor.

O vidro refletivo pode agregar outras funcionalidades de acordo com cada tipo de vidro, que podem ser temperados, laminados, insulados, serigrafados e esmaltados.


Vantagens do vidro refletivo 

1-Controle luminosidade

Fachadas de vidro com controle solar permitem que a luz solar entre na medida certa. O ambiente é iluminado, mas sem excessos de raios solares que acabam sendo desconfortáveis à vista. 

2-Isolamento térmico

Ao filtrar os raios solares, o vidro refletivo também proporciona conforto térmico. O interior fica mais arejado e fresco, trazendo até economia no ar condicionado. Por isso, é muito utilizado em empreendimentos verdes que têm o objetivo de reduzir o consumo de energia.

3-Maior privacidade 

Como a superfície do vidro é espelhada, quem está de fora não enxerga o interior do ambiente, pois a vista exterior é refletida nele. Por outro lado, quem está do lado interno tem a visão total do que acontece lá fora.

4-Proteção dos móveis

O excesso de exposição ao sol provoca danos também nos móveis, estofados e artigos de decoração do ambiente. Por isso, o controle da entrada desses raios solares também evita o desgaste destes materiais.

Desvantagem 

- Perigo para aves

Como os pássaros enxergam em profundidade e o vidro refletivo espelha a paisagem local, acaba se tornando um perigo para estes animais.

A superfície do vidro pode refletir o céu, as nuvens, árvores e demais elementos que fazem os pássaros não identificarem a barreira e colidirem fatalmente com fachadas de vidro refletivo.

Isso também pode ocorrer com outros tipos de vidro, mas é mais recorrente com o vidro refletivo, que chega até ter seu uso limitado pela lei em algumas cidades.

Para evitar este tipo de acidente, o recomendado é criar barreiras visuais para as aves detectarem o vidro, como fitas com faixas, redes de proteção e adesivos com pequenos elementos como animais impressos para os pássaros identificarem o obstáculo e desviarem.

Aplicações do vidro refletivo

No Brasil, um país tropical, os vidros refletivos são muito utilizados em fachadas de edifícios corporativos, especialmente os prédios verdes.

Porém, podem ser aplicados em diversas instalações, como coberturas, janelas, portas e envidraçamento de sacadas.

Por seu aspecto espelhado e outras funcionalidades como o controle da privacidade, o vidro refletivo também pode ser utilizado em divisórias, como móveis, em portas de armários, por exemplo. 

Em guaritas também é uma ótima opção, tanto para garantir o controle do porteiro, que enxerga quem está lá fora, mas o contrário não é possível, como pelo isolamento térmico e conforto que proporciona. 

 

 

Deixe seu comentário