A história de sucesso da Landy Kits começou com um pequeno passo e de forma inusitada, há exatos 10 anos. Em um bate-papo entre os então amigos e hoje sócios Anderson Becheli e Lázaro dos Santos surgiu o assunto descontentamento com o trabalho e a necessidade de reinventar a vida profissional, plantando a ideia inicial de investirem em um negócio próprio. Quando a sobrinha de Lázaro ficou doente e alguns dias internada, as longas esperas no hospital trouxeram novamente à tona o desejo de montar uma empresa e não demorou muito para o projeto de comprar uma injetora tomar corpo.
“O objetivo inicial era injetar rolamentos e montar roldanas 1125. Veio o primeiro esboço de plano de negócios e em seguida o planejamento detalhado. O escritório usado para montar o planejamento? A lanchonete do hospital. O papel usado? Folhas de pedido da lanchonete. Até mesmo a calculadora foi emprestada pelo caixa do estabelecimento”, lembra Lázaro dos Santos, sócio-diretor da Landy Kits.
Com o planejamento estratégico afinado e um mercado que comportava um novo fabricante de roldanas, faltava apenas um importante detalhe para viabilizar o negócio: dinheiro. Para reduzir ao máximo o valor dos investimentos, a opção foi comprar máquinas usadas, parceladas em diversas vezes e contar com o capital da venda de uma moto e um carro. No princípio, a empresa foi instalada em um galpão de pequeno porte no Belenzinho, em São Paulo. Contando com apoio da ajuda de familiares e dedicação dos idealizadores, em apenas três meses da conversa inicial foi instalada a Landy Kits, nome formado a partir da contração dos nomes dos sócios.
Os sócios Anderson Becheli e Lázaro dos Santos colocaram a empresa em funcionamento em apenas três meses
“Não tardou para o primeiro pedido surgir. Foram 1.000 roldanas 1125i – roldanas com rolamento para instalações de portas e janelas de correr. A correria foi grande, mas em uma semana o lote estava pronto e o cliente feliz, já que estava há mais de 60 dias esperando a entrega do mesmo item pedido a outro fabricante. A notícia da existência da Landy Kits se espalhou rapidamente no mercado e o crescimento das vendas foi vertiginoso nos primeiros meses, pois o mercado estava carente de um fornecedor de roldanas que atendesse minimamente aos prazos de entrega e aos padrões de qualidade”, explica Santos.
Já no segundo mês de produção foi contratado o primeiro funcionário. Com cerca de três meses de funcionamento, a pedido de um cliente, a empresa iniciou a produção de roldanas para fechamento de sacada, que viria a ser em pouco tempo o carro-chefe da Landy Kits, alavancando a produção e faturamento. No sexto mês de operação a primeira injetora já não dava conta dos pedidos. Os empresários tiveram que comprar mais uma e, mais tarde, em 2008, mudaram para um galpão maior.
Início das atividades da Landy Kits, em 2006, foi modesto, mas logo o espaço ficou pequeno
Ampliação da produção
O segmento de acessórios para fechamento de sacada estava disparando e a Landy Kits como uma das pioneiras na fabricação desse item estava se tornando referência. Em 2008, a empresa investiu na ampliação da oferta de produtos e apostou oito meses de dedicação, mais R$200 mil, para fabricar acessórios para box. E os investimentos, a partir daí, não pararam. Sentindo dificuldades no fornecimento de alguns produtos apostaram no conhecimento e maquinário necessários para realizar pintura eletrostática eresolver o problema das “peças brancas com bolinhas pretas”, sem depender de serviços terceirizados.
Os desafios com fornecedores fez ainda, em 2010, a Landy Kits se dedicar à fabricação de peças usinadas em aço inox – antes trabalhava apenas com peças plásticas, o que demandou investimentos mais ousados no parque fabril.
Dentro do projeto estavam previstas a compra de tornos automáticos, rebitadeiras radiais, furadeiras/rosqueadeiras, torno-revólver de 1”, prensas, fresadoras e tamboreador, além de diversas pequenas máquinas. Nessa mesma esteira da evolução tecnológica na área da usinagem, em 2011 a empresa adquiriu um Centro de Usinagem da ROMI que permitiu a produção dos eixos em volumes maiores e com maior precisão que o processo anterior semi-automático.
Os anos de 2013 e 2014 foram dedicados à melhoria dos processos produtivos. Na área de usinagem foram implantados dois tornos CNC de cabeçote móvel. Foram investidos recursos em máquinas extremamente precisas e velozes que permitiram a redução do tempo médio de fabricação de eixos para fechamento de sacada de cerca 2,50 minutos para apenas 26 segundos. Ainda no setor de usinagem foi encomendada uma máquina automática para furação e rosqueamento de puxadores de box, que dobrou a capacidade de produção dos puxadores sem aumento de mão-de-obra inserida, isto é, com redução de custo do produto final.
Outros processos foram modernizados para melhorar e agilizar a produção. O escareamento e rosqueamento de chapinhas para roldana de fechamento de sacada que anteriormente era manual teve sua velocidade quadruplicada. Na área de injeção plástica foram aplicados investimentos em alimentadores automáticos que acoplados a moinhos de baixa rotação permitiram o aproveitamento total e sem contaminação dos galhos de alimentação. Além desses equipamentos, foram encomendadas e implementadas duas máquinas automáticas de usinagem de roldanas, elevando a capacidade desse processo de 5.000 para cerca de 18.000 peças por dia.
Equipe em atividade no galpão atual
Nova expansão
Apesar do País e o mundo estarem em plena crise política e econômica, a Landy Kits continuou crescendo e chegou novamente ao esgotamento do espaço. Assim, a diretoria resolver partir para a construção do segundo galpão, já aprovado no projeto inicial e que foi deixado para uma segunda etapa. “O projeto foi revisto e um segundo galpão estava planejado para ter 1.000 m² de área fabril, mas, para melhor aproveitamento do terreno, revisamos e alteramos o projeto para uma área total de 2.200 m². Projeto revisto e aprovado pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, iniciamos a construção que continua em ritmo forte até a data de hoje, com a previsão de conclusão para maio de 2017”, conta o empresário.
Sustentabilidade
Valorizar o uso consciente de todos os recursos de forma responsável faz parte da Landy Kits desde sua fundação e, para coroar essa atitude cidadã, em outubro de 2016 a empresa foi certificada segundo a norma ISO 14.001 Versão 2008 pela mesma SGS que já havia nos qualificado na parte de sistema de qualidade. Essa certificação indica que a Landy Kits controla e gerencia todos os recursos materiais necessários direta e indiretamente na fabricação de seus produtos. Além disso, a norma certifica o atendimento a toda legislação municipal, estadual e federal no que se refere a licenciamentos, contratos e autorizações.
Empresa parte para a construção do segundo galpão, que terá 2.200 m2 e está previsto para maio de 2017
Novos rumos
Apesar do País e o mundo estarem em plena crise política e econômica, a Landy Kits continuou crescendo e chegou novamente ao esgotamento do espaço. Assim, a diretoria resolver partir para a construção do segundo galpão, já aprovado no projeto inicial e que foi deixado para uma segunda etapa. “O projeto foi revisto e um segundo galpão estava planejado para ter 1.000 m² de área fabril, mas, para melhor aproveitamento do terreno, revisamos e alteramos o projeto para uma área total de 2.200 m². Projeto revisto e aprovado pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, iniciamos a construção que continua em ritmo forte até a data de hoje, com a previsão de conclusão para maio de 2017”, conta o empresário.