Seção

Arquitetura e Vidro

Instalação de Vidro na cozinha é tendência na Arquitetura

Muito apreciada por arquitetos e designers, a aplicação de vidro em cozinhas, além do valor estético, oferece muitas vantagens

16/03/2021

Versátil, estético e funcional, o vidro vem conquistando seu espaço nas cozinhas.  Além de oferecer requinte, leveza e sofisticação ao ambiente, a aplicação de vidros, que já é tendência nas cozinhas, ainda acrescenta praticidade na hora da limpeza.

 

Além da facilidade na limpeza e manutenção, outra vantagem do vidro é a durabilidade. Diferente da madeira, que, em contato com a água, perde resistência, o vidro tem vida útil maior.

Além disso, a instalação de vidro em cozinhas vem sendo apreciada pelos arquitetos e designers, devido às suas inúmeras possibilidades. Uma delas é a variedade de cores e estilos, deixando os projetos mais criativos.

Utilizado para dividir ambientes integrados e como revestimento diferenciado de paredes e portas de armários, “o vidro ainda traz luminosidade e proporciona sensação de amplitude dos ambientes pela reflexão da luz, sendo ideal para cozinhas pequenas”, afirma o arquiteto José Cláudio Falchi para a Vidro Impresso.

 

Requinte e modernidade

Tendência na arquitetura de cozinhas desde 1930, a presença do vidro para revestir paredes, especialmente com a aplicação das pastilhas de vidro, ganha inovações e novas possibilidades de utilização para facilitar o dia a dia deste ambiente, de acordo com as arquitetas da EFTM, Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki. 

O vidro pode ser utilizado para integrar ambientes internos ou externos, além de ser uma construção mais rápida. Outras vantagens são a aplicação em portas que ligam a outros ambientes, tampos de mesa e portas de armários ou gavetas. 

 

Paredes de vidro

As paredes de vidro são inovadoras e oferecem uma estética diferenciada aos ambientes, ainda mais quando aplicadas em locais estratégicos, como a cozinha.

Além disso, ainda traz vantagens como a economia de energia. Isso mesmo, pois há melhor aproveitamento da luz do dia. Outros benefícios são a sensação de amplitude, a praticidade na manutenção e a versatilidade do material.

Quando falamos de paredes revestidas de vidro, uma tendência são as coloridas. Isso devido à facilidade do material.

No entanto, para garantir a total segurança dos usuários, é essencial escolher adequadamente o tipo de vidro. Lembrando que os vidros devem estar de acordo com a norma NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações.

De acordo com a norma, para aplicações internas o mais recomendável são os vidros de segurança, como os temperados que são 5 vezes mais resistentes que os comuns, ou laminados que unem duas ou mais chapas de vidro a uma película de PVB deixando os fragmentos presos em caso de quebra.

 

Divisórias de vidro na cozinha

As divisórias de vidro são cada vez mais cotadas e podem ser utilizadas em ambientes residenciais, inclusive, em cozinhas.

São  excelentes alternativas quando o assunto é integrar ambientes.  

 

Revestimento de paredes na cozinha

Muito comum em projetos comerciais, o revestimento de paredes com vidro também vem conquistando seu espaço nos projetos residenciais, e é uma ótima opção para cozinhas.

Além das cores que dão suporte para a decoração, ainda torna o ambiente moderno, clean e de fácil manutenção e limpeza.

Uma vantagem das paredes com revestimento em vidro é o preço, que pode ser mais em conta do que as de alvenaria convencional, dependendo do produto que será instalado.

Para não errar, é essencial procurar um fornecedor que ofereça um suporte técnico especializado. Veja aqui o nosso guia de fornecedores.

 

 

Tampos de vidro para cozinha

Os tampos de mesas em vidro são sofisticados e excelente opção. Eles têm vida útil longa, já que o material não será danificado caso coloque algum objeto molhado sobre eles.

Outra vantagem das mesas em vidro é a variedade de cores, que acrescentam muito na decoração do ambiente.

 

Portas de vidro para cozinha

Seja para separar a cozinha de outras áreas ou para integrar os ambientes, a porta de vidro é uma boa alternativa para acrescentar em seu projeto, em especial, se seu espaço for pequeno. Quando falamos anteriormente, o vidro passa a sensação de amplitude. 

E olha que bacana! Além da facilidade na limpeza de gorduras e outros resíduos,  ainda impede a passagem do cheiro dos alimentos para outros ambientes.

 

Janela de vidro para cozinha

Por se tratar de um ambiente que exige bastante iluminação, as janelas de vidro são muito indicadas para cozinhas.

Além de auxiliar na iluminação do ambiente, a aplicação de janelas de vidro ainda ajudam a economizar energia.

 

 

 

 

Deixe seu comentário