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Empresas e Negócios

Inovação no mercado de kits

Alclean inaugura nova fábrica, triplica capacidade e concentra o foco em produtos que agreguem tecnologia e facilidade de instalação

08/11/2012

Kit sacada, carro-chefe da Alclean

Investimento em tecnologia, aumento da produção e diversificação do portfólio marcaram o início de 2012 para a Alclean, fabricante de kits para box, pias, portas de correr, vitrines e sacadas com 15 anos de atuação no mercado. No início do ano, a empresa triplicou a capacidade produtiva ao inaugurar sua terceira planta, instalada em um terreno de mais de 200 mil metros quadrados, adquirido recentemente pelos sócios. Segundo avalia o diretor comercial Ronaldo Koloszuk, o investimento é justificado por uma estratégia agressiva de crescimento para os próximos cinco anos. “Nos últimos anos, tivemos um crescimento médio de 30% ao ano. Para isso, investimos constantemente em pesquisa e tecnologia com o objetivo de agregar valor ao produto e facilitar a instalação da obra”, afirma o diretor.

 

A inauguração da nova fábrica veio acompanhada da importação de equipamentos mais modernos e sofisticados, o que permitiu à Alclean um salto de produção de 100 toneladas de perfil/mês para uma capacidade produtiva superior a 300 toneladas. “Esse investimento é parte de nossa estratégia de rápido crescimento no mercado, a partir de uma lista de novos produtos a serem lançados em 2012. Quando comparado o ano de 2011 com 2010, os produtos que mais contribuíram para este crescimento foram o Kit Pia/Vitrine, com evolução de 177%, e o Kit Sacada, que cresceu 67% no período”, informa Koloszuk.

 

A empresa dispõe de uma estrutura de produção verticalizada, explica o diretor, com um parque industrial onde estão inseridos os setores de extrusão de alumínio, de anodização e pintura eletrostática e de montagem de kits. “Além destes, há também o setor de tratamento de efluentes, ou seja, de materiais químicos que são tratados antes de serem encaminhados a empresas especializadas”, acrescenta. “Sabemos da importância de empreender estruturas voltadas para a sustentabilidade, um dos valores que guiam as ações estratégicas da empresa.”

 

 De acordo com o diretor, esse formato vertical garante um fluxo de produção contínuo e um modelo de negócios estruturado e capacitado ao atendimento de clientes em todos os Estados do Brasil, além da exportação para países como Argentina, Peru, Venezuela, Uruguai e República Dominicana, entre outros.
Instalação facilitada
 

Processo de pintura eletrostática

Processo de pintura eletrostática

 

Voltada para o desenvolvimento de soluções que agreguem tecnologia, praticidade e economia ao setor vidreiro, a Alclean atua no atendimento a temperadores e distribuidores de vidros temperados, oferecendo produtos que, acima de tudo, facilitem o trabalho do instalador. “A nossa estratégia de mercado tem como base o desenvolvimento de produtos que agreguem valor ao setor. Para isso, investimos em pesquisa e tecnologia”, ressalta Koloszuk.

 

Ao longo de seus 15 anos de atuação no segmento, a empresa ganhou destaque a partir da oferta do Kit Box, do Kit Instalação, do Kit Pia/vitrine e do Kit Sacada. “A inauguração de nossa primeira fábrica foi acompanhada do lançamento do Kit Box, primeiro produto desenvolvido pela Alclean”, lembra o diretor. “Desde então, a empresa vem se destacando com uma série de inovações que foram decisivas para o seu crescimento, como o trilho superior tubular do Kit Box, a roldana para box com regulagem traseira e o Kit Engenharia, para portas e janelas de correr.”


 
Grande “sacada”


 
Recurso de uso crescente entre arquitetos e construtores, as sacadas envidraçadas ganham espaço no cenário urbano, promovendo integração e valorizando ambientes sociais e de lazer. A sacada ganha cada vez mais destaque nos projetos de novos empreendimentos e também em edifícios antigos que buscam soluções para ampliar o espaço. Segundo Koloszuk, essa tendência tem impactado de forma significativa as vendas de kits da Alclean. Se considerado o parâmetro de unidades vendidas, o campeão de vendas da empresa ainda é o Kit Instalação, composto por diversos perfis de alumínio e um conjunto de acessórios, comercializado para vidros de 6mm, 8mm e 10mm, para janelas com uma ou duas portas de correr. “Em termos de faturamento, porém, o Kit Sacada já ocupa o primeiro lugar entre os produtos da empresa”, diz.

 

Atenta a essa tendência do mercado, a Alclean lançou o Kit Sacada 3ª geração na Glass South America de 2010 e, desde então, experimenta um crescimento acelerado nas vendas do produto que passou a ser o carro-chefe da empresa. “O lançamento permitiu que muitos vidraceiros de médio e grande porte passassem a participar desse mercado, antes restrito a meia dúzia de empresas”, comenta o executivo. “Sob esse ponto de vista, a Alclean democratizou a instalação do Kit Sacada”, afirma.

 

A empresa oferece ampla estrutura de treinamento de mão de obra para a instalação do produto. “Patrocinamos praticamente todas as iniciativas de curso de Kit Sacada que existem no Brasil. Além disso, oferecemos um curso gratuito para os nossos clientes, realizado semanalmente em nossa empresa”, diz Koloszuk. Nesse contexto, ele ressalta a contratação do engenheiro Carlos Alberto Pizzoli, ex-funcionário da Cebrace, que tem dado cursos de capacitação de Kit Sacada por todo o Brasil. “Era a assistência técnica que faltava aos nossos clientes”, comenta.

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