Seção

Tendência e Tecnologia

Guarda-corpos de vidro

Guarda-corpos de vidro são uma tendência consolidada no mercado da construção, presentes em diversos tipos de projetos, em áreas internas e externas. O intuito da estrutura é criar uma barreira de proteção de meia altura em desníveis e ambientes mais

10/07/2015

 Empreendimento Lansingerland, na Holanda, destaca-se
pelo lobby central e guarda-corpos com vidro curvo 

 

 

Ferragem aparente ou transparência total
Nos últimos cinco anos sua aplicação se intensificou ainda mais. A indústria de ferragens para vidro também vem oferecendo mais opções de fixação, com design mais modernos, trazendo destaque também à ferragem, quando há essa intenção. Alguns projetistas podem optar por valorizar os acessórios, com fixações em botões, torres e spiders, em diversos tamanhos e materiais. Os mais indicados devem ser de alumínio anodizado e/ou aço inoxidável, este último comumente utilizado por ser mais resistente à umidade a que estão expostas especialmente as áreas externas.

 

 


Mesmo diante de tantas opções esteticamente funcionais, a tendência ainda é a máxima transparência com a diminuição dos elementos que possam obstruir a visão. Nestes casos, os vidros são instalados apenas com botões, prolongadores, torres e perfis de engastamento somente na borda inferior, utilizando o vidro laminado-temperado para esta solução. Há sistemas de instalação de guarda-corpos de vidro em que as estruturas de fixação são quase invisíveis, priorizando a total transparência. 

 

 

 

Organizada em dois andares, a Casa AG localizada em Canela (RS), conta com as áreas sociais e de serviço no térreo e a parte íntima no segundo pavimento, e foi organizada de forma linear para atender à demanda de amplitude e continuidade espacial do cliente. A fachada é orientada para a face nordeste, o que permite uma vista privilegiada do vale da cidade. Para aproveitar ao máximo a orientação da fachada para a face nordeste, permitindo uma vista privilegiada do vale da cidade da Serra Gaúcha, foram colocados grandes vãos. Os espaços íntimos, no segundo pavimento, formam um corpo único, conectados com o térreo por meio de duas perfurações, no hall de entrada e na escada. Essa disposição confere continuidade espacial entre a sala de estar e a sala íntima, espaço com vista para uma área de preservação de araucárias. 

 

 

No segundo pavimento, as quatro suítes foram dispostas ao longo da fachada nordeste, unidas por uma sacada continua subtraída do volume, enfatizando a vista para o vale da cidade.  Para os guarda-corpos, externo e interno, assim como nas escadas, foram escolhidos vidros temperados 10mm fixados na viga perimetral do piso com um pilar maciço de aço inox. Na área externa da sacada dos quartos, o  guarda-corpo é fixado no piso com pilar maciço (torre) de aço inox de 300mm de altura utilizando parafuso com bucha CBA. Os suportes dos guarda-corpos são da Kelvin Ortiz. 

 

 

O projeto da residência de 305 m2, em Campinas (SP), foi elaborado pela  24.7 Arquitetura Design com a premissa de explorar a iluminação e ventilação natural. Além do uso da transparência do vidro, o planejamento e distribuição dos ambientes também promoveu uma integração entre as áreas de maior permanência e com a natureza do terreno. A patamarização interna fruto do aclive do terreno natural ditou os níveis internos da casa. Um balanço estrutural de 5,5m suspende o volume de pé direito duplo da fachada, conferindo leveza a casa. No guarda-corpo foram utilizados vidro laminado 10mm incolor transparente possui estrutura em ferro de cor preta acompanhando os caixilhos externos da mesma cor. 

 

 

 

O destaque do empreendimento Lansingerland, composto por dois edifícios interligado em uma região no sul da Holanda, é o grande lobby central. Uma das oito claraboias forma um eixo que abriga um elevador panorâmico e é contornada com por uma escada em caracol, tudo em vidro, formando um design surpreendente e trazendo muita luz de fora. A escada é estruturada com quatro placas de vidro isolante cuja folha externa é laminada e tem serigrafia antiderrapante. A estrutura é contornada por vidro de segurança laminado curvo com raio de curvatura de 3,9 metros e 10mm de espessura. O projeto é da Hans van Heeswijk Architects.  

 

 

 

Um dos destaques do projeto  de arquitetura da Unidade Senac São Miguel Paulista, em São Paulo, elaborado pela Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, é o grande átrium central coberto por uma cúpula de vidro temperado laminado refletivo incolor 12mm com PVB acústico e serigrafia 50% que filtra os raios solares ao mesmo tempo em que ilumina o interior da edificação. O guarda-corpo de vidro também auxilia na ampliação do espaço e decoração central com placas de policarbonato alveolar colorido com filme adesivo transparente e impressão digital torna o ambiente mais moderno e aconchegante. No guarda-corpo foram utilizados vidro temperado laminado 14 mm.

 

  

 

 

 

Residência na Tailândia é formada por cubos empilhados de materiais distintos, uma caixa sólida, uma de alumínio e outra de vidro. A construção se desenvolve em ângulos retos em forma "H", que abraça e abre a casa para a paisagem. Todo espaço interno está conectado aos espaços externos, repletos de verde, e a simplicidade de cada pátio potencializa a experiência de estar próximo à natureza. Os grandes painéis de vidro aplicados das limitações da estrutura dividem espaço interno e ambiente exterior de forma suave, em uma transição pouco perceptível, assim como a ligação com o pátio central e piscina da própria casa. O projeto do Ayutt and Associates  design (AAd) combina a arquitetura moderna com conforto dos usuários, proporcionando uma boa ventilação e proteção contra o calor. Situada um único terreno no subúrbio de Bangkok, em Phutthamonthon Sai3 Road, a casa abriga 3 famílias de 3 gerações: avós, filhas e neto. São 1.500 metros quadrados de área útil, com cinco quartos, banheiros privativos, sala de estar, cozinha asiática e ocidental, espaço multifuncional e espaços de apoio. 
A área de estar principal tem uma interação intensa com o ambiente externo, que, além da paisagem, inclui corredores, piscina, terraço e jardim. Em determinada localização do andar superior o volume sofre uma mudança para dentro e para fora com uma grande janela, criando a sensação de flutuar acima da piscina. O resultado atendeu os requisitos dos proprietários de ter uma interação com a área externa sem perder a privacidade. Para isso, a fachada de alumínio de frente para a rua é quase uma parede cega. A fachada posterior é uma fachada sólida, enquanto o outro lado do pátio interno abre-se livremente para um grande e ensolarado jardim e a piscina. As janelas são grandes e podem ser totalmente abertas, como telas gigantes que enquadram a paisagem. 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário