Seção

Feiras e Eventos

Fesqua Vitech 2012

Fabricantes de todo o Brasil apresentam soluções arquitetônicas integradas no maior evento da indústria de vidros e esquadrias da América Latina

11/06/2016

Fesqua e Vitech 2012

 

Unir setores que crescem em ritmo similar, que se impulsionam mutuamente e se complementam nas soluções que oferecem ao mercado da construção civil foi a principal estratégia que levou a Fesqua – nascida há 12 anos e hoje o maior evento de esquadrias da América Latina – a estender seu escopo de negócios para empresas vidreiras e, de um modo mais amplo, ao segmento da arquitetura como um todo.

Pela segunda vez consecutiva, o casamento Fesqua-Vitech (Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes - Feira Internacional do Vidro) comprovou quanto o fortalecimento do mercado da construção está diretamente ligado à sua capacidade de unir tecnologias de diferentes materiais em soluções efi cientes e integradas.


“Temos notado uma proximidade maior entre entidades de esquadrias e as vidreiras. Isso aproxima ainda mais os setores e as empresas e, com isso, a feira se fortalece e se consolida como o principal evento de vidro e esquadrias, com papel determinante nestes dois nichos”, afirma Luis Henrique Tavares, diretor da revista Contramarco, realizadora do evento. “É nítido para o mercado que essa aproximação se intensifi cou após a criação da Vitech”.

“As duas feiras realizadas em parceria ampliam as possibilidades de negócios”, concorda Ezio Cabib, diretor a fabricante italiana de máquinas para vidro Bottero, que participa pela segunda vez do evento.

De periodicidade bienal, a Fesqua teve sua 9a edição amparada por um número recorde de participantes e seus resultados reforçam a bem sucedida aposta na união de setores tão próximos como fórmula de sucesso incontestável. Realizado entre os dias 17 e 20 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o evento superou as expectativas de negócios e visitação. Apresentando ao mercado o que existe de mais atual em soluções para o setor de esquadrias, a maior feira do segmento da América Latina consolidou-se como ponto de encontro para negócios, além de local adequado para troca de experiências, informações e atualização profissional.


A feira recebeu mais de 28 mil pessoas, 6 mil a mais que na edição anterior, e contou com a participação de cerca de 300 grandes marcas nacionais e internacionais, em 250 estandes distribuídos em 28 mil m². “É notável a crescente qualidade da feira a cada edição. Conseguimos atrair cada vez mais visitantes, com o diferencial de que se trata de um público direcionado e interessado”, afirma Anderson Oba, gerente de mercado da Alcoa, um dos expositores em destaque no evento. “Aproveitamos a oportunidade e conversamos com cada pessoa que se interessou pelos produtos, encerrando o último dia de feira com um belo número de negócios fechados”, destaca o gerente de marketing da Ideia Glass, Érico Miguel.

 

Antecedendo a abertura da Fesqua 2012, as principais lideranças do setor debateram sobre os novos rumos da construção civil. O encontro abordou as perspectivas do setor para o período de 2013-2016, quando estarão concluídas as obras de infraestrutura visando os grandes eventos esportivos, além de planos e iniciativas setoriais e  governamentais para manter o crescimento sustentado. A cerimônia de abertura foi iniciada com o pronunciamento de José Roberto Sevieri, diretor do Grupo Cipa Fiera Milano, organizador do evento, que agradeceu a presença dos representantes de importantes associações, entidades e órgãos governamentais e reforçou a relevância da feira no atual contexto de desenvolvimento do setor da construção civil nacional.

 

Painel de tendências
Além dos principais nomes da indústria nacional de esquadrias, empresas do ramo provenientes de países como Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, França, China, Turquia e Bélgica apresentaram novidades em portas e janelas, forros, fachadas, portões, grades e estruturas metálicas, entre outros, constituindo um abrangente painel de tendências tecnológicas.Já para o segmento de máquinas, a feira trouxe novos sistemas para fabricação de portas e janelas, sistemas de curvatura para tubos e perfis, sistemas e equipamentos para pintura, softwares, vedações e selantes, além de maquinários e equipamentos para serralherias, produção e instalação de fachada estrutural, tecnologias de acabamento de fachadas e inovações tecnológicas.

 

Logo ao lado, a 2ª edição da Vitech trouxe as últimas novidades e tecnologias em máquinas de produção, equipamentos de acabamento, puxadores e ferragens para o setor vidreiro. Além da Vitech, o evento contou com a estreia de outra exposição paralela, a Arctech (Feira Internacional de Tecnologias para Arquitetura e Urbanismo). Segundo Sevieri, a sinergia de eventos num mesmo ambiente proporcionou aos visitantes uma multiplicidade de soluções. “O cenário atual comprova a necessidade de um evento voltado para a área de esquadrias, vidros e arquitetura em um só lugar”, afirma. “Calculamos um volume de negócios gerados em torno de R$ 250 milhões.”


Ainda, como parte da programação oficial da Fesqua, foram realizadas palestras e apresentações técnicas gratuitas (SEBRASER e X Seminário Brasileiro de Serralheria) que tiveram o objetivo de reunir os profissionais de serralheria, fabricantes de esquadrias e instaladores, oferecendo conteúdo de atualização profissional. A próxima edição da Fesqua-Vitech já tem data marcada. O evento acontecerá de 10 a 13 de setembro de 2014, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP.

 

 


Abrasipa
A fabricante de abrasivos levou sua linha completa para polimento de vidros e expôs novidades exclusivas, como o GForce2, sistema importado de remoção de riscos da GlasWeld capaz de recuperar todos os tipos de vidros e espelhos sem distorção ótica. A empresa apresentou ainda a borracha de remoção de riscos em alumínio anodizado e o limpa-vidro ProClean, produto que remove todos os tipos de manchas e sujeiras.

 

 

 

 

 

Agmaq
A fabricante de máquinas para vidro mostrou os diferenciais de sua linha de produtos e destacou a lapidadora retilínea copo, desenvolvida para alta produção e qualidade de acabamento. Segundo a empresa, o equipamento é o primeiro da categoria produzido integralmente no Brasil, incluindo peças e montagem.

 

 

 

 

Al Puxadores
Assim como na Glass South America, a empresa de ferragens para vidros temperados deu ênfase à nova linha Chrome, com novo conceito estético e de versatilidade. Além disso, apresentou o Kit Alumínio Engenharia, desenvolvido para facilitar o trabalho de instalação, com diferenciais como furos para drenagem na guia inferior, furos para instalação no trilho superior e novo sistema de encaixe capa/trilho.

 

 

 

 

Alpatechno
Especializada em adesivos e selantes para os mais variados tipos de vedação, a empresa apresentou toda sua linha de produtos voltados para aplicação em juntas de fachadas, pisos e estruturais.

Destaque para o lançamento do selante MSP 135, adesivo vedante de secagem rápida indicado para colagens e vedações em chapas, painéis, juntas com movimento em fachadas, pisos e perimetrais.

 

 

 


Alumiconte
Extrusora, anodizadora e especializada em pintura eletrostática, a Alumiconte mostrou sua linha de acessórios aplicáveis em esquadrias e em vidros temperados. Destaque para o lançamento da linha voltada para janelas maximar.

 

 

 


Arbax
Além dos tradicionais rebolos para polimento, molas para piso, óxido de cério e cortadores de vidro, a Arbax destacou sua nova linha de rebolos sustentáveis, os rebolos verdes, que causam menos impacto ao meio ambiente durante a fabricação. A empresa dividiu o estande com a Support Glass, fabricante de resinas para vidros duplos, e com a Potenza, que apresentou sua linha de rebolos diamantados. 

 

 

 

Asa Alumínio
Entre os destaques da extrusora paulista estava o sistema Mega, que contempla todos os modelos e tipologias para caixilharia, incluindo portas e janelas corrediças, janelas maxim-ar, basculantes, portas giratórias e módulos fixos, entre outras possibilidades. Outros destaques foram a fachada Skalla, disponível nas versões glazing e pele de vidro, com opções cortina ou entre vãos, e o sistema Roofmaxx.

 

 

 

 

Bottero
Com o objetivo de aproximar a tecnologia italiana do universo dos fabricantes de esquadrias brasileiros que iniciam trabalhos em vidro, a Bottero expôs a Linha 352 BCS R – EVO, que, segundo o diretor Ezio Cabib, trata-se de uma das mesas de corte mais disputadas pelo mercado. O produto trabalha diferentes funções, inclusive em vidros insulados, e permite acoplar um rebolo para cortar as camadas milimétricas do vidro Low-E.

 

 

 

 

CBVP
A Companhia Brasileira de Vidros Planos mostrou o projeto de sua planta industrial, com início das operações previsto para o primeiro semestre 2013, além de detalhes da futura linha de espelhos e vidros laminados que fará parte da primeira indústria de vidros planos do Nordeste e única do Brasil com capital 100% nacional.

 

 

 


Crismach
Lapidadoras, biseladoras, furadeiras e lavadoras de vidros estavam entre os equipamentos que a fornecedora paulista dispõe em seu portfólio de produtos, ao lado de linhas de equipamentos para fabricação de vidros lamindos e insulados.

 

 

 

 

Conlumi
A Conlumi aproveitou a feira para lançar a marca Fusione Glass, produto destinado aos mais variados tipos de revestimentos internos e externos, que usa vidro laminado e uma chapa de alumínio. Além do lançamento, foram apresentadas outras linhas da empresa, como FlexSystem, Inspired Glass, Sweet Glass e Contêmpera.

 

 

 

 

Diamafer
A fabricante de ferramentas diamantadas destacou suas soluções e lançamentos com foco no beneficiamento do vidro plano, incluindo lapidação, furação e recortes. Entre os destaques estavam os rebolos tipo copo metálico, copo resina e periféricos, além de brocas para máquinas e processos manuais, escariadores e discos de corte.

 

 


Glass Vetro
Em sua terceira participação na Fesqua, a Glass Vetro trouxe novidades interessantes, como as escadas modulares da DO-UP, comercializadas em kit e aplicáveis em residências e ambientes com baixa circulação de pessoas. A empresa também aproveitou a ocasião para lançar seu novo selo para sistemas de guarda-corpo e corrimão, o GV Railling. (Acompanhe matéria completa na próxima edição).

 

 

Gusmão
No ramo vidreiro há quase 30 anos, a Gusmão apresentou uma ampla linha de máquinas e acessórios para o setor. Os itens incluiram ferramentas, EPI’s, acessórios, suprimentos, equipamentos manuais e máquinas de produção de grande porte. Entre os lançamentos estavam a ventosa 4GB, o classifi cador e a mesa de corte da fabricante Rial, a lapidadora FPS15, fabricada pela Schiatti Angelo e o Master Shape, da Macotec.

 

Hydro
Em sua segunda participação no evento, a empresa lançou a linha de esquadrias Eco Prime. Desenvolvido de acordo com as novas normas de desempenho, o produto destina-se a melhorar o controle acústico e o bloqueio de ar e água nas residências. O perfil permite inclusão de vidros duplos, aplicação de persiana entre os vidros e controle térmico. Com sistema Termal Break, conta com uma camada de poliamida aplicada entre os perfis, para evitar a troca de calor entre o ambiente interno e externo, otimizando o sistema de ar condicionado ou de calefação.

 

 

Ideia Glass
A Ideia Glass apresentou os lançamentos das versões em inox de alguns de seus produtos, como o kit para box Elegance, com sistema de roldanas aparentes, e o prolongador Maxx, para uso em escadas, guarda-corpos e painéis de vidro. O produto permite regulagem da distância entre o vidro e a parede, possibilitando visual limpo e leve, e suporta estruturas de até 250 kg.

 

 

 

Inamaq
Gruas, teares, pontes e pórticos rolantes para a construção civil, indústria vidreira e matalúrgica estavam entre os equipamentos apresentados pela empresa com sede em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo.

 


Italotec
A empresa deu destaque à ventosa automática V4AC, lançada há pouco mais de seis meses. O produto é 100% nacional e tem capacidade para carregar até 600 kg. As ventosas dispõem de um circuito de vazão independente para cada disco de borracha. Assim, se algum disco apresentar problema ou vazamento, a máquina consegue dar continuidade ao trabalho.

 


Funisa
Uma grande variedade de acessórios em inox para montagem de corrimãos e guarda-corpos de vidro foi apresentada no estande da Funisa, todos de fabricação própria. Destaque para o botom e suporte articulado.

 


Makit
O Kit para Envidraçamento de Sacadas foi a novidade em destaque no estande da Makit, que já atua nos segmentos de box, portas e janelas. O produto chega ao mercado para atender à demanda dos recentes lançamentos imobiliários, que têm dado ênfase às sacadas gourmets, ambientes que requerem fechamento nos dias frios e de chuva, mas podem ter seus vãos 100% abertos em dias quentes. O kit tem como proposta evitar qualquer interferência na arquitetura dos edifícios, podendo ser aplicado sem necessidade de alteração do projeto.

 


Rollit
Em sua quarta participação no evento, a Rollit expôs 80% de seus produtos, incluindo novidades como o novo site, o e-commerce, o novo modelo de box Spider, com roldanas aparentes, o sistema de roldanas duplas Duplex, para portas pesadas, e o sistema Botton R para guarda-corpos, com regulagem em todos os sentidos, sem necessidade de
retirar o vidro.

 

 

Roaplas
Especializada na fabricação e comercialização de acessórios para vidros temperados, a empresa paulistana apresentou sua linha de roldanas e carrinhos, puxadores, acessórios para sacadas, arremates, batedores, buchas, cantoneiras, escovas de vedação e guias para box.

 

Saint-Gobain Glass
A fabricante de vidros impressos deu ênfase ao lançamento do SGG SATINOVO®, especialmente voltado para os mercados de construção civil, moveleiro e decoração. Com massa extra clara e textura muito suave, o produto proporciona privacidade, uniformidade e planicidade. É ideal para esquadrias e destaca-se por ser ecologicamente correto em sua produção, agregando sustentabilidade aos projetos. Disponível na dimensão de 3,21 x 2,25 m e nas espessuras de 4, 6, 8 e 10 mm, o vidro tem como diferencial uma superfície delicada, que não fica marcada ao toque dos dedos.

 

Space Glass
A Space Glass apresentou toda sua linha de vidros para aplicação em esquadrias metálicas padronizadas e especiais, incluindo laminados, refletivos e impressos. O estande deu destaque aos produtos da linha Habitat, da Cebrace, composta por vidros de proteção solar para aplicação residencial. 

 

Softsystem
A empresa expôs suas soluções em gestão empresarial por meio de softwares de automação comercial e ERP, com módulos específicos para gestão financeira de materiais, vendas, suprimento e compras, logística e distribuição, gestão de preços, gerencial etc.

 


Solarlux
Lançamento do sistema de envidraçamento SL25XXL, para fechamento de áreas internas, composto por uma grande quantidade de painéis de até 3 m de altura. Todos os painéis correm em um trilho embutido único (HSW). Sistema de fechamento dobrável SL 35, mais robusto e voltado para residências e ambientes que requerem maior segurança. Para portas, janelas e divisórias.

 

 

Tecnocast
Especializada em injeção sob pressão de peças técnicas em ligas de zinco (zamac) , a empresa paulista reuniu em seu estande sua linha de produtos para o mercado vidreiro, entre eles puxadores, prolongadores, mãos francesas, bases giratórias, dobradiças, trincos, fechaduras e suportes.

 


 

Unividros
Há mais de 20 anos no mercado, a empresa catarinense participou da Fesqua pela segunda vez, expondo belas aplicações de vidros curvos laminados e multilaminados em escadas, cadeiras de balanço, pontes e guarda-corpoos, box e divisórias. Destaque para os laminados decorativos duplaface, com tecidos entre os vidros que simulam
mármore e outras texturas.

 

 

Use-Mak
Participando da Fesqua pelo segundo ano consecutivo, a Use-Mak levou à feira o classifi cador manual para armazenamento do vidro, equipamento para estocagem de colares de vidro que está sendo bem aceito pelos vidraceiros, pois além da segurança que oferece, ocupa pouco espaço.
Além do classificador, a empresa divulgou alguns lançamentos 100% nacionais, como a Lapidadora Copo de oito motores, a Biseladora Retilínea com nove motores e a Lapidadora Periférica de quatro motores com novo painel de controle.

Deixe seu comentário