Ferragens para Vidro: Conheça os diversos tipos de matérias-primas, suas finalidades e resistências

Ferragens para Vidro: Conheça os diversos tipos de matérias-primas, suas finalidades e resistências

Capa: Ferragens para Vidro: Conheça os diversos tipos de matérias-primas, suas finalidades e resistências

Ligas de metais não ferrosos, polímeros e nylon podem ser utilizados na fabricação de componentes e ferragens para vidro. Cada matéria-prima tem sua característica e comportamento, o vidraceiro precisa analisá-las adequadamente, de forma que atenda a função e resistência necessária para a utilização proposta. Alguns materiais proporcionam mais custo-benefício para aplicações que não necessitam de uma maior resistência mecânica ou contra corrosão, outras demandam materiais mais nobres. 

 

Zamac

O zamac tem boa resistência mecânica e é um dos materiais mais utilizados hoje pela indústria de ferragens para vidro. O mercado oferece custos atrativos para este tipo de ferragem. Porém, não é indicado para grandes estruturas. “O zamac se torna o material de melhor custo-benefício, pois é um material de qualidade, que proporciona ao produto um bom acabamento, resistência mecânica e também, se instalado corretamente, pouca manutenção. E em comparação ao latão e ao aço inox o preço é bem mais acessível, a diferença é em média de 40%”, afirma Guilherme Beraldo Lopreto da FVT Ferragens e Acessórios para Vidro Temperado. 

 

“O Zamac pode ser usado em todas as aplicações na linha de ferragens para vidro, mas dentro dos padrões aceitáveis, por isso, disponibilizamos no nosso site, as medidas recomendadas para peças que são estruturais, para que assim, as instalações sejam feitas de forma correta”, completa o especialista da FVT, que também trabalha com peças em aço inox, latão e alumínio.

 

 

Um dos produtos da empresa em zamac é o kit porta pivotante Platinum, desenvolvido para facilitar a vida dos vidraceiros. Indicado para instalação de portas de vidro, o kit Platinum é fácil de instalar, dispensa quebra do piso, promovendo, além da agilidade, uma obra mais limpa e sem danos ao projeto original. 

 

Resistente a portas maiores, pode ser aplicado em portas de vidro tanto em áreas internas como externas. O kit para instalação de portas de vidro inclui ainda fechadura com chave tetra e é hoje um dos carro-chefe da FVT, que conta com uma ampla variedade de ferragens, acessórios em geral, puxadores e fechaduras. Outro produto feito em zamac é o kit Box Articulado, recomendado para vãos de até 1,5m. 

 

 

Polímero

Possui boa resistência mecânica, ao impacto e rigidez, ausência de toxicidade e grande resistência química. O nylon é um dos polímeros de engenharia mais antigos no mercado das resinas termo-plásticas. “O polímero possui ótimo custo-benefício porque é resistente contra corrosão, indicado para áreas litorâneas, tem boa resistência mecânica e é mais barato que o aço inox. O que também barateia é seu custo de produção mais baixo, já que são peças injetadas e não há perda”, explica Renata Silva da Belga Metal Polímeros.

 

 

A empresa produz ferragens em aço inox, zamac e polímero, mas seu carro-chefe é o polímero, pois seu material é diferenciado em relação a outros do mercado e mais resistente, suporta 63kg, porque possui mais fibra de vidro em sua fórmula. O polímero é composto por nylon de engenharia e fibra de vidro. Um dos produtos da empresa produzido com esta matéria-prima é o kit 1 para portas de abrir, com dobradiças 101 e 103 e fechadura 1520 com contra fechadura 1504A, disponível nas cores preto, branco, fosco e bronze. 

 

Alumínio

Os acessórios de alumínio são leves e de média a alta resistência mecânica. O alumínio é um material que permite uma gama diversa de aplicações, tem boa performance e durabilidade. Pode ser utilizado em ferragens e acessórios para instalações internas ou externas. “As características do alumínio permitem que ele tenha uma diversa gama de aplicações. Por isso, o metal é um dos mais utilizados no mundo todo”, destaca Dionatan Schmeling, marketing de Produto da Soprano. 

 

Material leve, durável e bonito, o alumínio mostra uma excelente performance e propriedades superiores na maioria das aplicações, inclusive excelente resistência à corrosão. Apresenta melhor qualidade em acabamento, resistência e durabilidade. “Realizamos o teste de névoa salina em nossos produtos, que atendem 24 horas. Produtos que utilizam o alumínio ganham também competitividade em função dos inúmeros atributos que este metal incorpora”, revela Schmeling.

Uma das ferragens em alumínio disponíveis no mercado é o bate-fecha da Mettallfleck com fecho grande. Fabricado todo em alumínio, tem a mesma furação da fechadura e dispensa o uso de miolo com chave. Com o bate-fecha da Mettallfleck também não precisa recortar a cadeirinha.

 

 

 

Aço inox

Os acessórios de aço inox possuem altíssima resistência mecânica e propriedade anti-corrosiva, ou seja, não oxida. Considerado um metal nobre, é uma matéria-prima de alto valor agregado. Referência em ferragens e acessórios em aço inox, a WR Glass apresenta as ferragens Slim padrão para portas e janelas de vidro, desenvolvidas em aço inox 304. Confeccionado com chapa 2mm, o que a faz ter design mais suave, as ferragens Slim se destacam pela estética diferenciada. 

 

“Seu design traz inovação para obra e também agrega mais valor por ser em aço inox, já que a maioria das ferragens são em zamac, o que também diminui muito a chance de contaminação por corrosão. Outro diferencial é acabamento, polido e escovado”, afirma Claudia Reda da WR Glass, que fabrica o mesmo produto também em zamac. 

 

As ferragens Slim acabaram também sendo testadas pelo Instituto Falcão Bauer, já que foram utilizadas na instalação da porta que passou pelo teste da mola hidráulica e teve a sobrecarga de esforço por repetição, abertura e fechamento. “É um produto diferenciado que agrega valor na instalação e oferece ótimo custo-benefício, um baixo investimento para uma boa performance. A instalação é padrão, sua parte interna é igual às ferragens convencionais”, completa Claudia. 

 

Latão

Assim como o aço inox, o latão é considerado um material nobre. Possui ótima resistência mecânica e à oxidação, podendo ser aplicado em áreas externas expostas à umidade. Tem alto valor agregado e, juntamente com o aço inox, está entre os produtos de maior custo.