Seção

Produtos

Equipados e protegidos

Na maleta de trabalho do vidraceiro, itens profissionais básicos garantem organização, limpeza, segurança e agilidade

12/08/2016

Reduzir erros, evitar posteriores avarias, garantir segurança, aumentar a precisão e a agilidade e propiciar acabamento de qualidade. Esses são alguns dos benefícios que o vidraceiro obtém ao se munir das ferramentas apropriadas para o seu dia a dia de trabalho. Mais do que eficiência, os acessórios devem visar conforto, segurança e organização. “Para não ser apanhado de surpresa, todo vidraceiro deve levar uma caixa ou bolsa de ferramentas contendo luvas, cortador, ventosas, pistola de silicone, trena ou metro, brocas, furadeira e uma recortadeira”, recomenda João Rett, técnico da Glass Vetro. 


O diretor Ricardo Costa, da Glassparts, destaca os esquadros, metros e réguas como alguns dos acessórios que não podem faltar na maleta de trabalho de um vidraceiro. “Cada ferramenta tem sua particularidade para facilitar o trabalho do profissional. A régua de corte, por exemplo, oferece escala para a regulagem de medida e tanque reservatório de óleo, que proporciona agilidade e rapidez no corte. Trata-se de uma ferramenta indicada para abreviar o tempo de corte para vidros de mesmo tamanho. Também é usada para corte de vidros laminados, pois corta com exatidão os dois lados do vidro”, diz Costa.


“Em relação a avarias, papelão para forração do piso e mesa desmontável para dispor ferramentas são acessórios muito úteis”, afirma o instrutor Ricardo Camara, da Central do Vidraceiro. Ele também recomenda o uso de uma maleta de ferramentas com fundo emborrachado, para evitar arranhões no piso e pancadas nas quinas. “Também é aconselhável o uso de sapatilhas descartáveis na visita a um cliente, tanto para fazer um orçamento como na própria instalação. É um sinal de higiene e de respeito”, ressalta Camara.


“A qualidade e a capacidade das ferramentas influenciam na qualidade dos trabalhos executados”, afirma Neide Gusmão, diretora da Gusmão Representações. A qualidade dos insumos aplicados, tais como lixas, óleo, rebolos, disco de serra e óxidos, também contribui para o padrão dos produtos que o vidraceiro oferece ao mercado. 


Além do uso do uniforme, que segundo o instrutor Ricardo Camara é requisito fundamental para a apresentação do profissional, o trabalho do vidraceiro exige um cuidado especial com equipamentos de segurança. “Braceletes, mangotes, luvas e óculos protetores são equipamentos obrigatórios para o manuseio do vidro”, aponta Ricardo Costa, da Glassparts. “O vidraceiro nunca deve abrir mão de seus EPIs. A integridade física deve ser a primeira a ser preservada em qualquer tipo de serviço ou ramo de atuação”, acrescenta Camara. 

 

“O vidraceiro nunca deve abrir mão de seus EPIs. A integridade física deve ser a primeira coisa a ser preservada em qualquer tipo de serviço ou ramo 
de atuação”

 

 

Bosch

Entre as ferramentas que não podem faltar no dia a dia do vidraceiro estão as furadeiras, tanto as sem impacto pequenas como as de impacto grandes. As linhas da Bosch incluem a parafusadeira/furadeira GSR 1200-2-LI, sem impacto e a bateria, com 15 configurações de torque e uma de perfuração, que alia performance e tamanho compacto.

 

 
 
 

O produto oferece duas velocidades, freio de motor e mandril de aperto rápido, o ferece diâmetro de fura máximo de 20 mm em madeira e de 6 mm em aço. Outro item da categoria é a GSR 18-2-LI, parafusadeira/furadeira grande, de impacto e a bateria. ultraresistente Durashield, para absorção de quedas e fortes impactos. 

 

 

 

 

 

Outra ferramenta usada pelos vidracerias é a serra mármore. A empresa destaca a GDC 14-40 D e a GDC 12-34 D, as mais leves serras mármore da categoria e com melhor relação de performance do mercado, são ideais para cortes retos em todos os tipos de pedras, pisos, cerâmica, azulejos e telhas, entre outros materiais. 




 


 

 

 

 

 

 

 

 

Skil

Marca alternativa do grupo Bosch, a Skil lançou três novos modelos de furadeira/parafusadeira sem fio, completando a família de produtos voltada ao profissional autônomo. Com caraterísticas distintas, os modelos 2611 (14,4V), 2711 (14,4V - com impacto) e 2811 (18V) atendem a diferentes demandas de trabalho, todas são robustas e proporcionam boa produtividade. Além de ser mais resistente, a nova família tem como diferencial o carregador de bateria de apenas 1 hora, que possibilita o trabalho contínuo do profissional e flexibilidade de uma ferramenta bivolt.

 

 

 

 

Tramontina
 

 

As furadeiras/parafusadeiras com bateria de lítio da Tramontina Master são usadas para perfurar madeiras, plásticos e metais, além de trabalhos de aparafusar. O modelo com impacto também pode ser usado para perfuração em concreto.

 

 

 

 

 

A linha Master conta com um modelo de furadeira de impacto com encaixe de 1/2” e 710W de potência. Tem excelente desempenho nas operações de perfuração de plásticos, madeiras, concreto, metais e outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Makita



Entre as ferramentas a bateria, a Makita destaca a parafusadeira/furadeira de impacto HP2016D. O produto tem capacida de de furo de 10 mm em aço, 21 mm em madeira e 8 mm em concreto. Com velocidade e rotação variáveis, conta com mandril de aperto rápido, ajuste de torque, 2 velocidades mecânicas e freio instantâneo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Schulz

 

A Schulz conta com parafusadeiras e furadeiras a bateria, que facilitam a execução de atividades sem a limitação do fio de eletricidade. Os modelos de 9,6V e 12V PLUS têm velocidade variável e reversível, com controle de torque para 23 posições. O mandril de aperto rápido facilita a mudança de acessórios. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

Glassparts


O portfólio da Glassparts conta com uma gama completa de acessórios e ferramentas profissionais para vidraçarias, e também com uma ampla linha de EPIs. Esquadros, ventosas, compassos, réguas de corte e alicates estão entre os produtos da empresa especialmente testados e desenvolvidos para os profissionais do segmento. Além de comercializar as ferramentas, a Glassparts também oferece peças de reposição para a manutenção, prolongando a vida útil das ferramentas. 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                               

 

Além das ventosas duplas (capacidade para 80 kg) e triplas (120 kg), a empresa trabalha com ventosas a vácuo (150 kg), capazes de manusear tanto chapas planas como curvas. A linha de alicates contempla modelos novos, direcionados a vidros de 15 a 25 mm, que oferecem ajuste fino de destaque, aumentando a precisão. 

 

 

 

 

Os compassos dividem-se em três tipos: com e sem reservatório de óleo, acessório que proporciona um corte mais suave e maior durabildiade à ferramenta, e o compasso para corte vidros ovais. 

 
 
 
 
 
 
 
Glass Vetro


A empresa também trabalha com uma grande variedade de ferramentas e acessórios para o vidraceiro. Entre eles encontram-se martelos, alicates, serras, renas, metros, ventosas duplas e triplas, pistolas de silicone (1), brocas e recortadeiras, essas últimas usadas para recorte em alvenaria, para instalação de molas hidráulicas no piso. Os cortadores manuais da linha Toyo (2) estão entre os destaques da empresa, além dos metros da marca Hultafors (3). E Glass Vetro também oferece as luvas pigmentadas CA 4276, as luvas com banho de látex CA 10431 e as luvas com fios de aço e uma face pigmentada CA 5533.
 



 
 
 
 
 
                                        

                       

 
 
Tramontina


A fabricante oferece uma linha completa de ferramentas para profissionais da construção civil das mais diversas áreas. A linha inclui martelos, alicates, aplicadores de silicone e discos abrasivos. No ramo de vidraçarias, a ferramenta em destaque é o Martelo Vidraceiro, especialmente desenvolvido para esses profissionais. A cabeça forjada em aço carbono especial garante resistência tanto na pena como na base de impacto da cabeça.

 
 
 
 
 

A Tramontina Máster também dispõe de dois modelos de pistolas para tubo silicone, um produzido em alumínio com estrutura fechada, que permite utilização com silicone em sachê, e o segundo aberto, para tubos rígidos de silicone.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

No ramo de ventosas, a empresa conta com modelos simples, com capacidade de carga de 50 kg, e os duplos, que suportam até 100 kg, além de um modelo flexível de ventosas duplas, com estrutura que se movimenta em pequenas angulações, facilitando o uso em materiais com curvatura leve.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Projetados para golpear superfícies que não podem ser marcadas ou danificadas, os martelos de borracha branca são oferecidos em dois tamanhos: 225 g e 450 g. 

 
 
 
 
 
Vonder
 

Para o transporte de peças planas lisas como vidro, a Vonder oferece quatro modelos de ventosas plásticas: simples, dupla, tripla e quádrupla, todas com suporte e alça em plástico ABS e borracha, que conferem maior resistência ao produto. O modelo simples tem capacidade de carga de 25 kg, o duplo de 50 kg no total e o triplo de 75 kg (25 kg por ventosa). O modelo quádruplo, apresenta capacidade de carga total de 100 kg (25 kg por ventosa), permitindo maior contribuição e desempenho a diversas aplicações profissionais.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

A empresa também destaca seu lançamento recente, o Jogo de Ferramentas com 110 peças, indicado para manutenções e reparos em geral. Entre os EPIs, a empresa oferece as Luvas Multiuso Vonder, indicadas para a proteção das mãos durante o manuseio de ferramentas e peças.

 

 

 
Schulz


A pistola pulverizadora da Schulz é mais uma aliada à aplicação de vidros. O jato ajustável - vertical, horizontal e diagonal – é utilizado na pintura de produtos à base de água ou solvente que ainda conta com regulagem precisa do fluxo de tinta. A pistola é desmontável e fácil para limpeza. O acionamento de ferramentas pneumáticas fica mais prático com os compressores de ar Schulz. Na linha Bravo, são vários modelos para aplicação profissional, como é o caso da instalação de vidros. 

 

 

Deixe seu comentário