Seção

Fique por Dentro

É possível abrir uma vidraçaria legalizada sem investimento?

A formalização como MEI tem custo praticamente zero e não é obrigatória a abertura de loja física, porém, é essencial conhecimento para a gestão do negócio

24/06/2019


 

Muitos vidraceiros atuam por anos para outras vidraçarias e depois de adquirirem bastante experiência surge a necessidade de evoluir para seu próprio negócio e ter a oportunidade de faturar mais. Entretanto, a falta de capital é um dos principais empecilhos. Bastante comum no mercado vidreiro é começar com um escritório em casa e divulgação apenas pelo boca a boca e pela internet. Porém, a principal dúvida é se é possível  abrir uma vidraçaria legalizada sem investimento e qual o caminho a seguir.

 

A possibilidade de formalização com menos custo, praticamente zero, é atuar como MEI - Microempreendedor Individual. Como MEI não é necessário ter loja física, nem funcionários. Para se cadastrar, é preciso acessar o Portal do Empreendedor (portaldoempreendedor.gov.br), que orienta sobre os passos a serem seguidos. Não é obrigatória a contratação de um contador, mas é recomendada por conta das diversas obrigações a serem cumpridas e contratos a serem elaborados. 

 

Gestão do negócio

O futuro microempresário precisa obter informações mínimas sobre a gestão do seu negócio. Primeiro de tudo, conhecer o mercado em que atuará, depois é preciso conhecer a estrutura tributária e obrigações acessórias, municipais, estaduais e federais, conforme o tipo de empresa. Por fim, ter domínio de técnicas para controle e gestão do caixa, dos custos e formação de preços. Também é interessante conhecer os riscos do negócio, como acidentes, garantias, transporte e exposição de pessoas. Como qualquer empresário, tão logo seja possível, é necessário se aprofundar nos aspectos legais e tributários do negócio, sem nunca se descuidar dos clientes e do caixa.

 

 

 

O portal do Sebrae disponibiliza EAD (cursos à distância) gratuitos, além dos cursos presenciais em cada região. Basta acessar sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead. O Sebrae também tem em seu portal mais de 440 Ideias de Negócios e uma delas é de Vidraçaria (sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-vidracaria,f6987a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD). São 29 capítulos onde constam a necessidade de equipamentos e investimentos entre outros aspectos importantes. Nesta matéria da Vidro Impresso - Como montar uma vidraçaria também apresentamos algumas dicas de planejamento e fluxo de caixa. 

 

Custo praticamente zero

É possível abrir uma vidraçaria legalizada sem investimentos iniciais em um espaço físico e sem funcionários. Cadastrando-se como MEI ou como uma empresa societária é possível utilizar o endereço da residência e as empresas não precisam, necessariamente, de funcionários. Somente para o registro não há custos, apenas com contador se utilizar este serviço. Se abrir uma empresa terá as despesas do escritório de contabilidade e das taxas da Prefeitura do Município na qual a empresa for se instalar. São pequenos valores, atualizados com frequência, mas nada proibitivos. Na constituição de empresa societária, é necessário utilizar o serviço de um contador ou escritório de contabilidade.

 

No portal do Sebrae há conteúdos com o passo a passo e roteiro para a formalização do MEI – Microempreendedor Individual, além de mais detalhes que podem ajudar a concretizar essa importante decisão. Já para formalizar uma ME – que é a sigla para Microempresa, aquelas que faturam acima de R$ 81.000,00 até R$ 360.000,00 por ano, o processo exige mais etapas como o registro na Prefeitura (ou administração regional), Junta Comercial, Receita Federal e na Previdência Social entre outros órgãos regulamentadores da atividade pretendida.

 

Deixe seu comentário