Seção

Arquitetura e Vidro

Dicas de fixação do vidro no perfil em um envidraçamento

Confira o passo a passo de como fazer a fixação do vidro no perfil de acordo com a norma técnica de Envidraçamento de Sacadas NBR 16.259

16/11/2020

O envidraçamento de sacadas é um dos serviços mais demandados no setor vidreiro, especialmente neste momento do mercado em que o conforto residencial se tornou prioridade.

Sua instalação envolve uma série de processos, do corte a montagem do sistema. Uma das etapas mais importantes é a fixação do vidro no perfil, pois de sua correta execução vai depender um bom desempenho do fechamento. 

Por isso, selecionamos a seguir algumas dicas e o passo a passo de como fazer a fixação do vidro no perfil, de acordo com a norma técnica de Envidraçamento de Sacadas NBR 16.259. 

A fixação do vidro ao perfil pode ser mecânica, normalmente por meio de parafusos, ou química, por meio de adesivos. 

 

Fixação química: 

1- O primeiro passo é realizar uma limpeza adequada, tanto no perfil quanto no vidro para que a aderência seja eficiente. Os substratos devem estar livres de qualquer substância desengraxante e sujeira. A limpeza do vidro deve ser feita com álcool isopropílico 90% ou um ativador de superfície indicado pelo fabricante do adesivo. 

2- O adesivo não pode ser aplicado no perfil sem acabamento e este não pode ter falhas, pois pode comprometer o desempenho do adesivo.

3- No caso de adesivos à base de poliuretano, o produto não pode ser exposto aos raios ultravioleta. Caso isso aconteça, este deve ser selado.

4- A área de aplicação do adesivo deve ser de acordo com o peso do vidro e tamanho do perfil e devem ser consideradas as orientações do fabricante com relação às cargas suportadas por quantidade aplicada do adesivo, de acordo com ABNT NBR 15737.

5- Fique atento ao tempo de cura do adesivo estipulado pelo fabricante antes da instalação do sistema. Este prazo para a secagem total deve ser respeitado para garantir a resistência da fixação. 

6- Quando utilizados selantes à base de silicone, estes devem ser de cura neutra e utilizados para colagem estrutural. Em todos os casos, seja qual for à base do adesivo, deve-se seguir as orientações do fabricante do adesivo em relação aos cuidados antes da aplicação, quantidade do adesivo e tempo de cura. 

 

Fixação mecânica

7- A fixação mecânica deve ser feita com parafusos de material inoxidável, entre alumínio e alvenaria e alumínio e alumínio. 

8- Os parafusos devem ser adequados, quanto à espessura e tamanho, à necessidade de fixação dos perfis (diâmetro e comprimento). 

9- O instalador deve se certificar de que os parafusos alcancem a viga e/ou concreto, e a profundidade do furo na viga deve ser compatível com o comprimento do parafuso.

A norma NBR 16.259 traz mais orientações quanto à instalação de um sistema de envidraçamento de sacadas, qual os espaçamentos entre os elementos de fixação, como fazer a vedação do sistema, particularidades da instalação sobre guarda-corpos, entre outras informações. 

Deixe seu comentário