Conhecer produtos de alto valor agregado pode destacar um vidraceiro em meio à concorrência

Conhecer produtos de alto valor agregado pode destacar um vidraceiro em meio à concorrência

Capa: Conhecer produtos de alto valor agregado pode destacar um vidraceiro em meio à concorrência

 

O mercado vidreiro pode ser bastante lucrativo, já que se mantém aquecido juntamente com o setor da construção, porém, essa demanda é distribuída entre uma grande quantidade de vidraçarias. Para se destacar em meio à tanta concorrência e ganhar seu espaço no mercado, o vidraceiro pode agregar valor às instalações simplesmente conhecendo opções de produtos diferenciados. 

A indústria vidreira avançou muito nos últimos anos e incorporou tecnologias ao vidro inimagináveis há pouco tempo. Os fabricantes de ferragens acompanharam essa tendência e evoluíram na modernidade dos fixadores e na grande variedade de produtos. Estar por dentro dessas novidades e buscar conhecimento para aplicá-las em seus projetos é essencial para quem quer se destacar no mercado vidreiro. Quanto mais informação um profissional tem, mais oportunidade de incrementar uma obra terá, principalmente se tiver conhecimento para explicar ao cliente a importância e necessidade daquela instalação com determinados produtos que o mesmo nem sabia que existia. 

Produtos de maior valor agregado, além de diferenciar o profissional em meio à concorrência, ainda possibilita incorporar o orçamento, já que seu investimento é maior, assim como o retorno que o cliente terá com suas funcionalidades. “Entendemos que é fundamental que os vidraceiros conheçam os diferenciais dos produtos que comercializam, assim como as suas formas de aplicação e a sua correta instalação. Além disso, ter uma oferta de produtos, sobretudo os de maior valor agregado, poderá contribuir para uma maior rentabilidade de seus negócios e com a satisfação de seus clientes”, afirma Luiz Barbosa, gerente técnico de vendas da Vivix.

O cliente, muitas vezes, desconhece essas inovações, e cabe ao profissional do vidro orientá-lo em relação às opções que trarão mais benefícios, afinal, ele nem sabe se precisa ou quer algo que nem sabe que existe, até que o vidraceiro que contratou para prestar uma consultoria especializada o informe. O conhecimento de novas possibilidades e soluções coloca um profissional um passo à frente, especialmente em um mercado concorrido, no qual o tradicional todos sabem fazer. 

Conhecer produtos de alto valor agregado e saber ofertá-los vai sem dúvida te diferenciar dos seus concorrentes. Para o mercado do vidro, fazer estudos comparativos do custo-benefício de produtos especiais mostra ao cliente as razões para investir nesse tipo de material. Depois de conhecer melhor o que o cliente espera, você precisa escolher o produto que terá mais valor agregado e levantar todas as informações possíveis sobre ele, as especificações técnicas, os processos produtivos, os diferenciais e os valores possíveis de negociação. Um ponto que pode ajudar a diferenciar seu produto dos demais é o uso de tecnologias que podem ser empregadas na matéria-prima ou durante o processo produtivo do vidro, trazendo mais vantagens ao cliente, como resistência e segurança. Somente com todos os argumentos na ponta da língua será possível convencer o cliente a escolher um produto de valor agregado”, acrescenta o especialista da PKO do Brasil.

 

Vidros funcionais

Vidros especiais, que trazem funcionalidades para além da transparência e flexibilidade do material, agregam bastante valor a um projeto. O investimento maior se traduz em comodidade e retorno com a economia de recursos, como é o caso do vidro de controle solar Vivix Performa, que bloqueia o UV em até 97% no monolítico e 99,6% no laminado, proporcionando redução no uso de ar-condicionado e economia na conta de energia elétrica. 

O produto bloqueia o calor até quatro vezes mais do que um vidro incolor e permite a entrada de luz no ambiente em quantidade mais equilibrada – bloqueia até 67% da radiação solar incidente sobre eles – ou seja, reduzem o ofuscamento causado pelo excesso de luz verificado em vidros mais claros. Proporciona ainda privacidade, sendo melhor do que a aplicação de películas, pois o revestimento de proteção solar dura enquanto o vidro existir, enquanto que as películas desbotam e apresentam necessidade de substituição ao longo do tempo. 

O Vivix Performa é um material versátil,  podendo ser aplicado em vidros monolíticos, assim como temperados, serigrafados, laminados, curvados e insulados. Pode ser instalado em substituição ao vidro comum, em esquadria já existente, sem a necessidade de adaptações das esquadrias. Oferece facilidade de processamento, já que não necessita de desbaste de borda (edge deletion), e tem uma camada de proteção solar resistente devido à integração com o vidro. 

Além da facilidade de processamento, fácil instalação e eficiência energética, os vidros de proteção solar Vivix Performa são oferecidos em cores diferenciadas, valorizando o imóvel. São três cores na versão monolítica: bronze, verde e cinza. Já na versão laminada – Vivix Performa Duo – os vidros são disponibilizados nas cores bronze, verde, verde intenso e cinza. “Vale ressaltar que, em breve, a Vivix lançará novas cores do Vivix Performa”, revela Luiz Barbosa. 

Outro vidro que proporciona privacidade, mas com o diferencial de permitir flexibilidade com a alternância entre os níveis de transparência, é o Privacy Glass da PKO do Brasil. O produto tem uma película de LCD entre vidros com polímeros dispersos. Quando uma voltagem é aplicada, as moléculas se organizam em uma direção específica tornando-o incolor. Isso permite a passagem de luz por meio do vidro. Quando desligado, volta à sua condição original, de branco translúcido.

Com um sistema muito parecido, o Blinds Glass, também oferecido pela PKO do Brasil, é um produto que lamina dois vidros incolores com uma película especial de LCD que, por quando ligado na energia, há o controle da opacidade e transparência do vidro, podendo ser parcial ou total. Basicamente são quatro interruptores no controle, que podem ser acionados juntos ou separados, podendo iniciar de baixo para cima ou vice-versa. Ambos os vidros têm muitos benefícios como controle de privacidade, divisor de ambientes, facilidade de manutenção e limpeza, e podem ser aplicados nos mais diversos ambientes como salas de reunião, divisórias, banheiros, restaurantes e no, caso do Privacy Glass, ambientes hospitalares.

Outro tipo de vidro com alto valor agregado são os vidros estruturais (temperado-laminado ou multilaminado), importantes componentes de construção devido a sua versatilidade de tipo, cores e aplicações. Ambos são considerados vidros de segurança pois em casos de quebra, seus fragmentos ficam presos ao PVB, evitando que o vão seja devassado. Entretanto, para o uso de maneira correta, é necessário que sua espessura seja capaz de suportar a carga sobre a peça, por isso a importância de se ofertar um suporte técnico adequado ao consumidor. Sua aplicação também é muito versátil podendo ser em guarda-corpos, piscinas, escadas, fachadas e pisos de vidro entre outros.

Ferragens diferenciadas

Algumas ferragens têm se tornado protagonistas por seu design moderno, em outros projetos suas linhas finas trazem sutileza e pouco interferem no visual transparente do vidro. Um exemplo de ferragem com design diferenciado é a linha Slim da WR Glass. Desenvolvidas para portas e janelas de vidro, são confeccionadas com chapa 2mm, o que a faz ter design mais suave e estética diferenciada. Seu design traz inovação para obra e também agrega mais valor por ser em aço inox, já que a maioria das ferragens são em zamac, o que também diminui muito a chance de contaminação por corrosão. Outro diferencial é acabamento, polido e escovado. 

As ferragens Slim acabaram também sendo testadas pelo Instituto Falcão Bauer, já que foram utilizadas na instalação da porta que passou pelo teste da mola hidráulica e teve a sobrecarga de esforço por repetição, abertura e fechamento. É um produto diferenciado que agrega valor na instalação e oferece ótimo custo-benefício, um baixo investimento para uma boa performance. A instalação é padrão, sua parte interna é igual às ferragens convencionais.

Investir em kits e ferragens que facilitam e agilizam a instalação também vai trazer mais valor à sua obra com a economia de tempo e menos transtornos no ambiente. Com diversos recursos inovadores, o sistema Easy Glass Smart, da Q-railing, permite que você faça instalações ou remoções de forma rápida, intuitiva e controlada. O sistema proporciona uma gama de métodos de fixação para a montagem do perfil de base, além de permitir o uso de âncoras de custo compensador.

 

Outro sistema da Q-railing que proporciona a maneira mais rápida de fixar painéis é o Q-disc System, uma combinação de discos e inlays especiais inseridos em cada perfil de base mantém cada painel de vidro no lugar. Este mecanismo de fixação é totalmente único no mercado. Feito de material alumínio escovado ou bruto para vidros de 12 a 21,52 mm possui acabamento superior, com tubo de encaixe, perfil em U e proteção de extremidades, e perfis de base simétricos de montagem superior que também permitem montagem inversa. O sistema possibilita uso mínimo de âncoras na instalação de perfis de base e é de fácil instalação do perfil de base com diversos métodos de fixação (parafusos hexagonais, âncoras mecânicas ou parafusos prisioneiros e opções de ancoragem econômicas). Tem cunhas opcionais com perfil de alumínio disponíveis para nivelar superfícies irregulares e é capaz de resistir a cargas lineares de até 0,74 kN/m.

Para tornar o fechamento mais seguro, moderno e com mais comodidade, o mercado também oferece fechaduras digitais para portas de vidro. A fechadura digital FVD 301 para vidro da Soprano possibilita além da abertura por senha numérica, a utilização de tag de proximidade com capacidade para 100 tag + tag mestra. Possui também a função “senha protegida”, que possibilita ao usuário digitar números aleatórios antes da senha verdadeira, caso alguém esteja atento aos números que estão sendo digitados. Com autonomia de cerca de 1 ano, a FVD 301 é alimentada por quatro pilhas alcalinas AA e possui alarme antiarrombamento que é acionado após digitar a senha errada por 3 vezes ou na tentativa de violação.

Além disso, a função “Não Perturbe” desabilita a abertura pelo lado de fora até mesmo para as senhas cadastradas. Outros diferenciais, listados por Dionatan Schmeling, marketing de Produto da Soprano, são a senha mestra, que possibilita o cadastro de uma senha mestra a qual não se apaga quando feito o reset das senhas; tag mestra, que possibilita o cadastro de uma tag mestra que não se apaga quando feito o reset das tags; sensor de toque humano no botão interno de abertura que aumenta a segurança da instalação uma vez que o botão interno possui sensor que somente habilita a abertura partir de toque de um dedo humano.