Seção

Produtos

Conheça os equipamentos utilizados no processo de serralheria

Selecionamos algumas serras, bancadas e máquinas de diferentes marcas para quem quer trabalhar com o alumínio, um componente muito presente nas instalações

17/05/2017

Vidraceiro e serralheiro são profissões que se cruzam muito, por isso que se diz que todo vidraceiro tem um pouco de serralheiro. Como são trabalhos integrados e correlacionados, há também uma oportunidade de ampliação de serviços, gerando uma independência de outros profissionais para concluir uma obra. O vidraceiro pode conhecer e atuar, pelo menos em nível básico, no mercado de serralheria, especialmente quando o assunto é janela. Selecionamos equipamentos indispensáveis para o serviço de serralheria oferecidas pelas principais empresas atuantes neste setor. 

BOSCH

A Serra de esquadria telescópica Bosch GCM 10 X Professional realiza, entre outras aplicações, cortes de alta precisão em ângulo dos perfis que encaixam no vidro. O equipamento possui potente motor de 1700W com sistema de freios e design ergonômico para ainda mais eficiência nos trabalhos. Além disso, conta com prático sistema de troca das escovas de carvão e baixo índice de desgaste das peças, o que resulta em mais durabilidade e menor custo com manutenção. O produto tem mola de compressão, parafuso ajustável para corte de ranhuras, nove marcações de ângulos, guia para corte, braço telescópico, adaptador para coletor de pó, base ajustável e trava de segurança. Faz 4.800 r.p.m. sem carga, o diâmetro do disco de serra tem 254 mm, pesa, sem cabo, 13.5 kg, a potência absorvida é de 1700 W e a tensão/voltagem de 127V e 220V. 


A Bosch também possui o disco de serra LU5E 0400 da Freud, indicado para aplicações em perfis de alumínio, cobre e demais materiais não ferrosos; e o disco de serra Multimaterial, indicado para cortes potentes e com arestas limpas nos mais diversos materiais, como alumínio, madeira e plástico. O equipamento possui diâmetro exterior de 10 polegadas, diâmetro exterior de 254mm, furo interior de 30mm, furo com anel de redução de 25mm, largura de corte (b1) / espessura do disco (b2) de 2,7mm/2,0mm, e 120 dentes em formato HLTCG.

 

CORTESA

A serra Cortesa modelo SC-400EM é uma máquina de corte de acionamento manual, equipada com morsas pneumáticas e lubrificação de corte automática por spray. É o modelo mais popular de máquina utilizado no corte dos perfis de alumínio. 


O pantógrafo Cortesa modelo PS-3 também é equipado com morsas pneumáticas e lubrificação de corte por spray e é utilizado para a confecção de encaixes, como por exemplo os utilizados para a colocação de fechaduras nas portas e fechos tipo concha. 


Outro equipamento indispensável é a bancada de montagem Cortesa modelo BM-2, ideal para a montagem final das esquadrias. Tem largura de 2m, expansível para 2,5 e 3,0m. É e    quipada com prateleira para depósito das ferramentas e ferragens, 03 engates para conexão de ferramentas pneumáticas e 02 suportes giratórios para posicionamento dos carretéis de vedações.

 

YLMAZ

A KY 300 Ylmaz inclinada portátil é uma máquina circular de corte portátil destinada para cortes à direita e na diagonal em perfis de PVC e alumínio. Faz cortes nos ângulos 15°; 22, 5°; 30°; 45°; 90° , inclui mesa de serra e a cabeça da serra pode ser inclinada para a esquerda em 15°; 30°; 45º. A KD 400 PS - com painel pneumático 400 mm – é uma máquina circular de corte portátil destinada para cortes a direito e na diagonal em perfis de PVC e alumínio. Tem bloqueio de cavilha de centragem positiva a 15°, 22, 5°, 30°, 45° e 90°, ângulos intermédios fixados com um bloqueio de mesa, e serra em conformidade com as Directivas de Segurança – CE. A máquina é estática com fixação pneumática e o corte manual. 


A Serra Circular Vertical Com Cabeça Única ACK 420 S é destinada para fazer cortes a direito e na diagonal em perfis de PVC e alumínio. Tem alimentação hidropneumática de lâmina de serra com controlo de velocidade variável para adaptação a diferentes perfis e materiais. A operação de segurança é bimanual de alimentação da lâmina da serra interligada com a protecção de segurança superior para evitar que a lâmina da serra suba quando a proteção está aberta, tem bloqueio de cavilha de centragem positiva a 15°; 22, 5°,  30°; 45° e 90°, ângulos intermédios fixados com um bloqueio de mesa e é capaz de efetuar cortes na diagonal até 120 graus, tem guias de retaguarda móveis para maximizar a capacidade de corte. A serra está em conformidade com as Directivas de Segurança - CE.


A Frezadora Copiadora FR 222 é destinada para fechos, cabos, dobradiças de máquinas e fechos de janelas em perfis de PVC e alumínio. O equipamento é portátil e sua fixação é manual. Com fixação é pneumática, Ylmaz possui a FR 221S Frezadora Copiadora. Seu batente é longitudinal com travão defletor.

Emmegi

Destinada à manipulação das esquadrias, a Bancada genérica Acca XL tem planos deslizáveis e extensíveis que permitem usinar quadros e estruturas de qualquer dimensão em plena segurança. As superfícies de usinagem são revestidas de PVC macio antideslizamento que garante um apoio seguro no posicionamento do quadro. Possui instalação pneumática, gaveteiros para depositar objetos menores, pés ajustáveis em altura e pode ser fixada no solo por meio de expressos furos.

 

O Copia 314 S é um pantógrafo manual monocabeça que tem um amplo curso em altura e movimento de translação da cabeça com empunhadura ou alavanca indireta, possibilidade de efetuar usinagens passantes sem a necessidade de girar a peça e apalpador com comando manual. A máquina dispõe de um par de morsas horizontais, de comando pneumático com dispositivo de baixa pressão e reguláveis manualmente, que asseguram o bloqueio correto do perfil na máquina. Está ainda equipada com sistema de lubrificação por microneblina de água com emulsão de óleo que garante a correta lubrificação da ferramenta em usinagem. Um sistema de topes, de regulação manual, permite posicionar corretamente a peça na máquina e levá-la à área de usinagem. Além disso, a máquina está predisposta para o alojamento de respectivas bancadas de rolos que podem ser posicionadas à direita, à esquerda ou em ambos os lados, com a função de sustentar perfis com comprimentos relevantes e permitir o correto posicionamento. 

A  Entestadeira manual Lilliput 290 M tem fresagem em esquadro a 90°, troca rápida do grupo fresas com comando de alavanca, plano de usinagem antiarranhadura, proteção integral da área de usinagem e uma morsa horizontal e uma vertical, de comando pneumático e ajustáveis manualmente, que garantem o correto bloqueio do perfil.  O tope manual de revólver com 6 posições permite a configuração de 6 medidas diversas, possibilitando o posicionamento rápido da peça para reduzir os tempos no ciclo de usinagem. O tope de revólver pode ser ajustado manualmente também em altura.  A troca do grupo de fresas é feita manualmente e de modo rápido através de alavanca. Na base da máquina localiza-se o depósito de ferramentas para o alojamento dos grupos de fresas em posições ordenadas que preservam a sua integridade. A posição lateral torna muito fácil a sua retirada. 

MSP 400-350 é uma máquina de corte monocabeça descendente com lado de carga à esquerda, rotação da unidade de corte a 45° (à direita e à esquerda) e basculamento manual a 45° em relação ao eixo horizontal. Está equipada com um grupo  morsas horizontais que, na versão S, são atuadas pneumaticamente, ao passo que na versão M são por atuação manual.  O robusto plano de apoio horizontal de ferro fundido, com o respectivo esquadro vertical, rigidamente acoplado ao mesmo, constitui a área de bloqueio da peça, a qual é caracterizada por uma relevante superfície de apoio que permite o perfeito bloqueio das peças a usinar. O atuador manual que caracteriza a descida está equipado com uma segurança mecânica destinada a impedir eventuais movimentos acidentais. Ao mesmo tempo, determina a saída gradual da mesma lâmina de corte. O posicionamento angular da cabeça é realizado através da rotação do plano horizontal com bloqueio, por disparo mecânico a 45° (à direita e à esquerda) e bloqueio manual para os ângulos intermediários.

A SCA Mini Máquina de corte monocabeça tem painel de comando permite a utilização da máquina em modo simples e intuitivo. A alavanca de fácil manuseio, com escala graduada, permite o rápido posicionamento angular do disco de corte. Um ulterior sistema de regulação permite intervir sobre a pressão das morsas e sobre a velocidade de saída do disco de corte. Graças às soluções técnicas utilizadas, os grupos morsas horizontais e verticais garantem, ao mesmo tempo, extrema rigidez no bloqueio da peça e rápido reposicionamento das mesmas. Peculiaridades que permitem a utilização desta máquina para a fabricação de esquadrias. O robusto plano horizontal, associado ao calço de referência vertical, permite o perfeito posicionamento da peça a cortar, garantindo uma relevante precisão da secção cortada. Uma prática gaveta para a recuperação de cavacos permite a recolha eficiente dos detritos de usinagem para garantir a limpeza da própria máquina e do local de trabalho.

PUMA

Desenvolvida para cortes em todo tipo de material, proporcionando mais rapidez e menos fadiga ao operador, as lâminas da Serra Sabre Puma são fabricadas com aço bi-metal, oferecendo cortes mais precisos e seguros. A Serra Tico-Tico é uma ferramenta pneumática com vasta aplicação que corta facilmente chapas de aço, alumínio, madeira, fibra de vidro, aglomerado e outras em várias direções e sentidos. 


A Parafusadeira AT-4060 é uma ferramenta pneumática que aplica-se em linhas de produção onde há necessidade de evitar o movimento manual repetitivo e é preciso rapidez na operação, principalmente em parafusos longos de rosca fina. Modelos com embreagem são úteis para garantir uniformidade no aperto final.


A Puma também possui a Lixadeira AT-7006IDC, uma ferramentas pneumáticas de movimento rotativo utilizada para dar um melhor acabamento às superfícies esmerilhadas ou para eliminar pequenas imperfeições de peças que necessitem boa apresentação. A Lixadeira AT-7019 faz lixamento a seco de materiais diversos que necessitem fino acabamento, como acabamento de massa plástica em pintura de chapas metálicas, utilização em trabalhos delicados devido ao baixo peso da máquina, lixamento de móveis e chapas diversas e lixamento de primers, vernizes, seladores e tingidores na indústria moveleira.

 

Aproveite e clique aqui para conhecer o nosso curso de Serralheria Básica! 

 

 

 

Deixe seu comentário