Seção

Arquitetura e Vidro

Conheça o Vidro temperado-laminado e suas aplicações

Saiba tudo sobre o vidro temperado-laminado, suas aplicações e recomendações de segurança

08/09/2021

O vidro temperado-laminado, formado pela laminação de duas ou mais chapas de vidro temperado, alia a resistência mecânica do vidro temperado à segurança do laminado, tornando-se um vidro altamente resistente e seguro, que pode ser utilizado como elemento de estrutura. “O vidro temperado laminado traz consigo o que tem de melhor  nos dois tipos de vidro de segurança: a resistência mecânica do vidro temperado e a segurança que o interlayer, de EVA, PVB ou resina, proporciona no vidro laminado, retendo os cacos em caso de quebra”, define Leonardo Abreu, diretor e consultor da Invetro-ES.

O produto ganha cada vez mais espaço na arquitetura, que tem dado ao vidro diversas funções, inclusive estrutural, em pisos, plataformas, escadas, vigas e pilares, piscinas, muros, fachadas, coberturas e claraboias. O vidro temperado-laminado também é indicado para guarda-corpo autoportante e para aplicações de vidro com a borda livre ou mínima fixação e engastamento do vidro e perfis. O vidro laminado com chapas de temperado também permite furos e recortes, é cinco vezes mais resistente que um laminado comum, possui maior desempenho acústico e permite inúmeras possibilidades de cores pela laminação com PVB.

 

As espessuras variam de 6 mm a 53 mm e dimensões que vão de 300 mm a 3900 mm. Para adquirir ainda mais resistência, o vidro pode ser multilaminado, com três ou quatro chapas. O vidro temperado-laminado também pode ser feito com interlayers especiais mais resistentes, como ionômero polimérico, 100 vezes mais rígido que a convencional película de PVB e 10 vezes mais resistente, para diminuir a espessura das lâminas, diminuindo o peso da peça.

 

A fabricação do vidro temperado-laminado é realizada por meio de um processo onde as chapas de vidro temperado são unidas por filmes de PVB. Em seguida, o material é prensado e aquecido, garantindo a total aderência dos elementos. Ou seja, o produto soma as características do tratamento térmico do vidro temperado, o que aumenta sua resistência e diminui rupturas por choque mecânico, flexão e choque térmico, com a segurança do vidro laminado, que devido à película intermediária se quebra em pequenos fragmentos em casos de ruptura, pois os cacos ficam presos no filme plástico, evitando assim a abertura do vão.

Deixe seu comentário