Confira os passos mais importantes para abrir sua vidraçaria

Confira os passos mais importantes para abrir sua vidraçaria

Capa: Confira os passos mais importantes para abrir sua vidraçaria

 

As vidraçarias são locais que fazem o corte, instalação e comercialização de vidros e espelhos, além de realizar trabalhos específicos como a laminação, jateamento, pintura e blindagem de vidros em alguns casos. Com o crescimento do setor vidreiro nos últimos anos, muitos profissionais têm o interesse de abrir seu próprio negócio, entretanto, como qualquer empreendimento, é importante entender os requisitos para o funcionamento oficial da vidraçaria. Pensando nisso, a Vidro Impresso separou os pontos essenciais para a abertura de uma vidraçaria bem-sucedida, confira:

Qual será o foco do seu negócio?

As vidraçarias podem exercer atividades em 3 áreas: na parte de serviços, que é a mais comum e envolve toda a parte ligada à mão de obra e instalação; indústria, onde normalmente entram as beneficiadoras de vidro, responsáveis por transformar a matéria-prima nos vidros utilizados nas obras e por último o comércio, que faz a venda de itens como espelhos e prateleiras diretamente para o consumidor final. Dependendo da área que optar por seguir, diferentes equipamentos e produtos precisarão ser adquiridos: no caso das beneficiadoras, serão necessárias grandes máquinas como mesas de corte e fornos para a têmpera do vidro, por outro lado, se o profissional optar por focar nas instalações, precisará de equipamentos como ventosas, furadeiras, lixadeiras e aparelhos de medição.

Determine o porte da vidraçaria

Existem algumas modalidades de empreendimento que dependem do valor faturado pelo negócio anualmente:

  • MEI – Microempreendedor Individual: o faturamento deve ser de no máximo R$81 mil por ano, sendo que a modalidade não permite sócios ou mais de um funcionário

  • ME – Microempresa: pode ter um empresário individual ou sócios, com até 9 empregados na parte de comércio ou serviços e até 19 empregados no ramo industrial. O faturamento anual deve ser de no máximo R$360 mil.

  • EPP – Empresa de Pequeno Porte: empresas que possuem comércio ou serviços devem ter entre 10 a 49 funcionários. Já as de indústria ou construção precisam ter de 20 a 99 funcionários. Nessa modalidade o faturamento pode ser de R$360 mil até R$4,8 milhões.

Processos burocráticos para a abertura da vidraçaria

Para iniciar as atividades de uma vidraçaria oficialmente será necessário que o profissional realize alguns processos:

  1. Contrato social: É um documento que deve conter a assinatura dos sócios do negócio, se for o caso. Nele devem estar definidos todos os investimentos e participações de cada um especificamente.

  2. Registro na Junta Comercial: deve ser feito antes mesmo da abertura do CNPJ da empresa, na própria Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas do seu estado. O registro é necessário para o funcionamento legal da vidraçaria.

  3. Abertura do CNPJ: Você poderá solicitar a abertura do CNPJ pelo site da Receita Federal, logo após o registro na Junta Comercial. Tenha em mãos o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE), recebido logo após o registro, pois ele será solicitado no site. Depois disso, faça o download e impressão do Programa Básico de Entrada, que será levado para a Receita Federal ou enviado pelos correios para a conclusão desse processo.

  4. Solicitação do Alvará de Funcionamento: Este documento pode ser solicitado gratuitamente pela internet e serve como uma permissão das atividades que você deseja exercer no local. Cada setor ou atividade possui um tipo de alvará, que é concedido de acordo com os órgãos de fiscalização adequados, os documentos necessários para obtê-lo são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;

  • Cópia do IPTU pago;

  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;

  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;

  • Escritura do Imóvel e contrato de locação se for o caso.

Invista no marketing da vidraçaria

Por mais que a qualidade dos serviços prestados e a escolha de um ponto de localização estratégico sejam fatores importantes, é essencial dar atenção à divulgação e marketing do estabelecimento. Além de utilizar meios tradicionais como cartões e panfletos, aposte nas mídias sociais e na construção de um bom site para apresentar seus serviços e produtos, assim será mais fácil atrair e fidelizar clientes de forma prática e acessível. Utilize recursos visuais como fotos e vídeos, além de produzir conteúdos relevantes para gerar interesse no público.

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