Seção

Dicas e Aplicações

Confira o check list das ferramentas para uma instalação de sacada

A conferência de todo o material garante a organização e uma execução eficiente de um envidraçamento

11/03/2019

 

A organização é importante para que todo o trabalho seja executado dentro do programado, garantindo a eficiência e entrega dentro do prazo. Ter em mente e anotado todos os processos, materiais e produtos que serão ou poderão ser utilizados mostra profissionalismo ao cliente e irá elevar sua satisfação com os serviços prestados.

 

Primeiro de tudo a instalação deve ser programada e comunicada com clareza ao cliente a data, horário e instalador que executará a obra. Antes mesmo do dia da instalação, o ideal é quando os materiais chegarem à vidraçaria já ser feita a separação de cada componente para a sacada, nomeando por serviço contratado.

 

Antes de se dirigir para o local da instalação, separe a ordem de serviço, o desenho do projeto e faça o check list das ferramentas para uma instalação de sacada, que inclui os acessórios e ferragens para a montagem, ferramentas, equipamentos de proteção individual (EPI) e itens de limpeza para entregar uma obra limpa sem transtornos para o cliente.

 

Confira o check list das ferramentas para uma instalação de sacada:

 

Para limpeza: Papelão para forrar o piso, pano limpo, álcool isopropílico, limpa vidros, vassoura e saco de lixo.

 

EPIs para a segurança: capacete de segurança, óculos de segurança, abafador de ruído, cinto de segurança, mangote de Kevlar e máscara filtradora. Além disso, a roupa deve ser adequada, com camisa, calça comprida e calçado fechado. Todos os equipamentos devem possuir certificado de autenticidade. A utilização é obrigatória para garantir a segurança do instalador.

 

equipamentos de proteção individual para vidraceiros capacete de segurança luvas e botas

 

Para a medição: prumo de encosto, prumo de centro, nível, mangueira de nível, nível a laser, medidor de ângulo, trena, metro, trena a laser, arco serra, esquadro, marcador de vidro, fita crepe, caneta, lápis e piloto fino.

 

Componentes da sacada: folha deslizante, folha pivotante, acabamentos dos trilhos, tampa do montante, aparador de vidro, fechadura, estacionamento, escovinha, fechadura de encaixe opcional e escova adesiva.

 

Ferramentas e equipamentos: A mala de ferramenta emborrachada no fundo deve conter chave de fenda e philips, jogo completo de chave de boca, alicate universal, martelo, lâmina de serra de 24 dentes, alicate pop, arrebite pop ? e 31/6, serra meia esquadria 10”, serra mármore, disco diamantado para cortar granito, talhadeira 1”, ponteiro, marreta ½ quilo, estilete, chave de roldana, furadeira pequena sem impacto, furadeira SDS de alto impacto e parafusadeira/furadeira.

 

Confira o check list das ferramentas para uma instalação de sacada

 

Brocas e parafusos: brocas de aço rápido 7/64, ?, 9/64, 5/32, 31/6, ¼, ?; broca de vídea 5/32, 31/6, ¼, 7mm, 8mm, 12mm e 14mm; broca para SDS ¼, 7mm, 8mm, 10mm, 12mm e 14mm; bucha de 4mm, 5mm, 6mm, 7mm e 8mm; parafusos Philips chato - 4,2x13 / 4,2x16 / 4,2x19 /4,2x25 / 4,2x32 / 4,2x38 /4,2x50 / 4,2x65.

 

Demais materiais: O check list das ferramentas para uma instalação de sacada inclui ainda para a sinalização da área da obra como cones, fitas zebrada e corrente de plástico. Leve também todo o material que irá utilizar para evitar qualquer incômodo e mostrar profissionalismo e organização, como escada de 5 ou 7 degraus (não usar escada caseira de alumínio) e até garrafa térmica para levar sua água.

 

Além disso, transformador de voltagens de 220 volts para 110 volts, extensão de 20 metros no mínimo,  par de ventosas de alta qualidade, pistola de silicone e linha de nailon (1 rolo). Leve também máquina fotográfica ou um celular para fotografar a obra e incluí-la em seu portfólio e registrar o projeto para necessidades eventuais.


 

Deixe seu comentário