O sucesso de um negócio depende da imagem que os clientes possuem em relação aos produtos ou serviços oferecidos. Entender o feedback de seu comprador é fundamental para avaliar os pontos que podem ser melhorados para manter e até aumentar a demanda, já que grande parte dos clientes de uma vidraçaria costumam vir por indicação de quem já fez algum serviço com aquela empresa. Também é comum um mesmo cliente ter a necessidade de realizar outras instalações com vidro.
Fichas cadastrais organizadas
Captar dados dos clientes e estabelecer um perfil para ele é importante para ações futuras, como ligar periodicamente para lembrar sobre as manutenções. Por isso, uma ficha organizada com as datas e tipos de instalações executadas facilitará essas prospecções. Mesmo que o cliente também feche o serviço, anotar impressões para poder ter condições de analisar a porcentagem de orçamentos que são aprovados e entender as principais objeções para melhorar as margens de retornos positivos. Essas avaliações ajudam em futuras negociações.
Pesquisa de satisfação
Além de conhecer melhor seus pontos fortes e os a serem melhorados, a pesquisa de satisfação mostra ao cliente que você se importa com a opinião dele, o bom resultado de seu trabalho e que busca melhorias. Essa será a primeira ação do pós-venda de sua vidraçaria, logo após a prestação de serviço. O questionário pode incluir alguns pontos a serem avaliados do serviço, como prazo, limpeza do local, esclarecimento das dúvidas e satisfação com o resultado final da instalação. Um dos métodos mais utilizados é o de notas de 0 a 10. Deixe também um espaço para comentários de opinião abertos.
Feedback das ações e postagens
Mantenha sempre contato com seus clientes, seja através das redes sociais, whatsapp e e-mail marketing, com o envio de promoções e dicas. No facebook ou instagram, por exemplo, você pode postar fotos de obras que está realizando, dicas de segurança e sugestões de projetos. Essa aproximação cria um vínculo com esse cliente, reforçando sempre seus serviços e o nome de sua empresa, pois só será lembrado se for visto constantemente. Além disso, a interação e feedback das postagens e ações de marketing será um termômetro da satisfação destes clientes.
Demanda por indicação
Quando receber contatos e pedidos de orçamento, cheque com o cliente como ele encontrou sua vidraçaria, se foi por ações de marketing, redes sociais ou indicação de outros clientes que elogiaram seus serviços. Coloque estas informações nas fichas cadastrais, tanto dos orçamentos fechados como dos reprovados, para que possa ter este controle de onde vem a maior parte de seus contatos. O índice de indicações releva a satisfação de quem realizou instalações através de sua vidraçaria.
Lembretes de manutenção
Por mais que oriente no momento da instalação sobre a necessidade de ter uma manutenção periódica, dificilmente o cliente vai lembrar quando vencer o prazo. Essa é uma importante etapa do pós-venda de sua vidraçaria, pois, além de garantir uma renda com os serviços de manutenção, você fideliza ainda mais esse cliente, primeiro por fazê-lo lembrar de sua empresa e segundo por mostrar a atenção e preocupação com a segurança dele.
Neste momento de contato posterior ao serviço com o cliente, é uma oportunidade também de checar com o cliente se a longo prazo ele continuou satisfeito com a instalação e se esta não deu problemas. A quantidade de reclamação de reparação de instalações também é um termômetro para a qualidade de seus serviços.
Atualize as estratégias
Com estes feedbacks dos clientes em mãos, é preciso adequar seus atendimentos e instalações de acordo com o que foi avaliado como insatisfatório, pois de nada adianta estas informações se não utilizá-las para melhor seus serviços e aumentar o índice de satisfação do cliente.