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Como empresários do setor vidreiro podem vender mais pela internet

Confira algumas dicas de como divulgar sua marca e serviços através do marketing digital e aumentar os resultados de seu negócio

17/10/2019

Muitos empreendedores do segmento vidreiro, sejam vidraçarias, beneficadoras e fabricantes de ferragens, focam nos conhecimentos técnicos e encontram  dificuldades quando precisam lidar com a necessidade de divulgar para vender seus serviços na internet, que hoje é o principal meio de comunicação para qualquer negócio. 

 

Pesquisas mostram que mais da metade dos consumidores consultam informações online antes de fazer uma compra em sites de buscas e nas redes sociais. E o potencial de vendas da  internet é tão grande que até o ano de 2021 as negociações por meio desse canal deverão dobrar.

 

A internet hoje é o ponto de partida de decisões de compra de produtos e serviços. Sendo assim, é impreterível para uma empresa que quer ter mais chances de vender estar presente no ambiente virtual. Porém,este também é um lugar bastante concorrido, que demanda estratégias de marketing digital bem estruturadas. 

 

A Vidro Impresso, além dos canais de comunicação para o mercado vidreiro, também possui uma agência de marketing digital especializada no segmento do vidro há 12 anos, a OC Publicidade, com vários clientes do setor em seu portfólio, de vidraçarias e têmperas a fabricantes de ferragens e insumos para este mercado, sempre ajudando a trazer novos clientes pela internet.  Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar sua empresa a vender mais pela internet.

 

 

Quais são as principais estratégias de marketing digital?

 

Site estruturado

Primeiro de tudo é necessário ter um site com boa navegabilidade, com um layout fácil e agradável, e que apresente bons resultados em mecanismos de busca, um dos principais objetivos do marketing digital. Para tal, precisa ser bem estruturado, programado para ser encontrados pelas palavras-chave do seu negócio para ser encontrado por quem busca informações na internet sobre o mercado vidreiro.

 

É importante também que o site seja responsivo, ou seja, que o tamanho da tela se adapte aos dispositivos móveis (celulares, tablets),  para quando o visitante abrir em seu celular não precisar ficar aumentando a tela. Sites responsivos recebem ainda prioridade do Google. Um bom site possui formulários, não apenas na página de contato, mas em diversos pontos estratégicos, para poder obter contato com seu possível cliente de diversas formas. O grande objetivo é captar o contato das pessoas que acessam o site para que possa convertê-las em clientes. 

Confira algumas dicas para ter mais acessos em seu site

 

Conteúdo e busca orgânica

Fazer um site aparecer na primeira página do Google é uma das conquistas mais cobiçadas. Afinal, a maioria dos usuários da Internet não passa da primeira página de resultados quando buscam sobre algum assunto. Primeiro de tudo quando o assunto é otimização do site é entender quais opções você tem disponível para aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. Existem duas maneiras de aumentar a probabilidade de o seu website aparecer: Anúncios pagos, usando o Google Ads, que colocará os anúncios no Google para você, ou organicamente, usando técnicas de otimização de mecanismos de busca (SEO). 

 

Uma das principais estratégias para alcançar resultado orgânico é com a produção de conteúdos informacionais em blogs dentro do site. A técnica conhecida como marketing de conteúdo se alinha com a nova forma do consumidor consumir informação, e publicidade tradicional cada vez perde mais espaço quando aplicada isoladamente. Diferentemente da publicidade direta, o marketing de conteúdo tem o objetivo trazer informações de valor para o público. Marketing de conteúdo não é sobre sua empresa mas sobre o que os possíveis clientes precisam e buscam de informação na internet. 

 

A divulgação  acontece de forma indireta, sem promover explicitamente a marca. Ao contrário de propagandas agressivas, o intuito é atrair o público sutilmente, fazendo com que este venha até sua empresa quando desejar, estando assim receptivo a receber sua mensagem. Com o marketing de conteúdo você faz crescer sua rede de contatos por meio da criação de conteúdo relevante, envolve esse público e cria uma percepção positiva da sua marca, gerando, por consequência, mais negócios. 

Saiba mais como e por que investir em marketing de conteúdo

 

Anúncios no Google

Desenvolver um tráfego consistente de pesquisa orgânica é, talvez, a melhor maneira de obter constantemente novos visitantes no seu site. Mas esse processo leva tempo. Então, para o proprietário da empresa que deseja obter mais negócios rapidamente, o Google Ads é uma boa opção. Através dos anúncios é possível alcançar resultados mais diretos, pois com o Google Ads sua empresa aparece na primeira página em buscas sobre informações, produtos ou serviços. Isso é muito relevante já que a maioria dos usuários da Internet não passa da primeira página de resultados quando buscam sobre algum assunto.

 

A estratégia é fazer as suas informações chegarem nesse usuário facilmente, já que o Google oferece prioridade aos resultados para a busca desejada aos anúncios pagos e o link para o site da empresa estará no topo da lista, antes mesmo dos resultados orgânicos. 

 

As palavras-chaves definidas precisam ser estudadas e definidas de forma a serem relevantes para o seu negócio, proporcionando maior de taxa de conversão que os concorrentes. O Google Ads também possibilita o acompanhamento da taxa de conversão das palavras-chave selecionadas para cada campanha, permitindo ajustes necessários na estratégia de marketing digital. 

Confira aqui como anunciar sua empresa no Google

 

 

 

Redes sociais

Estar presente de maneira profissional e eficiente nas redes sociais não é mais uma opção, mas uma necessidade das empresas que visam atrair e fidelizar novos clientes para seu negócio, através desses canais a sua empresa pode desenvolver um relacionamento duradouro com seus clientes, ofertar seus serviços, enviar comunicados e aumentar a visibilidade de seu negócio. As redes sociais podem trazer muitos benefícios para uma empresa. Por isso, é importante sempre tirar boas fotos de suas obras ou produtos e passar informações sobre os diversos tipos de vidros, ferragens e normas de segurança. Conhecimento passa credibilidade.

Entenda os benefícios das redes sociais para sua empresa

 

E-mail marketing

Uma das formas se comunicar com esses contatos é através de e-mail marketing. Nem todos os seus clientes em potencial estão nas redes sociais ou são leitores ávidos de blogs, mas praticamente todos eles usam e-mails regularmente. Por isso, esta ferramenta não deve ser esquecida. Quando se trata de B2B, o e-mail ainda é o canal de comunicação mais rápido e o mais eficaz para receber e transmitir dados. Além disso, o retorno de investimento do e-mail marketing é duas vezes maior do que a média de todos os outros esforços de publicidade online. 

Confira: E-mail marketing ainda vale a pena como meio de comunicação e vendas?

 

Vidraçaria online: alternativa de baixo custo 

Não é necessário ter uma loja física, gastando altos valores com o aluguel e estrutura, para exercer a atividade. Muitos empreendedores começam com custos elevados e não conseguem levar o negócio para frente. Uma alternativa encontrada por muitos é crescer aos pouco e montar, por exemplo, um escritório em casa e divulgando os produtos e serviços apenas virtualmente. 

 

Nesta modalidade, o profissional pode se cadastrar como um microempreendedor individual. Se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) pode ser uma boa saída para quem quer começar com um baixo investimento. Escolher a casa como endereço comercial também é uma saída, desde que seja permitido exercer a atividade na residência. Neste caso, como não há o endereço físico, é mais necessário ainda investir na estratégia digital, com um bom site e redes sociais. Basta ter bom site, planejamento de marketing, carro e ferramentas.

Saiba como abrir e formalizar sua vidraçaria como microempreendedor ou microempresa

 

E se não tiver quase nada para investir?

Quanto mais estratégias de marketing digital forem criadas de forma alinhada mais resultados o negócio terá. Porém, alguns profissionais começam sem capital para investir, nem na loja física, nem no endereço virtual. Para auxiliar vidraceiros autônomos e vidraçarias, a Vidro Impresso desenvolveu uma plataforma online de pedidos de orçamento chamada Meu Vidraceiro, que conecta vidraceiros a usuários que buscam serviços de vidraçaria. 

 

O investimento na plataforma pode ser muito vantajoso para os vidraceiros que querem vender mais, pois a partir de R$79.90 de mensalidade é possível divulgar o seu negócio com uma página de vendas e receber pedidos de orçamento que chegam para sua região dentro de um só local. 

 

A plataforma Meu Vidraceiro já conta com diversos cases de sucesso, como do vidraceiro Gilberto Padovani, que obteve ótimos pedidos de orçamentos e resultado além do esperado, foi comprando mais créditos e realizou diversas obras. Com um investimento de R$600 conseguiu faturar mais de R$6 mil. “Sou instalador autônomo e nos primeiros dois meses consegui lucrar dez vezes mais o valor investido. Estou muito contente com os resultados obtidos”, destaca.

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