Seção

Empresas e Negócios

A serviço da arquitetura

Empresa especializa-se em viabilizar o uso do vidro em projetos arrojados

04/11/2012

Vidro estrutural em edifício da Rede Globo

Com pouco mais de seis anos de atuação no desenvolvimento de soluções em vidro estrutural e envidraçamentos especiais para projetos complexos, a T2G Technical Glass Group já se posiciona entre as principais especialistas do ramo no Brasil. Fundada e dirigida pelo engenheiro Maurício Margaritelli, a empresa tem se empenhado em trazer para o País novos sistemas e produtos lançados no exterior e adaptá-los da melhor forma às demandas de um mercado em efervescência e carente de soluções que permitam o pleno aproveitamento dos benefícios e possibilidades que o vidro oferece. “Além de uma participação maciça em projetos especiais, temos como estratégia a especificação e o desenvolvimento do projeto de arquitetura em conjunto com as construtoras. Temos bons parceiros, que sempre nos pedem ajuda na hora de viabilizar as ideias,” afirma Maurício.

 

Para o engenheiro, garantir que o vidro esteja a serviço da arquitetura - e não o contrário - deve ser uma estratégia imprescindível para quem atua no segmento. “Escutávamos muito dos engenheiros a explicação de terem mudado o projeto porque não era possível executá-lo em vidro. E, por incrível que pareça, essa situação ainda é comum no mercado”, relata Maurício. “A T2G nasceu justamente com foco em transformar esse tipo de afirmação em coisa do passado.”
Para atender a especificações inusitadas, a empresa investiu em instaladores, engenheiros e engenheiros especializados e em softwares de última geração, capazes de simular praticamente todas as exigências e esforços a que o vidro será submetido em situações reais. “Não sem razão, a TG2 já é atualmente considerada o mais capacitado e eficiente provedor de soluções não convencionais em vidro do país”, garante Maurício.

 

A vocação para encontrar soluções precisas para a aplicação do vidro em situações diferenciadas foi sedimentada pela experiência dos colaboradores da empresa: boa parte já atuou em grandes fabricantes. Segundo o engenheiro, esse tem sido um dos principais fatores responsáveis pelo rápido crescimento e projeção da T2G. “Com planejamento adequado, profissionais capacitados, experiência no mercado e os melhores materiais e técnicas para a aplicação do material, posso garantir que sempre será possível achar uma solução em vidro à altura da exigência do projeto.”

 

Líder no desenvolvimento e fornecimento de uma ampla gama de produtos customizados feitos em vidro, a T2G iniciou sua trajetória investindo no sistema Spider, hoje amplamente difundido no País. “Desenvolvemos a tecnologia de dimensionamento e fabricação das peças que compõem o sistema”, afirma Maurício. Anos antes, o engenheiro já comercializava o produto na Inglaterra, quando ainda trabalhava na multinacional Pilkington, onde atuou na primeira obra com Spider Glass no Brasil, o Centro Brasileiro Britânico em São Paulo – SP.

 

Na sequência, a T2G concentrou-se no desenvolvimento do Channel Glass (C.Glass). “O produto era pouco conhecido e nada era produzido no Brasil, o que inviabilizava sua comercialização e aplicação”, lembra Maurício. “Ainda hoje, parte do produto ainda é importada, mas uma parcela significativa do sistema já é fabricada no Brasil, o que possibilita um envidraçamento com preços mais competitivos se comparados aos de uma fachada de vidro convencional ou uma divisória de alto padrão.”

 

Atualmente, a empresa se volta para seu mais recente lançamento, o Flexiglass. “Trata-se de um sistema que possiblita a aplicação do vidro de forma orgânica, oferecendo maior liberdade para a criação de formatos estruturais arrojados, como pilares, vigas e colunas de vidro. “Além disso, entramos no segmento de telas metálicas e chapas perfuradas, com o Shadow Steel”, acrescenta.

 

Composto de malhas de aço inoxidável ou chapas duráveis e resistentes, o sistema de sombreamento pode ser tensionado em coberturas e fachadas, drapeado para efeito decorativo, estendido ou solto, de modo a apresentar formas orgânicas e flexíveis. Sob a luz do sol ou por meio de efeitos de luz artificial, explica o engenheiro, o Shadow Steel possibilita efeitos arquitetônicos e decorativos únicos. “Por meio de um sombreamento eficiente da fachada, reduz-se sensivelmente o ganho de calor, potencializando a eficiência energética da edificação.”

 

Outras ações importantes desenvolvidas recentemente pela empresa incluem a parceria com a Cricursa, uma das maiores fabricantes do mundo de vidros curvos especiais, e com a Sevasa, maior fabricante mundial de vidros gravados a ácido. “Como representantes da Sevasa no Brasil, trouxemos para cá a expertise de uma empresa precursora nesse processo de produção, detentora de uma técnica exclusiva de produção de vidros gravados”, ressalta Maurício.

Deixe seu comentário