Vivix acende forno industrial em Goiana

Vivix acende forno industrial em Goiana

Capa: Vivix acende forno industrial em Goiana

A Vivix Vidros Planos acaba de dar a largada para sua produção no País. Com as obras de sua planta em Goiana 100% concluídas, a mais nova fabricante de vidros planos a se estabelecer em território nacional realizou ontem, pela manhã, o acendimento do seu forno que, considerado o coração da fábrica, é composto por 15 mil toneladas de material refratário e aço. Restrita ao público interno, a cerimônia de acendimento cumpriu à risca os processos tradicionalmente praticados pelo setor vidreiro, tendo contado com a participação de acionistas do Grupo Cornélio Brennand, executivos e colaboradores. “O acendimento do forno é um momento histórico para a Vivix. Muito em breve estaremos produzindo vidros planos da única indústria do setor 100% brasileira, fato que muito nos honra”, comentou o presidente da empresa, Paulo Drummond. A previsão é de que a produção seja iniciada em 20 dias.

 

Fotos: Eudes Santana

Cornélio Brennand acendendo o forno da Vivix

 

Segundo representantes da Vivix, ao longo do último mês todos os equipamentos passaram por uma rigorosa inspeção, realizada por técnicos especializados em cada área. A equipe responsável por todo o processo conta com especialistas de 10 nacionalidades, todos com experiência em indústrias de referência do setor. Inicialmente previsto para o final de 2013, o acendimento do forno da Vivix foi aguardado pelo setor com grande expectativa. Há poucos meses, a fabricante se adiantou em reunir representantes de associações vidreiras e da imprensa especializada em sua fábrica para anunciar o adiamento do processo, para que as pausas de fim de ano não representem um possível obstáculo nesse momento crucial.

 

Paulo Drummond, presidente da Vivix

 

A Vivix iniciará sua produção atingindo a capacidade de 800 t/dia e, após três meses de operação, deverá atingir a capacidade plena da planta, que é de 900 t/dia. O forno da Vivix poderá utilizar além do gás natural, outros combustíveis como o ar propanado e o óleo combustível. “Nossa ideia é operar em 100% do tempo utilizando gás natural, mas estamos preparados para utilizar dois diferentes tipos de combustíveis. Desta forma a operação da Vivix torna-se totalmente flexível e nos permite uma fácil adaptação às políticas econômicas e energéticas do País”, informa Odir Perazzi, diretor industrial da Vivix.

 

O evento de inauguração da Vivix está previsto para a segunda quinzena de março, quando a operação já estará estabilizada. Para este evento, serão convidados, autoridades, clientes, instituições financeiras, imprensa e colaboradores da empresa. 

 

Receba a Revista Vidro Impresso, acesse o link.