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7 dicas valiosas para vidraceiros garantirem a satisfação de seus clientes

Atender o consumidor de forma efetiva evita problemas jurídicos e garante direitos aos profissionais que oferecem o serviço

01/06/2021

Segundo o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de reclamar ou solicitar a reposição de produtos e prestação de serviços sem custos adicionais até 30 dias, após a execução da tarefa, válidos para casos de produtos não duráveis, e 90 dias para produtos duráveis que é o caso de instalações com o vidro. 

 

Problemas com o vidro

 

Um dos problemas que podem ocorrer antes da instalação é a quebra do vidro devido ao processo de têmpera incorreto, sendo responsabilidade do beneficiario o reparo quando ocorre esse tipo de caso. 

Além desse, outros problemas podem acontecer também como a quebra do material durante o transporte, instalação feita de forma incorreta ou mau uso do produto pelo cliente.

 

Garantia e direitos 

 

Por tanto, uma vidraçaria deve oferecer uma garantia de três meses pelos serviços prestados, caso ocorra qualquer defeito na instalação ou dano nos vidros ou materiais utilizados, o vidraceiro deverá refazer o serviço com o fornecimento de novos produtos de preferência certificados e qualificados pelos órgãos competentes. 

Defeitos apresentados nas instalações ou produtos após os 3 meses de garantia podem ser cobrados normalmente.

 

Como evitar processos jurídicos

 

Problemas jurídicos devem ser evitados ao máximo, por isso a vidraçaria deve reparar o dano causado ao cliente, independente de sua responsabilidade. Em casos de erro na instalação, será oferecido a manutenção de forma gratuita. 

Se a falha for em produtos como o vidro, mesmo este não tendo sido fabricado pela vidraçaria, o estabelecimento deve assumir mesmo que temporariamente a responsabilidade, já que foi a empresa que comercializou e negociou com o cliente os serviços prestados. 

Se o caso for direcionado para a esfera judicial, o consumidor irá acionar a vidraçaria com quem teve o contato, não com o fabricante.

Nesses casos de falhas nos materiais utilizados, a vidraçaria poderá negociar a troca do produto diretamente com o fabricante, mas primeiro deve reparar o cliente, independente de quem foi a responsabilidade, pois os serviços e peças utilizadas foram acordadas entre o vidraceiro e o cliente. 

Se o caso envolver outras questões mais graves que estão fora do que foi proposto entre ambas as partes poderá ser resolvido de forma judicial. 

 

Atendimento ao cliente

 

Oferecer um bom atendimento é fundamental para que o cliente tenha uma experiência satisfatória com os serviços prestados, pois eles esperam que a vidraçaria apresente respostas de forma rápida e prática para suas dúvidas ou reclamações.

Consumidores satisfeitos dificilmente farão reclamação da vidraçaria junto a órgãos jurídicos, além disso podem voltar a fazer negócios novamente com a empresa, justamente por terem encontrado um local que atendeu todas as suas expectativas de forma justa e satisfatória prezando por um excelente atendimento.

 

Manutenção preventiva de instalação com vidros

 

 

A manutenção preventiva de instalação com vidros, como o de  box de vidro de banheiro, sacadas e fachadas de vidro, entres outros devem ser realizadas pelo menos 1 vez por ano para evitar possíveis acidentes, por isso é muito importante ao realizar uma instalação avisar o cliente sobre a importância desse procedimento e os riscos que ele pode oferecer quando não é realizado.

O vidraceiro poderá realizar a manutenção de todas as instalações de vidro como: Envidraçamento de sacadas, portas, guarda-corpo e janelas. 

O profissional só não pode realizar a manutenção em estruturas que exigem conhecimentos técnicos especializados como em grandes construções civis de pele de vidro, o vidraceiro só poderá participar desse tipo de projeto, caso seja certificado na área.

 

Higienização do vidro

 

A higienização do vidro deve ser realizada de forma cuidadosa para não provocar avarias no vidro. Avise ao cliente a respeito dos procedimentos corretos de limpeza para que ele utilize produtos específicos para vidro, pano macio e água morna e limpa. Produtos como cloro ou abrasivos nunca devem ser utilizados, pois podem provocar graves danos ao sistemas.

 

Normas de manutenção para vidros

 

Lembrando que a manutenção deve ser feita de forma regular seguindo as normas: 

NBR-14207 - A norma é destinada a instalações de boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança e estabelece que a manutenção preventiva deverá ser realizada a cada doze meses. 

NBR 16.259 - Estabelece requisitos e métodos que asseguram um bom desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas,  recomenda a manutenção dos vidros em um prazo máximo de dois em dois anos.

NBR 10821-5 - Esta Norma estabelece as condições adequadas de instalação e manutenção de tal forma a garantir o desempenho exigível de esquadrias para edificações e construções, independentemente do tipo de material. 

 

Lembre-se de seguir as normas técnicas da ABNT de forma correta para não ter problemas no futuro com os seus clientes.

 

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