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6 dicas certeiras para fechar um orçamento para sua vidraçaria

Alguns cuidados na hora e forma de apresentar a proposta podem aumentar em até 80% suas chances de obter um resultado positivo

01/11/2019

 

1- Retorne o contato rapidamente

Com a internet e facilidade de obter informações, o cliente se tornou imediatista e se seu concorrente tem uma preocupação maior em responder imediatamente, talvez não dê tempo de você ter sequer a oportunidade de competir. 

 

Sendo assim, esteja sempre disponível e quando receber um contato, seja por mensagem, telefone ou pessoalmente, responda na hora dizendo ter recebido o pedido de orçamento e que retornará o mais breve possível. E, claro, cumpra a promessa retornando o mais breve possível.  

 

2- Priorize apresentar o orçamento pessoalmente

Sempre que possível, evite apenas enviar o orçamento por e-mail. Insista com o cliente para ir até sua casa você mesmo fazer as medições e explicar o que e como será feito. O investimento de tempo e dinheiro com a locomoção vai valer a pena porque somente por ir pessoalmente já ganhou muito mais chances de seu orçamento ser escolhido.

 

Primeiro porque nem todos os outros profissionais farão isso e terão um contato mais distante. Segundo que, lendo o orçamento apenas, o cliente pode não entender os detalhes e irá somente comparar preços sem levar em consideração a qualidade. 

 

3- Seja bem específico

O orçamento tem que ter a ferragem especificada e mostrar tudo que será colocado, inclusive na visita é interessante levar o modelo das peças que serão aplicadas para que o cliente entenda a qualidade do serviço final. É legal ter amostras dos produtos para apresentar. Se o cliente enxergar o valor não ficará preso apenas ao preço. 

 

Dados mostram que de 80 a 90% dos orçamentos são fechados quando apresentados pessoalmente, com explicação e amostras dos produtos que serão instalados, contra apenas 30% dos enviados por e-mail. Defender sua proposta é uma negociação, sempre desvie o foco de preço para a qualidade.

 

 

4- Ofereça mais do que foi pedido

Dê sempre mais opções ao cliente, pois às vezes ele não pediu porque não conhece. Ofereça também produtos diferenciados dentro do que foi solicitado, como um vidro impresso. O cliente não sabe que quer algo que ele desconhece ou que não lhe foi apresentado. 

 

Por isso é importante estar presente na casa do cliente, pois nesta hora de fazer a medição e apresentar o orçamento terá oportunidade de observar as necessidades e possibilidades que visualizou nos ambientes para sugerir produtos adicionais. 

 

5- Analise antes o perfil do cliente

É bastante assertivo observar a personalidade do cliente para direcionar a abordagem mais adequada para cada um, aumentando suas chances de causar boa impressão e ser mais convincente no tipo de argumento. Confira nesta matéria os tipos de cliente e como abordar corretamente cada um deles. 

 

6- Cuide de sua imagem 

A primeira impressão é a que fica. A taxa de objeção pode ser diminuída garantindo uma boa primeira impressão. Vá ao cliente com uma boa apresentação, uniformizado, com ferramentas adequadas, uma boa trena e nível a laser. Além de passar uma impressão de profissionalismo pela apresentação, ferramentas e procedimentos adequados vão passar credibilidade e confiança. 

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