Seção

Dicas e Aplicações

5 dicas para instalação de guarda-corpos

Saiba como evitar problemas no futuro através das nossas dicas para a instalação correta de guarda-corpos de vidro

14/06/2021

Os guarda-corpos de vidro proporcionam segurança e trazem harmonia, transparência e beleza para qualquer ambiente, pois como a sua própria função indica, ele serve para proteger as pessoas e objetos próximos de acidentes com quedas em lugares altos como patamares ou andares abaixo. 

Por isso, realizar a instalação de guarda-corpos da forma incorreta pode gerar graves acidentes e prejuízos ao vidraceiro, a fim de evitar esse tipo de acontecimento, a Vidro Impresso separou dicas essenciais para você não ter problemas futuros na execução desse tipo de serviço. 

Quais tipos de vidros são permitidos para instalação de guarda-corpos?

Antes de iniciar a instalação dos guarda-corpos de vidro é importante verificar o vidro adequado para esse tipo de serviço seguindo todos os requisitos da NBR 14.718 para guarda-corpos que estabelece as recomendações corretas para execução desse tipo de serviço.

De acordo com a norma citada recomenda-se o uso de vidro laminado em guarda-corpos, pois garante a segurança dos usuários, por se tratar de um vidro altamente seguro composto por duas chapas intercaladas em uma película que serve para aumentar a resistência do material e reter cacos de vidro em caso de quebra.

Porém se o profissional que realizar  a instalação dos guarda-corpos desejar aumentar ainda mais a resistência do vidro poderá utilizar os modelos temperados ou aramados, considerando que esse tipo de material sempre deve possuir duas chapas e não somente uma, pois é o mínimo recomendado pela norma para esse tipo de instalação.

Espessura do vidro 

A grande maioria dos projetos com guarda-corpos deve ter as seguintes espessuras de acordo com o tipo de vidro:

  • Vidro temperado: 8,10 e 12mm;

  • Vidro laminado: 8 e 10 mm;

  • Vidro aramado: 7mm.

Altura mínima exigida para guarda-corpos 

A altura mínima exigida pela norma para guarda-corpos é de 1,1 metro do piso sendo que para que a medida seja feita de forma correta deve-se considerar a variável do degrau.

Faça medição de forma correta antes de instalar os guarda-corpos 

Ao tirar as medidas é importante que tudo seja realizado de forma precisa, definindo previamente os pontos de perfumação para evitar retrabalhos ou danos no local de instalação. 

A medição tem que ser de forma milimétrica, por isso os pontos de perfuração devem ser marcados corretamente antes de qualquer furo, pois depois que chumbar será difícil realizar ajustes.

A NBR-14718 recomenda que a profundidade de penetração e elementos de fixação e ancoragem no concreto não seja inferior a 70 mm, independe da espessura dos revestimentos. 

Os furos precisam ser 100% alinhados e a distância entre as colunas de ancoragem devem ser menores ou igual a 1000 mm e a folha de vidro deve ter as medidas de no máximo de 1500X1000mm.

Fixadores recomendados pela norma

Engana-se quem pensa que somente o vidro correto está dentro das exigências da norma ABNT. Outros tipos de recomendação como ancoragem química ou mecânica precisam ser analisados. 

Além disso, nos casos das instalações mecânicas a NBR-14718 recomenda que os inserts, pinos, chumadores, fixo ou expansão e as grapas de fixação dos guarda-corpos, laje de piso ou cinta de conta devem ser em aço inoxidável, essa exigência e aplicada aos demais materiais utilizados.

O aço inox é um material conhecido pela sua alta resistência ao processo de oxidação e corrosão, evitando danos causados por ferrugem nos produtos fabricados nesse material.

Equipamento de segurança individual (EPIs)

Antes de executar os serviços é importante não esquecer dos equipamentos de proteção individual como: Óculos de segurança, luvas anticorte, protetores auriculares e bota com biqueira de aço. 

Em instalações em grandes alturas deve-se utilizar o cinto de segurança para evitar acidentes com quedas. 

O uso de equipamento de segurança garante a sua integridade assim como dos seus funcionários.

Dicas bônus 

Utilize um gabarito antes de fazer a instalação de guarda-corpos

O vidro utilizado para instalações em guarda-corpos possui um custo elevado para evitar danos ao material, o uso de placas de madeira mdf pode ser uma ótima opção como gabarito para saber se o projeto ficará como planejado.

Antes de realizar a instalação com os vidros nos guarda-corpos, faça as marcas e testes com a placa de madeira na medida exata do vidro que será utilizado e passe para as próximas colunas, seguindo sempre as demarcações tracejadas.

Precisa de materiais para sua obra ? Conheça o espaço em nosso site de Cotação por Produtos e adquira os melhores acessórios com os principais fornecedores do mercado vidreiro. 

Deixe seu comentário