Seção

Fique por Dentro

4 vantagens da aplicação do vidro insulado

Conhecido também como vidro duplo, o material traz diversos benefícios em projetos comerciais e residenciais

07/10/2019

1- Isolamento acústico

O principal objetivo do vidro insulado ou vidro duplo é o conforto acústico através do isolamento do som de um ambiente para outro. O vidro insulado ou vidro duplo pode apresentar reduções da ordem de 50 decibéis, ou seja, comparado a uma janela com um vidro de 4mm, pode ser mais de 65% eficiente. Assim, é um tipo de vidro utilizado em locais com grande intensidade sonora, seja um imóvel comercial ou residencial. O vidro duplo costuma ser bastante aplicado em hospitais, hotéis e residências. O tipo de ambiente também determina a intensidade necessária de isolamento, se um quarto ou escritório. A necessidade de isolamento pode ser tanto de fora para dentro, como de dentro para fora, como no caso dos estúdios. 

 

2- Conforto térmico

Uma das vantagens da aplicação do vidro insulado é o aproveitamento de toda a luz natural sem a transferência de calor. O vidro duplo é bastante eficaz para equilibrar a temperatura porque a câmara de ar forma um vácuo e o calor se propaga com mais dificuldade nessa condição. Ele aumenta em mais de 100% o isolamento térmico, elimina a condensação de umidade sobre o vidro, bloqueia o efeito de ‘parede fria’ e aumenta o conforto junto ao vidro. 

 

vidro duplo ou insulado janela sala residência

 

3- Resistência mecânica

O sistema de envidraçamento duplo combina duas lâminas de vidro, ligadas por um perfil de alumínio com uma camada interna de ar desidratado. Dentro do perfil de alumínio, há um hidrossecante para garantir a ausência de umidade. Assim, a barreira criada para o som e para o calor acaba tornando o vidro também mais resistente a choques mecânicos, já que o conjunto é formado por duas chapas de vidro ou mais, intercaladas pelas câmaras de ar. 

 

Saiba mais sobre o processo de fabricação do vidro duplo ou insulado

 

4- Agregar mais funcionalidades

Para obter o vidro duplo são combinamos no mínimo duas chapas de vidro. Este sanduíche pode ser feito com diferentes tipos de vidro que irão agregar mais valor com novas funcionalidades que aumentam ainda mais as vantagens da aplicação do vidro insulado. Podem ser associados vidro comum e temperado, comum e laminado ou dois laminados para uma maior resistência, e  ainda incluir vidros de controle solar ou vidros coloridos. Com o uso de vidros de proteção solar, por exemplo, diminui em até 70% as perdas de calor através do vidro, economizando energia através do ar condicionado e reduzindo a emissão de CO2.

 

vidro duplo insulado grandes janelas prédio comercial

 

Deixe seu comentário